Como Alterar os Ícones de Pasta em Definitivo

Iniciado por JS-90, 15 de Outubro de 2013, 20:45

tópico anterior - próximo tópico

JS-90

Olá! Sou iniciante no mundo linux e estriante no fórum Ubuntu. Gostaria de começar tentando esclarecer uma pequena dúvida, que pode ser simples para usuários avançados, mas está me causando uma boa dor de cabeça.

Utilizo o Ubuntu 12.04 e como diz o título do tópico, gostaria de mudar os ícones de algumas pastas. Não estou tentando mudar o tema; quero alterar apenas os ícones de algumas pastas específicas, mas não apenas isso: quero que estes ícones se tornem definitivos, isto é, mesmo que eu troque o tema do sistema ou utilize algum programa de limpeza, ou mesmo se eu copiar a pasta de um computador para outro (com ubuntu), quero que os ícones personalizados continuem lá.

Digo isso por que sei que é possível alterar o ícone padrão de um arquivo por qualquer imagem de minha preferências através do menu propriedades. Porém, se por acaso faço a limpeza do sistema com o Ubuntu Tweak e limpo o cache de miniaturas, as novas imagens são substituídas por quadradinhos em branco; sem falar que, se copio a pasta de um computador para o outro, elas ficam com o ícone padrão no sistema.

Existe algum método que torne possível executar o que estou pedindo? Desde já agradeço.

EdvaldoSCruz

Citação de: JS-90 online 15 de Outubro de 2013, 20:45
Olá! Sou iniciante no mundo linux e estriante no fórum Ubuntu. Gostaria de começar tentando esclarecer uma pequena dúvida, que pode ser simples para usuários avançados, mas está me causando uma boa dor de cabeça.

Utilizo o Ubuntu 12.04 e como diz o título do tópico, gostaria de mudar os ícones de algumas pastas. Não estou tentando mudar o tema; quero alterar apenas os ícones de algumas pastas específicas, mas não apenas isso: quero que estes ícones se tornem definitivos, isto é, mesmo que eu troque o tema do sistema ou utilize algum programa de limpeza, ou mesmo se eu copiar a pasta de um computador para outro (com ubuntu), quero que os ícones personalizados continuem lá.

Digo isso por que sei que é possível alterar o ícone padrão de um arquivo por qualquer imagem de minha preferências através do menu propriedades. Porém, se por acaso faço a limpeza do sistema com o Ubuntu Tweak e limpo o cache de miniaturas, as novas imagens são substituídas por quadradinhos em branco; sem falar que, se copio a pasta de um computador para o outro, elas ficam com o ícone padrão no sistema.

Existe algum método que torne possível executar o que estou pedindo? Desde já agradeço.

Veja se isso resolve o seu problema, clicando aqui: Alterando ícones no Ubuntu Linux (válido para qualquer versão)
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

eaxgrande

Do meu ponto de vista, trata-se de responder como o sistema relaciona o ícone padrão contido em /usr/share/icons a um programa qualquer.

Respondido isso, bastaria fazer o sistema "considerar" qualquer outro ícone como o novo icone padrão para qualquer programa em questão, e sua versão do Ubuntu passaria a ser personalizada quanto a esse detalhe.

Não sei por onde começar a procurar uma coisa dessas... Desculpe.

Tomara que o pessoal avançado se manifeste, pois isso despertou minha curiosidade.

Abraços!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

JS-90

Boa noite a todos. Agradeço a atenção de vocês, embora pareça que eu não tenha sido suficientemente claro na minha dúvida. Vamos lá.

Na minha pasta "Imagens", tenho uma subpasta de nome "Mangá". Quero colocar um ícone personalizado nessa subpasta; não é algo difícil: seguindo a dica do EdvaldoSCruz, posso alterar facilmente clicando com o botão direito do mouse e acessando o meu propriedades.

Beleza, tudo bonito, mas não perfeito. Porque? Por que dessa forma sou obrigado a manter uma cópia da imagem que escolhi como ícone salva em outro local da minha pasta pessoal, o que eu gostaria de evitar - até por economia de espaço. Se por acaso eu deleto essa imagem original, no momento em que faço uma limpeza de sistema o ícone personalizado é substituído por um quadradinho branco, que deve ser a imagem padrão do sistema para arquivos "sem ícone". Além disso, se por acaso copio essa pasta para outro computador com linux, o ícone personalizado é substituído pelo ícone padrão do sistema.

O que desejo é personalizar os ícones de algumas pastas de tal forma que, mesmo fazendo limpeza no sistema ou copiando a pasta para outro computador, o ícone permaneça lá. Sei que existem limitações, e que provavelmente eu só conseguirei esse "efeito" com sistemas que usem o Nautilus como gerenciador de arquivos. Mas como existe uma forma de fazer isso no Windows, suponho que exista também no Linux/Ubuntu.

De qualquer maneira, aqui vai uma "solução" que eu mesmo pensei para o problema. Não creio que seja uma solução definitiva; creio que entre mais para o time das "gambiarras", mas certamente resolve a questão da limpeza do sistema (ainda não experimentei copiar a pasta de um computador para outro).

Dentro da pasta cujo ícone pretendo mudar, criei uma nova pasta chamada .capa. Nesse pasta, coloquei todas as imagens que pretendo usar como ícones tanto para a pasta principal quanto para as subpastas, e, a partir do menu propriedades, fiz as mudanças.

Como se trata de uma pasta oculta, visualmente é como se essas imagens não existissem - e eu não preciso me preocupar com deletá-las acidentalmente. Além disso, como as imagens sempre estarão lá, posso fazer quantas limpezas quiser no sistema que os ícones personalizados permanecerão inalterados.

Ocorre que existe o inconveniente do espaço em disco utilizado, o qual, mesmo que seja pouco, pode vir a fazer falta no futuro. No mais, por hora, dou o problema como resolvido (e volto ao tópico para informar se a "gambiarra" deu certo ao copiar a pasta de um computador para outro). Mas gostaria de deixá-lo em aberto, para o caso de alguém mais experiente conhecer uma solução definitiva para a questão. Agradeço a atenção de vocês. Abraços!