Lançado o Kernel Linux 3.11 (com o nome “Linux for Workgroups”)

Iniciado por Renan Rischiotto, 03 de Setembro de 2013, 16:47

tópico anterior - próximo tópico

Ioca100

E tudo começou assim:
"Olá todo mundo que utiliza o minix -
Eu estou fazendo um sistema operacional (livre) (apenas como passatempo, não vai ser grande e profissional como o GNU) para clones AT 386(486). Ele têm amadurecido desde Abril e está começando a ficar pronto. Eu gostaria de quaisquer comentários sobre coisas que as pessoas gostam/desgostam no minix, já que meu SO lembra um pouco o minix (mesma disposição física do sistema de arquivos (devido a razões práticas) entre outras coisas).
Eu já portei o bash (1.08) e o gcc (1.40), tudo parece estar funcionando. Isso significa que eu vou conseguir algo prático dentro de alguns meses e eu gostaria de saber que características as pessoas gostariam que houvesse. Todas sugestões são bem vindas, mas eu não prometo que serão incorporadas 
Linus (torva...@kruuna.helsinki.fi)
PS. Sim - ele é livre de qualquer código do minix e possui um sistema de arquivos com múltiplas linhas de execução (multi-threaded), ele NÃO é portável (usa troca de contexto do 386 etc) e provavelmente nunca vai suportar nada além dos discos rígidos AT, já que é tudo que eu possuo  . 11"

Veja a nova mensagem:

"No domingo, Torvalds anunciou a versão do kernel do Linux 3.11-RC7 de forma similar.

"Olá a todos aí fora usando Linux – estou a fazer um (gratuito) sistema operativo (apenas um hobby, mesmo que seja grande e profissional) para clones 486+ AT e para qualquer outra coisa aí fora sob o sol. Este tem estado a crescer desde Abril de 1991, e ainda não está pronto. Gostaria de qualquer feedback sobre coisas que as pessoas gostam/não gostam no Linux 3.11-rc7″, escreveu no Google+.

"Portei originalmente o bash(1.08) e o gcc(1.40), mas outros têm tratado do espaço do utilizador e as coisas parecem funcionar. Isto implica que vou chegar à versão final 3.11 dentro de uma semana, e gostaria de saber quais as características que a maioria das pessoas gostaria de ter. Todas as sugestões são bem-vindas, mas não prometo que vou implementá-las  ", acrescentou.

Torvalds também foi rápido a acrescentar, num comentário no seu post, que todas as solicitações de recursos chegariam um pouco tarde. "Sim, eu realmente não queria receber pedidos de recursos tão tarde nas séries rc... Mas faz hoje 22 anos desde esse e-mail, e eu gostaria que as pessoas experimentassem o actual kernel 3.11-rc7 que acabei de terminar e transferir para os locais habituais", escreveu ele.

À versão 3.11 do kernel do Linux foi dado o nome de código Linux for Workgroups, uma referência ao Windows 3.11 for Workgroups, lançado pela Microsoft há pouco mais de 20 anos."

Usuário Linux- 449417

Arthur Bernardes

Só tenho uma dúvida quanto à isso, há um tempo.

Esses pacotes são empacotados pela Canonical ou não?

Renan Rischiotto

Arthur Bernardes

Interessante, até o kernel do Saucy está lá.

Só queria entender porque não adiciona nos repositórios oficiais ou nos backports!!

Renan Rischiotto

Citação de: Arthur Bernardes online 03 de Setembro de 2013, 18:16

Só queria entender porque não adiciona nos repositórios oficiais ou nos backports!!

Parece que é porque a Canonical só implementa atualizações de segurança nos kernels instalados das versões do Ubuntu.
Quando é de uma versão do kernel para outra (como da 3.8 pra 3.11 por exemplo), só com uma nova versão do Ubuntu (no caso o Ubuntu 13.10, Ubuntu 12.04.3..4..5)

Não sei o por quê disso, talvez seja para conservar a estabilidade.
Mas nada impede de nós instalarmos um kernel mais recente em qualquer versão do Ubuntu (o ruim é que aí teria que baixar e instalar cada versão de manutenção do kernel manualmente (3.11.1, 3.11.2....)

Sergio Benjamim

Citação de: Arthur Bernardes online 03 de Setembro de 2013, 18:16

Aparece sim, como o Renan falou. Mas demora né.

Eu instalei pela dica do Ubuntued, estou testando, até agora o que notei de diferente foi os sensores de temperatura do processador que não funcionou de primeira (eu fico monitorando pelo painel do Mate), daí rodei sensors-detect para ver o que tinha acontecido, e vi que era necessário acrescentar o módulo coretemp em /etc/modules, daí subi o módulo com sudo modprobe coretemp e os sensores voltaram a funcionar. Engraçado que com todos kerneis antigos não foi necessário essa modificação.

Só lembrando que não é muito recomendável sair instalando kernel novo no sistema assim, o melhor a fazer é deixar do jeito que está ou esperar pelo backport oficial da Canonical. Eu instalei porque fiquei na curiosidade, meu hardware é quase todo Intel e sei reverter se algo der errado.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Renan Rischiotto

É só entrar com o kernel antigo caso dê algo errado, bem simples rsrs

Sergio Benjamim

Citação de: Renan Rischiotto online 03 de Setembro de 2013, 19:06
É só entrar com o kernel antigo caso dê algo errado, bem simples rsrs

Sim, é simples, mas vem um monte de gente pedir socorro aqui no fórum por conta dessas dicas.

Sergio Benjamim

Cara, acho que não desligo meu note faz uns 3 ou 4 dias, e até agora não deu nenhum problema com esse kernel, estou somente usando a suspensão. Estou impressionado.

Sergio Benjamim

Saiu o kernel 3.11.1, adaptei o script de instalação do ubuntued:

#!/bin/sh

# Script edited by Claudio Novais from http://ubuntued.info
# Originaly made by www.Upubuntu.com

echo "--------------------------------------------------------------"
echo "--- Script edited and tested by http://ubuntued.info staff ---"
echo "$(tput setaf 3)--- Kernel 3.11.1 will be installed in an `uname -i` system     ---$(tput sgr0)"
echo "--------------------------------------------------------------"

echo ""

sleep 2

read -p "Press Enter to continue, or abort by pressing CTRL+C" nothing

echo ""
echo ""

#i386 links

link1="http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.11.1-saucy/linux-headers-3.11.1-031101_3.11.1-031101.201309141102_all.deb"

link2="http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.11.1-saucy/linux-headers-3.11.1-031101-generic_3.11.1-031101.201309141102_i386.deb"

link3="http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.11.1-saucy/linux-image-3.11.1-031101-generic_3.11.1-031101.201309141102_i386.deb"

#amd64 links

url1="http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.11.1-saucy/linux-headers-3.11.1-031101-generic_3.11.1-031101.201309141102_amd64.deb"

url2="http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.11.1-saucy/linux-image-3.11.1-031101-generic_3.11.1-031101.201309141102_amd64.deb"

#System architecture

arch=`uname -m`
if  [ $arch = i686 ] || [ $arch = i386 ]; then

mkdir -p $HOME/kernel-i386

cd $HOME/kernel-i386

wget -c $link1
wget -c $link2
wget -c $link3

sudo dpkg -i *.deb  

sudo rm -rf $HOME/kernel-i386

elif [ $arch = "x86_64" ]; then

mkdir -p $HOME/kernel-amd64

cd $HOME/kernel-amd64

wget -c $link1
wget -c $url1
wget -c $url2

sudo dpkg -i *.deb  

sudo rm -rf $HOME/kernel-amd64

else
       echo "Unsupported Architecture"
fi

Salvar como kernel-3.11.1, sudo chmod +x, sudo sh kernel-3.11.1 (usar cd se necessário, dependendo de onde salvou o script).

Obs: Aqui no meu deu um erro (?):

update-initramfs: Generating /boot/initrd.img-3.11.1-031101-generic
W: Possible missing firmware /lib/firmware/rtl_nic/rtl8168g-3.fw for module r8169
W: Possible missing firmware /lib/firmware/rtl_nic/rtl8106e-2.fw for module r8169
W: Possible missing firmware /lib/firmware/rtl_nic/rtl8411-2.fw for module r8169

E eu uso justamente uma placa ethernet da Realtek, essa rtl8168. Vamos ver se funciona.

Obs2: Alarme falso, tudo funcionando.

uname -a
Linux sergio-Infoway 3.11.1-031101-generic #201309141102 SMP Sat Sep 14 15:02:49 UTC 2013 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux

Renan Rischiotto

Sérgio, poderia me dizer se essa versão já está compatível com os drivers proprietários da NVIDIA?

Sergio Benjamim

Citação de: Renan Rischiotto online 15 de Setembro de 2013, 21:14
Sérgio, poderia me dizer se essa versão já está compatível com os drivers proprietários da NVIDIA?

Sei lá, não tenho nvidia

Renan Rischiotto

Renan Rischiotto

O kernel 3.11.1 já está compatível com os drivers proprietários da NVIDIA! (o 3.11 não estava...que rápido ;D).

Instalei aqui e tá rodando bem, com a resolução certa  :)

http://s17.postimg.org/m389uzlpr/dsdsd.png