Perdi documentos com o wine

Iniciado por joan_alvarez, 14 de Outubro de 2013, 21:09

tópico anterior - próximo tópico

joan_alvarez

Estava experimentando com o wine para instalar winamp e outros reprodutores de mídia. Fui na opção, "Configurar o Wine", na aba "Unidades", cliquei em "Auto detectar" ok, fui instalar um programa e travou tudo. Reiniciei e onde estão os documentos? sumiram, o diretório Downloads com alguns arquivos sumiram, resetou configurações gráficas que eu tinha deixado e arquivos recentes da tela do super, só os programas continuaram onde estavam.

Perdi um trabalho de 3 semanas escrito no LATEX porque confiei no linux. Decepção....

Uso o Ubuntu 13.04 em dual boot com windows 8.
Ubuntu MATE 16.04 VAIO VPCEB46FX

Arthur Bernardes

Isso é um desabafo ou um pedido de ajuda?

*****, parem de colocar a culpa no Linux, o sistema só faz o que você manda, você mandou ele fazer a burrada, e ele obedeceu, não coloque a culpa nele.

adiaswin

ola

CitarPerdi um trabalho de 3 semanas escrito no LATEX porque confiei no linux. Decepção....

ahnn? certo você fez uma burrada e o sistema só obedeceu como o colega arthur bernardes disse não coloque a culpa no sistema.....
ubuntu 12.04

joan_alvarez

Na verdade é dúvida, o que ele/eu fiz?
Porque nem pediu solicitação de superusuário pra do nada sumir com documentos pessoais.

Quem já mexeu no wine, me explica o que aquela função "Auto-detectar" faz pra eu ter feito uma imensa "burrada" que nem mesmo foi pedido confirmação se eu tinha certeza de que queria fazer a burrada?

pylm69

Não confio em coisas automáticas, faça por vc mesmo, é sempre mais garantido (se vc souber o que está fazendo kkkk), um tópico no VOL, o sabayon detectou o hardware do cara como arm (mesmo ele estando rodando a iso amd64) e instalou o gcc arm, ele teve que remover o gcc arm e instalar o amd64, isso é bem raro de acontecer (primeira vez que vejo) mas, mostra o pq de não confiar em coisas automáticas ;D
Rolling Release é o máximo \o/

garfo

Citação de: joan_alvarez online 14 de Outubro de 2013, 21:25
Porque nem pediu solicitação de superusuário pra do nada sumir com documentos pessoais.

Quem já mexeu no wine, me explica o que aquela função "Auto-detectar" faz pra eu ter feito uma imensa "burrada" que nem mesmo foi pedido confirmação se eu tinha certeza de que queria fazer a burrada?

Relaxa cara, infelizmente para alguns linuxistas fanáticos a culpa é sempre do usuário, nunca do linux. Ele é santo e imaculado, ninguém pode critica-lo.  ::)

Enfim, quanto ao seu problema, esse auto-detectar deve ter resetado as configurações do Wine (de modo que apaga tudo, até os programas, e volta tudo para as configurações originais). Quando usava Wine eu sempre deixava como estava, não mexia em nada. Esse tipo de programa "gambiarra" é muito comum dar m*rda se mudar uma configuraçãozinha de lugar.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

adiaswin

Citação de: joan_alvarez online 14 de Outubro de 2013, 21:25

ola

Citarfunção "Auto-detectar"

pelo o que eu sei essa função e bem nova na verdade ela ainda esta bem bugada

pelo visto deve ter acontecido um bug bem raro por ai que e essa função resetar todas as configurações do sistema tudo mesmo eu ja tinha experimentado esse bug no debian 7 mas eu fiquei tranquilo tinha backup....
ubuntu 12.04

Arthur Bernardes

Garfo, discordo totalmente de você!! Só porque o usuário fez a derma, tem que por culpa no Linux?

Quer dizer que se um sujeito se jogar na frente do seu carro no meio da rodovia, o culpado é você?

xluisfernando

O Wine é um aplicativo interessante, que ao ser instalado, cria uma pasta oculta dentro da pasta do usuário, chamada .wine. Dentro dela existe a estrutura básica de diretórios, para que o sistema traduza a linguagem do Linux para o aplicativo windows.

A função auto-detectar, na configuração do winecfg nada mais é do que a criação de atalhos e links simbólicos, para melhor integração entre a estrutura de diretórios do wine e a pasta de usuário.

Essa função de auto-detectar não tem nenhuma relação com o sumiço de pastas dentro da pasta de usuário, até porque ela só altera links simbólicos dentro da pasta .wine

Citar[...]fui instalar um programa e travou tudo. Reiniciei e onde estão os documentos? sumiram, o diretório Downloads com alguns arquivos sumiram, resetou configurações gráficas que eu tinha deixado e arquivos recentes da tela do super, só os programas continuaram onde estavam

Essa parte eu não entendi. Tentou instalar "programas" .exe pelo wine? Pacotes .deb? O Diretório "Downloads" afetado foi o da pasta de usuário ou o criado na pasta .wine.

Essa história precisa de mais detalhes...
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

joan_alvarez

Citação de: xluisfernando online 14 de Outubro de 2013, 22:46

Citar[...]fui instalar um programa e travou tudo. Reiniciei e onde estão os documentos? sumiram, o diretório Downloads com alguns arquivos sumiram, resetou configurações gráficas que eu tinha deixado e arquivos recentes da tela do super, só os programas continuaram onde estavam

Essa parte eu não entendi. Tentou instalar "programas" .exe pelo wine? Pacotes .deb? O Diretório "Downloads" afetado foi o da pasta de usuário ou o criado na pasta .wine.

Essa história precisa de mais detalhes...

Fui tentar instalar .exe de programas que não existem versão pra linux como winamp e bsplayer, mudei as configurações do wine [e lembrei que foi enquanto ele ainda estava executando (não vi pq ele não aparecia no lançador só vi qnd fechei todas as janelas depois do bug e a janelinha do winamp ainda estava ali atrás)] apertei o auto-detectar das unidades, mais nada. Foi o momento que travou, quando tentava explorar pelo nautilus os diretórios que sumiram, se tornaram inacessíveis (e nunca usei sudo pra nada antes que perguntem), então reiniciei.

O que estava dentro de /home/joan/Downloads e /home/joan/Documentos /home/joan/Desktop sumiu, e configurações gráficas resetaram como exemplo o terminal (eu tinha mudado a cor dele e voltou pra original) botões do lançador que exclui no passado reapareceram e o registro de arquivos/aplicativos recentes apagou.

O resto ficou intacto, diretórios ocultos da "Pasta Pessoal" como o .wine, programas, todos intactos e o mais raro é que /home/joan/Imagens ainda estão lá com arquivos pessoais (que nem precisava se fossem apagados).

Foi muito específico, foi como "sou o wine e vou apagar as únicas coisas que interessam pra você". Até fui procurar se meus arquivos estavam dentro do diretório .wine, mas nada.

kenner

Pode ter sido um problema de permissão, tente executar o seguinte comando no terminal:

sudo chmod 775 -R /home/joan/

Uma vez também achei que minhas músicas tinham "sumido", porém, foi apenas a permissão de visualização para meu usuário que se perdeu sozinha.

Arthur Bernardes

Você diz que a pasta sumiu ou você não tem mais acesso?

Se for o caso, pode mudar a permissão da pasta, ou seja, pode executar um:

Código ($) Selecionar
sudo chown user:adm -R /home/user

Onde user é seu usuário.

joan_alvarez

Não resolveu.  :-\

Citação de: Arthur Bernardes online 15 de Outubro de 2013, 12:07
Você diz que a pasta sumiu ou você não tem mais acesso?

Não tinha acesso quando travou, então reiniciei e sumiu. Aaah e o que tava na lixeira também sumiu.

Sergio Benjamim

Citação de: joan_alvarez online 14 de Outubro de 2013, 21:09
Perdi um trabalho de 3 semanas escrito no LATEX porque confiei no linux. Decepção....

Eu não confio no Linux (que pode dar bug), no meu notebook (que pode ser roubado ou quebrar), no HD (que pode se deteriorar), em mim (posso fazer burrada), não confio em muita coisa. Por isso que faço backups de coisas importantes. Conhece o Ubuntu One? E se for muito importante mesmo, além de sincronizar com o Ubuntu One, mando por email para mim mesmo, salvo num pen drive, ou CD, ou HD externo...

Citação de: garfo online 14 de Outubro de 2013, 22:13
Relaxa cara, infelizmente para alguns linuxistas fanáticos a culpa é sempre do usuário, nunca do linux. Ele é santo e imaculado, ninguém pode critica-lo.  ::)

Pode ser o sistema, pode ser o hardware também, pode ser o usuário... mas geralmente a pessoa coloca a culpa no sistema, e não é bem assim.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

joan_alvarez

Então o veredito é que perdi tudo né?

Conheço sim o ubuntu one, não salvei sei lá porquê, era um projeto separado que eu tinha, eram só arquivos compilados do TEX em uma pasta que valiam.

Que falta de sorte, eu tava planejando este fim de semana fazer esse backup antes de instalar o 13.10. E o próximo passo era aprender a mexer no github pra no caso que isto acontecesse no meio do meu tcc ano que vem. Era uma revisão bibliográfica pra ajudar outros coleguinhas de engenharia quando precisassem buscar um livro, nesse último é um desabafo.

Mas esse bug foi o mais violento que já presenciei, nunca aconteceu isso comigo de apagar tudo [na verdade uma vez apaguei tudo quando o napster morreu e instalei o kazaa e eu não queria compartilhar meus arquivos, apaguei tudo da biblioteca, mas não sabia que ele apagava tudo do pc tbm, foi castigo], pior que isso só o vírus Chernobyl que queimava a winchester hahah.