Protegendo seu email

Iniciado por GuilhermeMachado, 30 de Agosto de 2013, 09:27

tópico anterior - próximo tópico

GuilhermeMachado

Bom dia Obama, bom dia comunidade.

Depois que Edward Snowden vestiu uma enorme saia justa no governo dos EUA, gostaria
de conhecer como posso proteger meus emails de olhares indevidos. Estou pensando seriamente
em cancelar meu GMAIL e apostar em alguma outra solução paga.

Existe alguma solução segura a ser adotada?

Abraço Obama e grande abraço comunidade.
Guilherme Machado
Curitiba, PR
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

linuser104

Uma alternativa seria usar criptografia pelo thunderbird, por exemplo, assim você não precisaria procurar outro gerenciador web de email. O problema é que aí o outro lado precisaria entender do assunto para ler seu email e como nem sempre as pessoas que conhecemos e nos comunicamos são "entendidas" em informática....

Pesquise sobre OpenPGP. Veja isto também:

http://www.tecmundo.com.br/audio/1640-aprenda-a-usar-a-criptografia-para-mandar-e-mails-mais-seguros.htm
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Tota

Citação de: GuilhermeMachado online 30 de Agosto de 2013, 09:27
Depois que Edward Snowden vestiu uma enorme saia justa no governo dos EUA, gostaria
de conhecer como posso proteger meus emails de olhares indevidos.

Ola,

Sabendo que, a partir de seu servidor de e-mails a mensagem trafega por varios backbones até chegar ao servidor do destinatário e deste servidor até a maquina local do interessado, podendo ser interceptada em qualquer ponto do planeta, não existe muito o que fazer.

Ou você codifica a mensagem como já citado pelo linuser104, ou altera seu modo de comunicação, que pode ser a antiga carta registrada com declaração de conteúdo, código morse, fax, teletipo, sinal de fumaça, mensageiro a pé, etc.

Porém estes também podem ser interceptados.

Se você tem necessidade de enviar dados sigilosos e quer 100% de privacidade, leve a mensagem pessoalmente. Não há outra maneira.

Leia sobre como o grupo da siria (SAE) fez um deface nos sites de varias empresas esta semana (4ª feira) por ataque nos serviços DNS sem necessidade de invadir fisicamente os servidores americanos mas usando um servidor de nomes da India.

Verá então que não é possivel se ter 100% de certeza de que o site que visita é mesmo o "real" ou um falso.

Assim, meu conselho é deixar de lado esta paranóia toda, pois sendo de outra forma, desligaremos as maquinas do mundo todo e voltaremos ao século XIX.

Tudo pode ser rastreado, seu carro, seu celular, seu telefone fixo, o IP de seu computador, os canais que assiste na tv a cabo, seu cartão de crédito.

Ah! Não ande pelas ruas, as câmeras de vigilância também o rasteriam!

É... Eu tou ficando "meio" doido mesmo...quase um Sheldon do "The Big Bang Theory".

[]'s

GuilhermeMachado

Salve.
Minha ideia é aumentar a segurança, não impedir que interceptem a mensagem (não é OBAMA ?) rs.

Valeram as dicas.

Existe uma extensão para o Chrome chamada "Secure Gmail by Streak" que estou testando e parece funcionar
muito bem.  Você escolhe as mensagens que serão criptografadas mas, como lembrou muito bem, na outra ponta
temos que ter o mesmo plugin.

Mais:
http://lifehacker.com/securegmail-encrypts-your-gmail-messages-with-one-click-661685010

Estou pensando também em utilizar o email pago do Linuxwaves.

Abraços.
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

Ioca100

Com o Obama 1984, não tem saída, hehehe.
Usuário Linux- 449417

Renan Rischiotto

CitarÉ... Eu tou ficando "meio" doido mesmo...quase um Sheldon do "The Big Bang Theory".

OFF-TOPIC: Esse Sheldon é muito engraçado meu kkkkkk
Essa série é muito boa =)

rudregues

Bom, neste caso mais uma dica:
não use o chrome!

A base dele é o chromium, código aberto, mas existe uma pequena parte de código fechada. Se esta pequena parte for usada para interceptar emails ou dados, ninguém saberá a não os desenvolvedores. Pode usar o chromium, até hoje todos os plugins que testei em um funcionaram no outro (poucos por sinal). Pode também usar o firefox e ver se tem a extensão pra ele também.

Gentoo — Controle total sobre o sistema.