[Resolvido] Sistema de arquivos para hd externo

Iniciado por ncc1701, 07 de Setembro de 2013, 16:43

tópico anterior - próximo tópico

ncc1701

Olá,

Em meus primeiros passos no Ubuntu, tem sido de grande valia para mim este forum

Tenho o Ubuntu no meu desktop, instalado num pen drive de 128GB, porta USB 2.0.

Gostaria que me indicassem qual sistema de arquivos seria ideal para instalar uma outra cópia do Ubuntu - desta feita com sistema 64 bit - para uso em um laptop, conjuntamente com o Windows 8. Prefiro não dividir o hd do laptop entre os dois, e sim ter um hd externo exclusivo para o Ubuntu, com USB 3,0, ou um pen drive também USB 3.0.

Pelas pesquisas que fiz, utilizar o ext4 journaling no pen drive limita bastante a vida útil do dispositivo, então apelei para o ext2, pois, mesmo lerdo para inicializar, não me fez notar maiores diferenças em relação ao ext4.

- O ext4 journaling seria adequado ao hd externo?
- Haveria muita diferença de performance entre o HD externo e o pen drive, ambos USB 3.0?

Gratos.

pylm69

 Olha, eu tenho meu HD particionado, tenho a raiz do sistema em btrfs (ta em testes, eu sei ::) ), tenho uma /home separada em reiserfs e mais uma pequena partição de testes em ext4 (além é claro, de um swap, de 1 GB), eu recomendo bastante o reiserfs, já me salvou de várias quedas de energia ;D
Rolling Release é o máximo \o/

Sergio Benjamim

Depende.

Não indico usar o ext2, o ideal é usar o ext4 sem journaling, isso se for em um pen drive ou cartão SD. Existem outras otimizações para pen drive, como alinhar a partição com o erased block, por exemplo: se o erased block for de 4 MB, quando for formatar tem que deixar os primeiros 4 MB livres (o Gparted por padrão deixa apenas 1MB). Para descobrir o erased block, use o flashbench, se precisar de ajuda dá um toque. Tem que deixar também um espaço livre para over provisioning, para tentar aumentar o tempo de vida útil. E também tem a questão de montar o /tmp e /var em tmpfs, o sistema fica acessando essas pastas à todo momento, e se elas ficarem no pen drive vc acaba com ele, tmpfs é um sistema de arquivo que fica alocado na memória ram.

Você pode tentar usar também o F2FS, é um sistema de arquivos que está sendo desenvolvido pela Samsung especialmente para dispositivos de memória flash Nand (pen drives, cartões de memória, drive SSD), o problema é que o instalador do ubuntu não é compatível com ele ainda. O grub também não tem compatibilidade com o F2FS, daí o /boot teria que ficar em uma partição ext4, para que o sistema possa ser inicializado.

Quanto ao swap, não é muito recomendado em SSD e pen drives, pela questão da diminuição de tempo de vida útil deles (ele é usado intensamente se você não ter memória ram suficiente, seja por pouca memória ram ou por ter muitos programas abertos).

Agora se você for usar um HD externo, dos comuns, de disco, as melhores opções são ext4 e Btrfs. Eu estou usando Btrfs aqui, com linux 3.11, não tenho do que reclamar. Tenha em mente que esses sistemas de arquivos não são reconhecidos pelo windows, então se não deixar uma partição em NTFS no HD externo você terá problemas para compartilhar arquivos com outro computador, se for necessário.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

ncc1701

#3
pylm69 e Sergio Benjamin,

Sou bastante leigo em termos de configurações de instalação.

Meu pc desktop atualmente tem uma placa 945GZM-S2 com clock 1.8GHtz, processador Intel Core 2 Duo, memória RAM 4GB e HD 500GB, onde está instalado o W8, em partição única de HD.

Havia instalado o Ubuntu 13.04 num pen drive Sandisk 128GB, com USB 2.0 (nem o pen nem o pc têm USB 3.0; por isso pensei, quando for instalar no laptop, usar pen de 3.0 na porta apropriada dele, ou um HD igualmente de 3.0).

Para instalar, tentei usar o Gparted, como indicação que peguei num site, em passo-a-passo, mas embananei-me todo. Daí instalei (já fiz umas quatro vezes, juntando com outras que tentei noutro pen drive, de 16GB).

Meu Ubuntu baixei no Baixaki e o queimei num DVD-RW; ele é sistema 32. Não aparece a opção ext4 sem journaling na instalação, quando entro direto pelo botão "instalar", no CD live, e prefiro partição única (ele exige swap; tenho portanto a partição "/" e "swap", esta com cerca de 3GB; e tenho grub instalado direto no hd, pois instalando-o no sdb [o pen drive], não inicializa nem a pau; inicializa normalmente com o grub em sda, assumindo aquela tela cor de vinho com as opções, entre o Ubuntu e o W8, no caso isso ficou de bom tamanho pra mim).

Em resumo:

- No laptop pretendo instalar num hd externo; pode ser instalando pelo modo como faço, desta feita com ext4 com journaling e uns 2GB para o swap? O laptop tem 4GB RAM e é intel core i3; o hd em que pretendo instalar o Ubuntu é um Samsung 1TB USB 3.0.

- No desktop que uso agora, poderia haver um passo-a-passo para eu instalar do modo que aprendi (direto no botão instalar)? Não me preocupo aí com a rapidez. No caso posso manter o ext2 pra não comprometer a vida útil do pen drive? Sérgio me alertou sobre "over provisioning" - como configurar?; e o /tmp e /var, quanto deixaria de espaço pra cada um na hora da instalação? Tendo 4GB de memória, posso contrariar o alerta da instalação e ignorar uma partição para swap? Não uso vários programas ao mesmo tempo, nada de jogos; somente acesso à internet (detesto facebook, não uso), videos, processador de textos...

Aguardo ajuda. Abraços.

---------------------------
Um adendo:

E se eu abandonar a ideia do pen drive no meu desktop atual, instalando o Ubuntu em dual boot com o W8? Nesse caso eu posso fazer?

Teria que zerar o pc, formatando após criar duas partições, uma para o W8, o qual eu instalaria primeiro? [tenho os discos, oficiais, um para o XP, outro para o W8 Pro]. Outra para o Ubuntu? [é hd de 500GB; poderia dividir ao meio, 250 para cada SO].

Ou poderia manter o w8 como está, seguindo a instalação normal do Ubuntu via meu cdlive, que possibilita instalá-lo lado a lado com o w8? Não tentei isso ainda. No caso, depois de clicar, como me habituei (vou na raça, apanhando e aprendendo) em "install" [prefiro a versão em inglês, me força a conviver com o idioma], aparece a tela de opções. Se escolher a primeira opção, instalar lado a lado com o w8, a instalação do Ubuntu separaria automaticamente um pedaço do hd? Se o fizer, poderia deixar tudo do Ubuntu no "/", em ext4 journaling, sem swap [devido à memória de 4BG que tenho]? Ou quem sabe um swap de 2GB? No processo de instalação, habituei-me, na tela de opções, a escolher a última, pra instalar pelo pen drive, se me recordo bem, "anything else"; é aí que aparece a terceira tela, que pede as partições; as telas que vêm depois são fáceis, são de escolha de fuso e de teclado.

Sergio Benjamim

#4
Por que você baixou do baixaqui? O recomendado é baixar do site oficial do Ubuntu, e para você o ideal é usar a versão de 64 bits.

Não tem opção mesmo no Gparted para ext4 sem journaling, você tem que fazer isso no terminal, por meio do comando mkfs.ext4. O over provisioning não tem segredo, é só deixar um espaço sem formatação no pen drive, como falei antes. Mas como acho melhor você instalar o Ubuntu em dual boot no desktop, é mais fácil. Se for para usar pen drive usb 2.0, nem adianta todo o esforço, o sistema ficará muito lento. Com cartões SD a mesma coisa, só vale a pena com cartões SDHC class 10 ou SDXC.

Para instalar em dual boot no desktop, siga as dicas deste link: Dual Boot com Windows 8 e Ubuntu 12.10 + UEFI. A dica era para o ubuntu 12.10, mas serve para o 12.04 ou 13.04 também. Não tem erro, eu segui esse passo a passo e instalei em 2 notebooks com windows 8.

Para o notebook, eu acho 1 também muita coisa para o Ubuntu, eu separaria deste jeito:

- /dev/sdb1 --> 500 GB em NTFS (no gparted eu só diminuiria a partição única original, essa partição pode ser acessada por outro computador com windows);
- /dev/sdb2 --> 20 à 30 GB em Ext4, para a / do ubuntu;
- /dev/sdb3 --> 2 à 4 GB em swap
- /dev/sdb4 --> o restante em Ext4, para a /home

Recomendo usar o Gparted mesmo, ao invés de ir direto em "instalar", vá em experimentar e abra o Gparted por lá. Depois, quando for instalar o sistema, escolha o "Instalação Avançada", que é a última opção, lá é só você escolher os pontos de montagem (não tem que particionar ou formatar nada nesta etapa, já foi feito anteriormente no Gparted), é só clicar duas vezes em cada partição, abrirá uma janela, você escolhe o sistema de arquivo correspondente à cada partição e o ponto de montagem (/ ou /home ou /windows, se quiser montar a partição em NTFS logo na inicialização). Ahh, e nessa mesma janela de escolha dos pontos de montagem, não esqueça de escolher onde irá instalar o Grub, tem uma caixa de seleção logo abaixo, indique o /dev/sdb (é um nome comprido contendo o modelo do HD), que deve ser o HD externo. Dá uma olhada na imagem abaixo, você entenderá:

http://imageshack.us/a/img825/442/instalaoavanadaubuntu.jpg

Parece mais complicado a opção "Instalação Avançada", mas para mim é a melhor. As outras opções, como "Instalação lado à lado" e "Apagar todo HD e usá-lo" não são muito seguras, você acaba não sabendo o que o sistema vai fazer com seu HD e muitas vezes acaba fazendo caquinha.

Depois disso é só mexer em alguma configuração no Setup do notebook (bios, uefi), lá tem como deixar o HD externo como primeira opção de boot.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

ncc1701

Ok, Sérgio. Baixarei do site oficial o 64 e o queimarei no DVDRW; instalarei em dual boot no hd. Se der algum pau, te escrevo.

Grato.
Abraços!

ncc1701

#6
Sérgio,

Ainda não dei conta de fazer o programado, semanas de provas, mas preciso de um toque seu: mesmo sendo minha intenção instalar em dual boot no hd do desktop, ainda me sinto um pouco tentado a instalar via pen drive, pois não estou muito preocupado com velocidade no desktop (quando foi instalar o do laptop, aí sim vamos de hd externo, do modo como você sugeriu).

Então, me explica como faço pra rodar o flashbench - baixei da central de programas do Ubuntu, onde diz que acessa via terminal, mas não consegui achar meio de fazê-lo rodar; os itens que encontrei na internet são muito técnicos e fico boiando. E nele, se conseguir rodar, como descubro o o tamanho do erased block  pra deixar os primeiros MB livres? (já aprendi mais ou menos a fuçar no Gparted!).

Outras coisas:

1- o erased block é próprio do modelo do pen drive, independendo do sistema de arquivos a ser instalado, no caso o ext4? Se for, meu pen drive é Sandisk 128GB usb 2.0 modelo Cruzer Glide (aparece no site da Sandisk com o código SDCZ60-128G).

2- No próprio Gparted dá pra configurar o diretório raiz (/), junto com o sistema de arquivos, ou isso só é possível na sequência da instalação?

3- Você havia escrito: "Não tem opção mesmo no Gparted para ext4 sem journaling, você tem que fazer isso no terminal, por meio do comando mkfs.ext4". É só digitar este comando no terminal, pós instalação, ou tem alguma outra coisa a fazer?

Agradeço quaisquer informações.
Abraços.

Sergio Benjamim

Com usb 2.0 não vai valer o esforço... sem contar que é muita coisa para fazer. Instale pela Central de Programa, ou rode sudo apt-get install flashbench. Depois disso, rode o flashbench da seguinte maneira:

sudo flashbench -a /dev/sdb --blocksize=1024 --count=100

Posta o resultado aqui (usa o code, o botão com #, por favor). Vou postar de um cartão SD que tenho:


flashbench -a /dev/sdb --blocksize=1024 --count=100
align 2147483648 pre 1.24ms on 1.7ms post 1.21ms diff 477µs
align 1073741824 pre 1.21ms on 1.67ms post 1.2ms diff 462µs
align 536870912 pre 1.21ms on 1.74ms post 1.25ms diff 505µs
align 268435456 pre 1.21ms on 1.63ms post 1.15ms diff 449µs
align 134217728 pre 1.26ms on 1.78ms post 1.26ms diff 517µs
align 67108864 pre 1.26ms on 1.74ms post 1.23ms diff 495µs
align 33554432 pre 1.07ms on 1.49ms post 1.07ms diff 417µs
align 16777216 pre 1.07ms on 1.47ms post 925µs diff 476µs
align 8388608 pre 1.05ms on 1.44ms post 911µs diff 455µs
align 4194304 pre 1.14ms on 1.58ms post 1.05ms diff 488µs
align 2097152 pre 1.15ms on 1.28ms post 1.13ms diff 136µs
align 1048576 pre 1.13ms on 1.27ms post 1.14ms diff 139µs
align 524288 pre 1.15ms on 1.28ms post 1.12ms diff 143µs
align 262144 pre 1.12ms on 1.28ms post 1.15ms diff 143µs
align 131072 pre 1.13ms on 1.28ms post 1.13ms diff 146µs
align 65536 pre 1.12ms on 1.28ms post 1.15ms diff 141µs
align 32768 pre 1.14ms on 1.27ms post 1.12ms diff 142µs
align 16384 pre 1.12ms on 1.27ms post 1.13ms diff 149µs
align 8192 pre 1.12ms on 1.13ms post 1.13ms diff 12µs
align 4096 pre 1.1ms on 1.16ms post 1.11ms diff 53.3µs
align 2048 pre 1.1ms on 1.13ms post 1.09ms diff 37µs


Repara na coluna diff, os resultados sempre davam em torno de 400 e 500 µs e de repente ele pula para 136 µs, isso indica que o erased block tem o tamanho do align anterior, que é 4194304 Bytes ou 4 MiB. Depois há um outro pulo, de 149 µs para 12 µs, isso indica outra fronteira importante. Provavelmente o tamanho da page (página) é de 16 kiB, isso é importante de se saber se quiser otimizar o sistema de arquivo Ext4 ou F2FS. Eu estou aprendendo essas coisas ainda, esse tipo de informação na internet é meio escasso... por isso que falei que não vale a pena esquentar muito a cabeça.

Quanto às perguntas:

1 - Erased Block é próprio do dispositivo, seja pen drive, cartão SD ou um SSD. É característica à qualquer memória flash NAND.

2 - Não entendi a pergunta. Você não está confundindo partição e sistema de arquivo com ponto de montagem? No Gparted você define como o HD ou outro dispositivo vai ficar, e quais sistemas de arquivos serão usados, já na instalação você define os pontos de montagem do sistema (/, /boot, /home e etc...)

3 - Tem mais coisa, mas não lembro como é, mas tem tópico aqui no fórum abordando otimização de Ext4, é tópico do Galactus
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Sergio Benjamim

Achei algo aqui: http://blogofterje.wordpress.com/2012/01/14/optimizing-fs-on-sd-card/

Vou tentar fazer algo com meu cartão de 8 GB, depois posto os resultados.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

ncc1701

Não entendi: "usa o code, o botão com #, por favor"

Usei o terminal, colando o comando que você indicou. não funcionou; o resultado foi:

ricardo@ricardo-945GZM-S2:~$ sudo flashbench -a /dev/sdb --blocksize=1024 --count=100
[sudo] password for ricardo:
/dev/sdb: No medium found



O pen drive está instalado em sdb. Se coloco sdb1 (a partição ext4), dá como "no such file or directory".

Para otimização do pen drive, observei ainda estes site que, embora se dirijam a HD SSD, pelo que entendi ornam com o pen drive, pelo tipo de estado sólido:

http://askubuntu.com/questions/1400/how-do-i-optimize-the-os-for-ssds

https://sites.google.com/site/easylinuxtipsproject/ssd#TOC-Reserve-10-percent-for-overprovisioning

O problema é que em certas coisas há divergências: um recomenda jogar /var/temp na RAM, outro discorda; um indica jogar /var/log na RAM, outro repele.

pylm69

ele quis dizer que, acima das "carinhas" aqui no campo de mensagem, tem um ícone com um "#" ele quando usado, causa esse efeito:
oi pessoas, eu sou um code ;D
Rolling Release é o máximo \o/

ncc1701

Citação de: pylm69 online 11 de Setembro de 2013, 13:00
ele quis dizer que, acima das "carinhas" aqui no campo de mensagem, tem um ícone com um "#" ele quando usado, causa esse efeito:
oi pessoas, eu sou um code ;D

rsss Ok, grato.  :-[

Sergio Benjamim

Ueh, certeza que está em /dev/sdb? Aqui funciona tanto com /dev/sdb como /dev/sdb1. Rode sudo fdisk -l para ver ou veja pelo Gparted.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

ncc1701

Desculpe!!! É sdd1! O resultado do fdisk e do flashbench:

ricardo@ricardo-945GZM-S2:~$ sudo fdisk -l

Disk /dev/sda: 500.1 GB, 500106780160 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 60801 cylinders, total 976771055 sectors
Units = sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disk identifier: 0x000093d8

   Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/sda1   *          63   976751999   488375968+   7  HPFS/NTFS/exFAT

Disk /dev/sdd: 128.0 GB, 128043712512 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 15567 cylinders, total 250085376 sectors
Units = sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disk identifier: 0x00050d7a

   Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/sdd1            2048   217316501   108657227   83  Linux
/dev/sdd2       217317376   222437375     2560000   82  Linux swap / Solaris

Disk /dev/sde: 1000.2 GB, 1000194400256 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 121600 cylinders, total 1953504688 sectors
Units = sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disk identifier: 0x11b0c422

   Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/sde1   *          64  1953503999   976751968    7  HPFS/NTFS/exFAT
ricardo@ricardo-945GZM-S2:~$ sudo flashbench -a /dev/sdd1 --blocksize=1024 --count=100
align 17179869184 pre 1.42ms on 1.54ms post 1.36ms diff 152µs
align 8589934592 pre 1.19ms on 1.34ms post 1.19ms diff 149µs
align 4294967296 pre 1.36ms on 1.49ms post 1.35ms diff 134µs
align 2147483648 pre 1.4ms on 1.54ms post 1.41ms diff 136µs
align 1073741824 pre 1.43ms on 1.76ms post 1.42ms diff 327µs
align 536870912 pre 1.4ms on 1.74ms post 1.4ms diff 339µs
align 268435456 pre 1.4ms on 1.74ms post 1.37ms diff 350µs
align 134217728 pre 1.36ms on 1.67ms post 1.36ms diff 305µs
align 67108864 pre 1.2ms on 1.2ms post 1.21ms diff 2.36µs
align 33554432 pre 1.36ms on 1.48ms post 1.35ms diff 129µs
align 16777216 pre 1.43ms on 1.56ms post 1.42ms diff 131µs
align 8388608 pre 1.4ms on 1.53ms post 1.4ms diff 128µs
align 4194304 pre 1.31ms on 1.44ms post 1.3ms diff 140µs
align 2097152 pre 1.32ms on 1.44ms post 1.31ms diff 128µs
align 1048576 pre 1.32ms on 1.45ms post 1.32ms diff 130µs
align 524288 pre 1.3ms on 1.43ms post 1.31ms diff 129µs
align 262144 pre 1.31ms on 1.44ms post 1.31ms diff 132µs
align 131072 pre 1.17ms on 1.45ms post 1.19ms diff 274µs
align 65536 pre 1.17ms on 1.44ms post 1.19ms diff 265µs
align 32768 pre 1.22ms on 1.45ms post 1.31ms diff 189µs
align 16384 pre 1.3ms on 1.34ms post 1.3ms diff 41µs
align 8192 pre 1.25ms on 1.25ms post 1.31ms diff -25084n
align 4096 pre 1.1ms on 1.36ms post 1.25ms diff 184µs
align 2048 pre 1.11ms on 1.13ms post 1.09ms diff 33.1µs
ricardo@ricardo-945GZM-S2:~$ sudo flashbench -a /dev/sdb --blocksize=1024 --count=100

Sergio Benjamim

#14
Está meio complicado de analisar, tente rodar com --blocksize=$[1024*2] e --blocksize=$[1024*3] (2kiB e 3kiB respectivamente). Talvez com --blocksize=$[1024*4] também. Está rodando em FAT ou NTFS esse pen drive? Está na configuração de fabrica ainda? Seria uma boa puxar umas informações dele antes, e depois apagar a partição (deixar vazio).

Não lembro onde vi, mas sei que quando aparece resultado negativo na coluna do diff é porque o --blocksize não está bem ajustado.

Ahh, rode lsusb, dá para pegar o ID do seu pen drive e buscar alguma coisa na internet.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !