Linux no CQC

Iniciado por kalix, 08 de Outubro de 2013, 09:32

tópico anterior - próximo tópico

kalix

A repórter foi a um restaurante acompanhada de um hacker e mostrou como é fácil saber o que todos que estão conectados estão fazendo, parece a distribuição Debian

http://cqc.band.uol.com.br/videos/14704208/monica-iozzi-ataca-de-espia-cibernetica.html

Creto

Deve ser interessante, não aguento são os apresentadores hehehehh

T+

Renan Rischiotto

o.O

Eu também uso a mesma senha para tudo, não vou ficar decorando (ou anotando e olhando) 1 milhão de senhas para todos os serviços on-line que eu criar uma conta.

linuser104

Citação de: Renan Rischiotto online 08 de Outubro de 2013, 12:02
o.O

Eu também uso a mesma senha para tudo, não vou ficar decorando (ou anotando e olhando) 1 milhão de senhas para todos os serviços on-line que eu criar uma conta.

Já eu uso senha diferente para tudo e não coloco nada no automático (salvas) tendo que sempre digitá-las. Isso ajuda na memorização, pois com o tempo tudo fica na caixola.

Só não vá me dizer que usa a senha matosão83 kkkkk.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Arthur Bernardes

Eu também senhas diferentes para todo tipo de serviço que uso na internet, e ainda por cima uso o navegador no modo privativo, assim tenho que digitar a senha toda vez que entrar, e evita aquela chatice de entrar automaticamente.

jkmsjq

Para evitar esse tipo de problema que a internet wireless daqui de casa é criptografada (WPA2) e o endereço MAC das máquinas que a utilizam são cadastradas no roteador (LinkSys E900).

Único porém, é que mantenho as senhas salvas no Firefox, exceto email.

Não uso internet aberta para acessar dados pessoais.

O que mais pode ser feito para aumentar a segurança a nível de comunicação entre as máquinas e o roteador?

Outra pergunta: internet mobile até que ponto ela é realmente segura? Exemplo: dá para acessar a conta do banco via internet de operadora de telefonia celular?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Arthur Bernardes

CitarOutra pergunta: internet mobile até que ponto ela é realmente segura? Exemplo: dá para acessar a conta do banco via internet de operadora de telefonia celular?

Dependendo do seu dispositivo, acho que não. Não sei se os bancos possuem aplicativos para IOS/Android, pois não gosto de mexer com conta de banco via internet, mas creio que é possível sim.

Em relação a Wireless, ainda é possível clonar o MAC.

jkmsjq

Arthur me refiro acessar a conta bancária usando um modem 3G com um chip de operadora, e não via celular direto...

Arthur Bernardes

Sim, tendo acesso à internet é possível! De qualquer forma, com o modem 3G você acessa a internet, já testou pra ver se consegue abrir o Internet Banking?

jkmsjq

Citação de: Arthur Bernardes online 08 de Outubro de 2013, 15:06
Sim, tendo acesso à internet é possível! De qualquer forma, com o modem 3G você acessa a internet, já testou pra ver se consegue abrir o Internet Banking?

Vou testar a partir de amanhã em Salvador para ver se funciona... e que não tenha ninguém tentando descobrir a minha senha...

linuser104

Citação de: jkmsjq online 08 de Outubro de 2013, 14:58
Para evitar esse tipo de problema que a internet wireless daqui de casa é criptografada (WPA2) e o endereço MAC das máquinas que a utilizam são cadastradas no roteador (LinkSys E900).

Único porém, é que mantenho as senhas salvas no Firefox, exceto email.

Não uso internet aberta para acessar dados pessoais.

O que mais pode ser feito para aumentar a segurança a nível de comunicação entre as máquinas e o roteador?

Outra pergunta: internet mobile até que ponto ela é realmente segura? Exemplo: dá para acessar a conta do banco via internet de operadora de telefonia celular?

Como disse antes utilizo senhas diferentes para tudo, mas alguns serviços que considero de pouco importância utilizo uma quantidade menor de dígitos.

A senha do wi-fi é a maior de todas e é superforte (além de ser wpa2-psk). Voltando a sua pergunta, a senha do roteador também tem que ser alterada né, pois não adianta criar uma senha super forte para o seu wireless e deixar lá usuário: admin, senha: admin para entrar nas configurações do modem e roteador.

Também tenho filtro de mac e desabilitei o WPS. Pensei em esconder o SSID, mas acabei deixando já que para os "conhecedores" tanto o filtro de mac quanto o ssid oculto não são lá uma grande barreira. O filtro de mac é mais para afastar os menos conhecedores.

Também é bom atualizar o firmware do roteador, se disponível.

Agora o mais seguro mesmo é conexão via cabo.

No navegador firefox ainda utilizo a extensão https everywhere para forçar a utilização do https em sites que tem a possibilidade, mas por padrão não a utiliza, como por exemplo o youtube.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Darcamo

CitarNão uso internet aberta para acessar dados pessoais.
Essa é bem importante. Não adianta usar uma senha super forte e acessar uma rede aberta como no vídeo, já que a senha superforte seria capturada de qualquer jeito.

Uma dica que uso para ter senhas fortes e diferentes para cada serviço e conseguir lembrar de todas elas é decorar apenas uma senha forte e acrescentar caracteres referentes a cada serviço. Por exemplo, basta criar uma senha com os 3 primeiros dígitos da identidade + 3 letras da placa do carro + alguma outra coisa (incluindo variação de maiúsculas, caracteres especiais, etc. Basta eu decorar esse pedaço. Depois é só acrescentar "Fa" no começo (no fim ou em outra parte) dessa senha forte para a senha do Facebook, "Go" para a senha do Google, etc. Dá para inventar o método que quiser e o importante vai ser lembrar apenas o núcleo da senha e o método (nesse meu exemplo foi acrescentar as duas primeiras letras). Note que até o núcleo "difícil" da senha fica fácil de lembrar quando se usa pedaços de informações conhecidas.

Além disso a autenticação de dois fatores aumenta muito a segurança.

linuser104

Também esqueci de dizer que nunca utilizo wi-fi público, principalmente para acessar sites que requerem uma senha de um serviço seu.

linuser104

Citação de: Darcamo online 08 de Outubro de 2013, 20:25
CitarNão uso internet aberta para acessar dados pessoais.

Além disso a autenticação de dois fatores aumenta muito a segurança.

Uma pergunta, caso a pessoa tenha sido roubada o celular (muito comum no Brasil) e nele o acesso ao gmail por exemplo é automático, aí a pessoa vai querer mudar a senha do gmail, mas ao tentar entrar no serviço o envio da mensagem vai para o celular que foi roubado. Como fica?

Pergunto isso porque nunca usei os dois fatores, então não sei bem como funciona. Tem uma outra alternativa? É mais de um telefone que se cadastra?

Arthur Bernardes

Eu tenho 2 telefones cadastrados na minha conta do Gmail, qualquer alteração (seja nome, telefones alterados, senha, etc...) sou avisado por SMS e no outro e-mail alternativo que tenho cadastrado, mas de qualquer forma para alterar a senha do Gmail, é necessário fornecer a senha atual!

Agora, sem querer ser chato, mas não é muita paranoia isso não? :S