Erro ao instalar ubuntu 13.04 ("erro ao remover initframes-tools")

Iniciado por am_daniel2, 15 de Setembro de 2013, 23:43

tópico anterior - próximo tópico

am_daniel2

Olá pessoas do fórum,

Estou tentando instalar o ubuntu 13.04 no meu desktop, entretanto no final do processo de instalação aparece a seguinte mensagem de erro: "erro ao remover initframes-tools". Esta instalação está sendo feita em um HD de 80GB  sendo que neste já existia uma versão anterior do próprio ubuntu. Durante a instalação optei por apagar todo o conteúdo do disco e separei as partições conforme esquema abaixo:

/boot => 100MB
/       => 20GB
/opt  => 10gb
/home => 38GB
SWAP  => 2gb

Já verifiquei a mídia e a mesma está ok, pois foi possível com este mesmo DVD instalar o sistema em outro HD.

Alguém poderia m ajudar a resolver esse problema?

Arthur Bernardes

Essa partição de boot está muito pequena, no mínimo 500 MB.

O que acontece se você instalar com as partições dessa forma?

/ => 20 GB
SWAP => 2GB
/home => Restante do HD

am_daniel2

Corrigi!!

Então não acredito que seja o tamanho, pois no momento da instalação este diretório não ocupa mais 70mb. Em todo caso acredito ter entendido o problema, os jumper dos HD's.

No caso tenho um HD IDE de 80 no qual deixei o seu pino indicando este hd como sendo o master e tenho outro HD este SATA de 500gb como sendo o slaver. Entretanto o HD IDE por algum motivo apesar de aparecer configurado na BIOS como master ele aparece somente como sendo a terceira chave e por sua vez o HD SATA aparece como slave porem como primeira chave. Alterei para todas as posições o jumper do HD IDE, mas com nenhuma delas ele aparece na BIOS referenciado na primeira chave. O mesmo com o HD SATA conectei-o em cada plug mas o máximo que consegui foi deixar ele como slave da segunda chave.

Sendo que a princípio particionei da seguinte forma:

HD IDE:
/boot
/
swap
/opt

HD SATA:
/home

Como solução foi colocar o /boot também no HD SATA a instalação concluiu com sucesso e o foi feito o carregamento normal do sistema.

Particionamento correção:

HD IDE:
/
swap
/opt

HD SATA:
/boot
/home