Compra de ultrabook para Ubuntu

Iniciado por dlemos, 14 de Setembro de 2013, 16:21

tópico anterior - próximo tópico

dlemos

Boa tarde a todos

Sou utilizador de Ubuntu e, após vários anos (5) com o mesmo portátil, está na hora do upgrade.
O meu objetivo passa por comprar um ultrabook pelo facto de ser leve, pequeno, e ter várias horas de bateria. Estou inclinado para um em particular que está com bom preço:
http://www.fnac.pt/Samsung-Serie-5-ULTRA-NP530U3C-A04PT-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a641111?PID=96049&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=1&Fr=2

No entanto, queria procurar ter alguma certeza de que podia utilizar o ubuntu neste portátil, alguém me pode dizer se há algum impeditivo de hardware pelas características descritas no link e/ou alguém tem o ubuntu instalado neste portátil?

Pesquisei neste fórum e encontrei um tópico com um utilizador deste portátil que, apesar de ter tido um problema, parece tê-lo solucionado (http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,103148.0.html.

No entanto, gostaria de perguntar se alguém tem mais alguma experiência a partilhar neste modelo ou se dentro desta gama e características, têm algum conselho para portáteis com ubuntu.

Obrigado desde já!

Sergio Benjamim

O porém é que vem com windows 8, e tem um monte de gente que não consegue instalar o Ubuntu seja por causa do "Secure Boot" ou outro motivo... mas todos notebooks estão vindo assim atualmente. Seguindo este link e procurando um pouco na internet ou no fórum, dá para contornar o problema, na maioria das vezes.

Outro porém é que há um SSD na máquina. Se você não souber configurar direito, pode até danificá-lo. Tem vários tópicos no fórum que a gente discute a respeito.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Supermouse

Você é de Portugal?

A Dell vende laptops que já vem com o Ubuntu, então é 100% de garantia de que todo o hardware vai funcionar. Só que eu não consegui me localizar direito no site da Dell Portugal, ele não tem os filtros que tem no site do Brasil, e parece ter menos opções de laptops domésticos também.

Dá uma olhada aqui: http://www.dell.com/br/p/laptops.aspx?c=br&l=pt&s=dhs&~ck=mn#!facets=24201~0~349667&p=1

Só que todos são de 14". Mas mesmo assim, o peso, potência e duração da bateria são excelentes. O ideal mesmo era que a Dell vendesse o Vostro 3360 com Ubuntu, mas pelo menos aqui no Brasil ela só vende o 3460. O 3360 é um ultrabook de 13,3" excelente.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

rudregues

E quanto ao Dell developer edition? Vem com Uubntu, certo?
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Supermouse

Vem, mas aparentemente ele foi lançado só nos EUA.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

dlemos

Citação de: Supermouse online 18 de Setembro de 2013, 00:44
Você é de Portugal?

A Dell vende laptops que já vem com o Ubuntu, então é 100% de garantia de que todo o hardware vai funcionar. Só que eu não consegui me localizar direito no site da Dell Portugal, ele não tem os filtros que tem no site do Brasil, e parece ter menos opções de laptops domésticos também.

Dá uma olhada aqui: http://www.dell.com/br/p/laptops.aspx?c=br&l=pt&s=dhs&~ck=mn#!facets=24201~0~349667&p=1

Só que todos são de 14". Mas mesmo assim, o peso, potência e duração da bateria são excelentes. O ideal mesmo era que a Dell vendesse o Vostro 3360 com Ubuntu, mas pelo menos aqui no Brasil ela só vende o 3460. O 3360 é um ultrabook de 13,3" excelente.

Esta série Vostro é compatível com o Ubuntu? Se sim ótimo, o tamanho, o preço e o peso são o que procurava, e vende-se aqui em Portugal. Mas eles vêm todos com o Windows 8 pelo menos aqui em PT.

Fiz pesquisa na internet acerca de portáteis ubuntu , basicamente encontrei as seguintes opções:
- a system76 mas preferia comprar aqui em Portugal (é mais fácil por questões de suporte, etc)
-O XPS developer, mas não está à venda aqui em Portugal com Ubuntu, mas também está um pouco além do meu orçamento.
- Há uma marca a Insys (é portuguesa) que tem portáteis compatíveis com ubuntu mas tenho lido muito acerca de reclamações relacionadas com a assistência e tenho um pouco de receio de comprar.

Se calhar o dell vostro 3360 será a melhor aposta não?  Apagava o windows e colocava o ubuntu.

Supermouse

Sim, toda a série Vostro é compatível com o Ubuntu. No Brasil a Dell vende eles com Ubuntu de fábrica já.

rudregues

O Vostro é uma boa, mas tenta conversa com um vendedor por telefone ou chat, quem sabe você consegue que eles te mandem um com Ubuntu ou pelo menos tirem o valor da licença do Windows 8. Afinal, se nunca ninguém pedir, eles nunca terão motivos pra colocar Ubuntu de fábrica aí em PT.

Obs.1: caso não consiga Ubuntu pré-instalado ou a licensa do W8 de volta, lembre-se de expor um comentário negativo no site, reclamando desse fato.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

dlemos

Obrigado a todos pelas repostas...estou bastante inclinado para o Vostro!

um abraço

alexcunha

Estou a acompanhar este post...

Estou na mesma situação: pretendo comprar um smartbook em 2014.
Terá de ter um peso inferior a 2kg, idealmente até 1.6
O mercado está muito ativo e graças à concorrência principalmente na categoria smartbook.
A Intel anunciou para o final do ano que haverá equipamentos nesta categoria a custar entre 400 a 800 dolares. Sendo os modelos mais caros hibridos (form factor de notebook com touch).

No meu caso qualquer compra é feita sempre de modo consciente: Não pagar taxa m$ e recusar pagar por software que não uso.

O Dell developer edition é uma proposta interessante mas infelizmente o seu preço parou no tempo. De uma forma geral os preços da Dell não estão interesantes quando comparamos com propostas semelhantes da Samsung ou Asus.

Aceito sugestões

Sergio Benjamim

Os Chromebooks podem ser boas opções para o Ubuntu. Garantia de compatibilidade com Linux.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !