Como configurar um impressora wireless no ubuntu 12.04?

Iniciado por Miguel Alessandro, 18 de Setembro de 2013, 00:45

tópico anterior - próximo tópico

Miguel Alessandro

Como configurar uma impressora (Impressora HP LaserJet P1102w) para funcionar wireless e configurar o cliente com o Ubuntu 12.04 Lts.?? alguém sabe? help me =/

Tota

Ola

Se alguém sabe? Com certeza, senão a HP não venderia mais impressoras.

Tudo vai depender de como voce quer a conexão, via roteador ou ad-hoc.

Comece lendo o manual da impressora.

Depois de lido e entendido, (ah mas ele fala só de Windows), use as mesmas configurações para o Ubuntu.

O protocolo de redes é o mesmo, o numero IP é igual, etc.

Vá ao site do linux printing (Openprint) e veja qual versão do CUPS é apropriado a sua impressora, lembrando que o CUPS já vem instalado no Ubuntu.

Conferida a versão, veja se a sua é a mesma ou maior.

Feito isto, escolha se vai conectar ad-hoc ou via roteador.

No manual tem explicações sobre isto.

Para testar sua impressora e escolher os PPD (drivers), conecte a impressora no computador que deseja imprimir e instale localmente.

Após ela instalada e funcionando, altere o caminho de local para o IP da impressora, já que os PPD estarão instalados, assim fica mais fácil.

[]'s

linuser104

Citação de: Miguel Alessandro online 18 de Setembro de 2013, 00:45
Como configurar uma impressora (Impressora HP LaserJet P1102w) para funcionar wireless e configurar o cliente com o Ubuntu 12.04 Lts.?? alguém sabe? help me =/

Segundo este site aqui:

http://hplipopensource.com/hplip-web/models/laserjet/hp_laserjet_professional_p1102w.html

no mínimo, para fazer funcionar, o hplip tem de ser a versão hplip 3.10.4, então você tem de verificar no seu ubuntu 12.04 LTS se é essa versão a existente ou superior.

Consultando aqui este link:

http://packages.ubuntu.com/precise/hplip

indica, que até o momento, a versão dos repositórios do Ubuntu 12.04 LTS é hplip 3.12.2, então em teoria deve funcionar.

Para fazer funcionar vá ao terminal (atalho ctrl+alt+t) e digite:

sudo apt-get update
sudo apt-get install python-qt4

e depois digite:

sudo hp-setup

siga as instruções. Aqui para fazer a minha HP funcionar escolhi a ultima opção na janela apresentada e segui os próximos passos. Um deles pede para ligar via cabo usb e depois detecta as redes wireless presentes, escolha a sua e depois pede para digitar a senha, no final pede para desconectar o cabo usb e finalizar a operação.

Acho que depois disso cliquei no ícone de configurações na barra lateral esquerda (engrenagem com uma ferramenta). O mesmo procedimento pode ser feito clicando no ícone do canto superior direito da barra superior e escolhendo a opção de configurações do sistema.

Por lá escolhi a opção de impressora e adicionei escolhendo uma opção que fala em rede e depois em alguma opção com hplip no nome, algo assim. Desculpe-me não ser mais preciso neste momento, pois faz bastante tempo que fiz essa configuração e não lembro ao certo esses passos finais. Só sei que tem algumas opções e a que funcionou para mim é uma que fala em hplip e não ao outras opções.

Isso para usar a impressora via wireless ok.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Miguel Alessandro

Valeu cara!! belas dicas ;) qndo eu colocar essa impressora p funcionar volta aqui e relato!!!

marlindo

Comprei uma HP Deskjet Ink Advance 3516.
A instalação via USB foi fácil demais, porém a instalação via WiFi foi mais complicada. As primeiras tentativas foram frustantes. Mas, após quebrar a cabeça e várias consultas na Internet e manual, consegui. A solução: após detecção da rede, no meu caso, da HP (HP-Print-DE-Deskjet 3510 series), adicionei outra impressora, porém, de Rede. Funcionou. Para imprimir selecione a impressora de rede ou coloque-a como padrão. Detalhe, na impressora via WiFi, não funciona o scanner. Outro detalhe: no Windows, instalando os drivers que vem no cd, o scanner funciona em ambas conexões, via USB e via WiFi.
Só isso. Espero que ajude.
Ermelindo

linuser104

Citação de: marlindo online 20 de Setembro de 2013, 22:23
Comprei uma HP Deskjet Ink Advance 3516.
A instalação via USB foi fácil demais, porém a instalação via WiFi foi mais complicada. As primeiras tentativas foram frustantes. Mas, após quebrar a cabeça e várias consultas na Internet e manual, consegui. A solução: após detecção da rede, no meu caso, da HP (HP-Print-DE-Deskjet 3510 series), adicionei outra impressora, porém, de Rede. Funcionou. Para imprimir selecione a impressora de rede ou coloque-a como padrão. Detalhe, na impressora via WiFi, não funciona o scanner. Outro detalhe: no Windows, instalando os drivers que vem no cd, o scanner funciona em ambas conexões, via USB e via WiFi.
Só isso. Espero que ajude.
Ermelindo

Pois aqui funciona tudo, mas eu utilizo o Ubuntu 13.04.

No começo o Ubuntu detecta a impressora e coloca lá, mas não funciona corretamente, então eu removo o que o Ubuntu detectou e faço os passos que informei acima, ou seja, utilizo o hp-setup para fazer a configuração.

Depois eu vou as configurações do ubuntu e adiciono a impressora de rede e tem umas opções na direita (tipo de drive) e aí eu escolho a opção que contém algo no nome chamado hplip, se não me falha a memória fora essa opção tem mais umas duas opções.

Depois disso a impressão via wireless funciona, cópia funciona e digitalização via digitalizador simples que vem no ubuntu também funciona. Também instalei o xsane e também digitaliza com ele.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].