Cadê o descanso de tela? [Resolvido]

Iniciado por Nightlinux, 23 de Outubro de 2013, 09:38

tópico anterior - próximo tópico

Nightlinux

Ubundia!

Cadê o descanso de tela da versão 13.10? Eu quero que o notebook quando muito tempo inativo apague a tela, mas isso não tem acontecido. Eu vou à Configurações do Sistema > Brightness & Lock (meu notebook tá em inglês pra eu treinar, não lembro o nome em pt.) e tem as opções 'escurecer tela para poupar energia' e 'desligar monitor quando inativo por...' mas nenhum dessas opções funcionam. E na opção 'Energia' da Configurações do sistema só tem a opção suspender.
Isso é só no meu ou é no de vocês também?

Obrigado.

jkmsjq

Procure na Central de Programas ou no Synaptic pelo termo screensaver. Depois configure e vê se funciona.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Nightlinux

Eu já tinha visto sobre esse programa. No 13.04 e nos anteriores não precisava dele, a tela simplesmente escurecia depois de um tempo de inatividade.

linuser104

Passei aqui apenas para relatar que o problema é com você (mais alguém?), pois acabei de instalar o 13.10 e a tela preta de descanso aparece para mim.

Aliás até o momento não tive nenhum bug como os já relatados aqui no fórum para o Ubuntu 13.10.

Aqui fiz uma instalação do zero como de costume.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Nightlinux

E como será  que eu posso resolver?

linuser104

Citação de: ggui online 26 de Outubro de 2013, 00:25
E como será  que eu posso resolver?

Você instalou o Ubuntu (com Unity) e logo em seguida instalou nele o gnome-shell ou o que você fez foi instalar o Ubuntu Gnome que é aquela distro que já vem com o gnome-shell e sem unity?
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Nightlinux

Instalei o Ubuntu 13.10 padrão e logo em seguida instalei o gnome-shell. Coloquei algumas extensões. Removi o Unity. Desinstalei alguns programas padrão, instalei outros. Remove um pacote, acho que o Unity-lens, porque vi em um site que removia a Amazon do sistema. Basicamente isso.

Eliseu Carvalho

Citação de: ggui online 26 de Outubro de 2013, 20:35Instalei o Ubuntu 13.10 padrão e logo em seguida instalei o gnome-shell. Coloquei algumas extensões. Removi o Unity. Desinstalei alguns programas padrão, instalei outros. Remove um pacote, acho que o Unity-lens, porque vi em um site que removia a Amazon do sistema. Basicamente isso.

Se fosse eu, nem faria tudo isso, teria já instalado o Ubuntu GNOME 13.10. Sou meio chato pra ficar mudando interfaces mesmo  ::)

linuser104

Citação de: ggui online 26 de Outubro de 2013, 20:35
Instalei o Ubuntu 13.10 padrão e logo em seguida instalei o gnome-shell. Coloquei algumas extensões. Removi o Unity. Desinstalei alguns programas padrão, instalei outros. Remove um pacote, acho que o Unity-lens, porque vi em um site que removia a Amazon do sistema. Basicamente isso.

Ok

Qual é o resultado do comando:

ls /etc/xdg/autostart/ | grep gnome-screensaver

Veja também no Monitor do sistema se tem o processo gnome-screensaver rodando, ou seja, se ele está ativo.

Nightlinux

Boa tarde.
Eu vi o Monitor do Sistema e não aparece o gnome-screensaver. Depois que eu digito no terminal gnome-screensaver ele passa a aparecer e funcionar, em seguida aparece isso no terminal:

(gnome-screensaver:5043): Gdk-CRITICAL **: gdk_device_get_source: assertion 'GDK_IS_DEVICE (device)' failed

Mas depois que fecho o terminal ele é desligado e não funciona mais. E quando digito no terminal o comando: ls /etc/xdg/autostart/ | grep gnome-screensaver
Aparece isso: gnome-screensaver.desktop

Parece algo bobo, mas é importante ter esse descanso de tela.

linuser104

Citação de: ggui online 27 de Outubro de 2013, 18:29
Boa tarde.
Eu vi o Monitor do Sistema e não aparece o gnome-screensaver. Depois que eu digito no terminal gnome-screensaver ele passa a aparecer e funcionar, em seguida aparece isso no terminal:

(gnome-screensaver:5043): Gdk-CRITICAL **: gdk_device_get_source: assertion 'GDK_IS_DEVICE (device)' failed

Mas depois que fecho o terminal ele é desligado e não funciona mais. E quando digito no terminal o comando: ls /etc/xdg/autostart/ | grep gnome-screensaver
Aparece isso: gnome-screensaver.desktop

Parece algo bobo, mas é importante ter esse descanso de tela.

Certo imaginava que o serviço não estaria ativo, mas é estranho porque no autostart está o inicializador do scrennsaver e mesmo assim não funciona para você.

vamos ver como está o conteúdo desse arquivo, digite o seguinte no terminal:

cat  /etc/xdg/autostart/gnome-screensaver.desktop

cole aqui o resultado.

Nightlinux

Resultado do comando:

guilherme@guilherme:~$ cat  /etc/xdg/autostart/gnome-screensaver.desktop
[Desktop Entry]
Type=Application
Name=Screensaver
Comment=Launch screensaver and locker program
Icon=preferences-desktop-screensaver
Exec=gnome-screensaver
OnlyShowIn=GNOME;Unity;
AutostartCondition=GNOME3 unless-session gnome
NoDisplay=true
X-GNOME-Autostart-Delay=20
X-GNOME-Autostart-Phase=Application
X-GNOME-Autostart-Notify=true
X-GNOME-Bugzilla-Bugzilla=GNOME
X-GNOME-Bugzilla-Product=gnome-screensaver
X-GNOME-Bugzilla-Component=general
X-GNOME-Bugzilla-Version=3.6.1
X-Ubuntu-Gettext-Domain=gnome-screensaver

Além disso, fiz os passos dos fóruns abaixo e não resolveu:
http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=37&t=3558
http://forum.archlinux-br.org/viewtopic.php?pid=28672

linuser104

Citação de: ggui online 28 de Outubro de 2013, 11:57
Resultado do comando:

guilherme@guilherme:~$ cat  /etc/xdg/autostart/gnome-screensaver.desktop
[Desktop Entry]
Type=Application
Name=Screensaver
Comment=Launch screensaver and locker program
Icon=preferences-desktop-screensaver
Exec=gnome-screensaver
OnlyShowIn=GNOME;Unity;
AutostartCondition=GNOME3 unless-session gnome
NoDisplay=true
X-GNOME-Autostart-Delay=20
X-GNOME-Autostart-Phase=Application
X-GNOME-Autostart-Notify=true
X-GNOME-Bugzilla-Bugzilla=GNOME
X-GNOME-Bugzilla-Product=gnome-screensaver
X-GNOME-Bugzilla-Component=general
X-GNOME-Bugzilla-Version=3.6.1
X-Ubuntu-Gettext-Domain=gnome-screensaver

Além disso, fiz os passos dos fóruns abaixo e não resolveu:
http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=37&t=3558
http://forum.archlinux-br.org/viewtopic.php?pid=28672

É, está tudo igual ao meu e aqui funciona.

O próximo passo ia ser uma verificação no dconf, mas já que você afirmou que executar o gnome-screensaver pelo terminal funciona, então testa colocar o mesmo comando em aplicativos de sessão. Lá você coloca em descrição: protetor de tela e em comando o comando: gnome-screensaver

Agora talvez a sua mudança de unity para gnome-shell tenha retirado algo importante para isso no sistema.  Parece-me que o protetor de tela funciona um pouco diferente no Gnome/gnome-shell que no Ubuntu Unity.

Uma opinião pessoal é que se a pessoa pretende usar o gnome-shell com Ubuntu, a melhor solução é instalar o Ubuntu Gnome ou invés do Ubuntu Unity para depois remover um e instalar o outro.

jkmsjq

Citação de: linuser104 online 28 de Outubro de 2013, 12:11
[...]
Uma opinião pessoal é que se a pessoa pretende usar o gnome-shell com Ubuntu, a melhor solução é instalar o Ubuntu Gnome ou invés do Ubuntu Unity para depois remover um e instalar o outro.

Esse é o primeiro de várias limitações que o Ubuntu/Unity apresentará... Quando for efetivado o Mir, isso se tornará ainda mais evidente... :P
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Nightlinux

Funcionou quando pus o gnome-screensaver no Aplicativos de Sessões.

Desde que o Ubuntu começou a vir com o Unity como padrão, tenho feito isso, desinstalado e colocado o Gnome. Nunca me ocorreu problemas. E desta vez, depois de instalar o 13.10, pensei que poderia haver um Ubuntu editado que viesse com o Gnome. É bom saber que existe um Ubuntu com Gnome por padrão. E este não foi o único defeito, não sei se é por causa do Unity, algumas extensões do Gnome-shell não funcionaram, mas não dei muita importância porque não é grande problema uma extensão não funcionar.

Muito obrigado a todos que ajudaram. E estou considerando reinstalar o sistema com Gnome por padrão.