Instalar ubuntu - all in one LG

Iniciado por aftorres, 28 de Setembro de 2013, 11:29

tópico anterior - próximo tópico

aftorres

Bom dia pessoal,
Adquirimos vários equipamentos LG V320-M, all-in-one http://www.tecmundo.com.br/analise/41136-analise-lg-v320-m-all-in-one-com-tv-digital.htm. Este equipamento vem de fábrica com o windows 8 home porém, um dos meus pesquisadores gostou tanto do ubuntu que agora não quer largar o osso  :D. Simplesmente ele me devolveu o computador pois não se adapta mais ao windows.
Aí minha questão ... como não consigo, ou pelo menos no tenho as informações de como fazer boot pelo cd ou por uma usb neste equipamento, gostaria de saber se é possível instalar o ubuntu neste equipamento, de preferência apagando o windows que vem de fabrica.
Antecipadamente agradeço pelas dicas.Augusto

Sergio Benjamim

Usa o Unetbootin para fazer um pen drive com Ubuntu. Mas qual versão do Ubuntu esse pesquisador gostou? Se quiser estabilidade, o ideal é tentar o Ubuntu 12.04.3.

Eu instalei o Ubuntu aqui em um Asus R751JB, fiz boot pelo pen drive, fui em "Try Ubuntu" ou "Experimentar Ubuntu", abriu o desktop e abri o Gparted, lá no menu Device --> Create Partition Table você consegue apagar o HD inteiro, lembre-se de usar o GPT.

Daí você cria a primeira partição com o Label EFI de 100 MB, uma segunda para swap de 4 GB (4096 MB), uma terceira para a raiz (/) de 12 à 50 GB (é onde será instalado o sistema) e uma para a /home, sendo o restante do HD. Dá uma olhada neste tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,107909.45.html. No meu notebook eu usei uma partição à mais, para o /boot. Importante: o grub deve ser instalado na partição de /boot ou /.

O ideal é você usar a opção "Instalação Avançada" para instalar o sistema.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

aftorres

Bom dia Sérgio.
Obrigado pela pronta resposta.
Atualmente usamos a versão 12.04 nos desktops. É esta que o pesquisador estava usando no pc dele.
Fiquei com uma dúvida ... existe alguma sequência de teclas para entrar na console do setup e ativar o boot pelo usb? O equipamento sobe direto pelo hd e ainda ontem tive um problema com uma das minhas 12 máquinas adquiridas, que perdeu a conexão com o teclado e mouse sem fio.. Tentei plugar teclado e mouse usb mas não foram reconhecidos. A solução do SAC do fabricante foi "leve o equipamento até uma de nossas assistências técnicas!"

aftorres

Vou testar na segunda-feira. Os computadores estão no meu trabalho!
Depois posto se as teclas do HP correspondem para o LG.
Obrigado

Sergio Benjamim

Citação de: aftorres online 28 de Setembro de 2013, 12:01
Fiquei com uma dúvida ... existe alguma sequência de teclas para entrar na console do setup e ativar o boot pelo usb?

Bom, geralmente você aperta F2, F10, F12 ou Del, depende do computador/notebook. Quando você liga ele não aparece nenhuma mensagem?

Entrando na Bios, procura alguma opção de boot, só alterar a primeira opção para o pen drive.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

aftorres

Bom dia a todos,
Nenhuma destas teclas passadas me dão acesso ao setup deste equipamento.
Parece até que o hardware é envelopado para aceitar somente o windão  >:(!!!
Caso tanham alguma luz, please ...

Tota

Citação de: aftorres online 30 de Setembro de 2013, 09:55
Bom dia a todos,
Nenhuma destas teclas passadas me dão acesso ao setup deste equipamento.
Parece até que o hardware é envelopado para aceitar somente o windão  >:(!!!
Caso tanham alguma luz, please ...

Toda maquina nova vem com um nanual de operação, e ainda os bons fabricantes o disponibilizam na rede.

Já tentou estas duas alternativas?

CitarDesligue o computador.
Imediatamente pressione a tecla Escape repetidamente, cerca de uma vez a cada segundo, até que o menu de inicialização se abre.

Tirei do site da hp...

aftorres

Boa tarde pessoal!
Depois de muito blablabla com o fabricante, consequi instalar o ubuntu neste equipamento.

Sergio: Valeu pala dica do Unetbootin. Gerei a instalador no meu pendrive e consegui consegui instalar a partir dele. Testei 3 mídeas de CD com o ubuntu e não partiam, ainda que estevesse setado o CDROM como primeiro boot.

Tota: Olhei de cabo a rabo o manual de operação. Não achei nada que trata do assunto das teclas de setup e tal. Então liguei para o SAC do fabricante, e me informaram que as teclas de acesso seriam mesmo F2 e F11 ... seguido de um "não recomendamos usar este acesso pois poderá perder a garantia do produto"
Não tão fácil assim, o setup "automagicamente" seta para primeira opção quando instalado um sistema. Só entra no setup apertando repetidamente as teclas f2 e f11
ou gerando um erro no sistema qualquer.

No  geral:
Estou com o sistema instalado e apenas sem o som:
lspci | grep -i audio
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 04)

Tota

Citação de: aftorres online 04 de Outubro de 2013, 15:14
Estou com o sistema instalado e apenas sem o som:
lspci | grep -i audio
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 04)

Ola

Instale:

Paman
Paprefs
Pavucontrol

Tente abrindo cada um deles resolver a falta de som, já que a placa ou unidade de som foi reconhecida e por conseguinte está instalada.

[]'s

aftorres

Boa tarde Tota,
Nenhuma das alternativas resolveram o problemo so som.
Estou trabalhando nesta máquinas homeopaticamente uma vez que tenho mais uma dezena para instalar :-)
Continuarei testando.
Obrigado