Servidor DHCP - atribuir 2 IP'S a um pc

Iniciado por victsiqueira, 29 de Agosto de 2013, 12:57

tópico anterior - próximo tópico

victsiqueira

Boa tarde,

Um notebook tem normalmente 2 placas de rede, sendo uma sem fio.
A questão é, ao configurar o IP estático na placa de rede funciona, ou seja, ele vincula:
Endereço IP:
Citar172.20.1.65
;
ENDEREÇO MAC:
Citar8c:70:5a:d0:d3:dc
;
Nome do pc:
Citarexemplo1

Mas quando vou atribuir um outro IP para a placa sem fio dá erro porque está usando o mesmo nome do computador:

Endereço IP:
Citar172.20.1.66
;
ENDEREÇO MAC:
Citar8c:70:5a:d0:d3:dd
;
Nome do pc:
Citarexemplo1

CitarErro ao guardar computador : Você não tem permissão para criar duplicatas

Como faço neste caso?

Ps.: Estou usando o webmin para configurar;

sds

zekkerj

CitarErro ao guardar computador : Você não tem permissão para criar duplicatas
De onde vc tirou essa mensagem de erro?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

victsiqueira

aparece depois de tentar configurar o novo PC no DHCP via webmin.

ps. no webmin eu acesso como root, portanto, não deve ter problema de permissão;

zekkerj

Não é permissão, é projeto. Não funciona pq o webmin não quer que funcione, e eu acho que tem razão em não querer.

Sugestão, configure o cliente dhcp na máquina pra usar a mesma identificação pras duas placas de rede. Isso é possível de fazer, eu mesmo já fiz em casa com meu note. Qdo chegar em casa eu olho como eu fiz, OK?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

Cheguei. Logo no início do arquivo /etc/dhcp/dhclient.conf há uma linha comentada "#send dhcp-client-identifier 1:0:a0:24:ab:fb:9c;", vc vai descomentá-la, substituir os 6 últimos dígitos pelo seu MAC Address de uma das máquinas. Com isso sempre que sua máquina pegar um IP no DHCP, ela vai pegar o mesmo IP, independente de ser wireless ou cabo. Só não garanto de vc conseguir fixar esses IPs, como pretende agora.

victsiqueira

o problema é que a maioria das máquinas aqui na rede são win7.

quanto ao "projeto" eu não entendi o que você quis dizer, o webmin não tem que querer nada não  :P

obg pela ajuda,

sds

zekkerj

Então vc vai ter que arrumar outro sistema de controle, pq o webmin foi projetado pra trabalhar assim (e como disse antes, está certo em trabalhar assim).

Citaro problema é que a maioria das máquinas aqui na rede são win7.

Problema duplo, pq sendo um problema do Win7 (lembre-se, o webmin está trabalhando conforme foi projetado, não há erro nele), vc tem que buscar a solução num fórum de windows.

victsiqueira

Desculpa mas não concordo, o webmin foi projetado para auxiliar o gerenciamento do servidor de forma gráfica, ele é um pouco limitado se comparado a quantidade coisas que vocês pode fazer manualmente (desde que tenha conhecimento).
A minha dúvida (eu estou iniciando no linux) é se esse erro apresentado pelo webmin tem tratamento, ou seja, se tem alguma configuração a fazer ou se é possível fazer sem o webmin, que também me atenderia.

Me parece que a solução que você está apresentando é eu mudar a configuração nas máquinas clientes, só que não é este o caso, só preciso configurar o servidor DHCP no ubuntu para distribuir um IP fixo para um notebook tanto na placa de rede sem fio quanto na outra (não quero o mesmo IP para ambas as placas, pode ser diferente desde que fique IP fixo).

Assim eu poderei ver no SARG os acessos dos notebook com mais certeza de quem acessou o que, hoje eu só consigo colocar IP fixo na placa que conecta o cabo, a placa sem fio pega um IP aleatório, o que complica o monitoramento.

Agradeço pela sua atenção e se esse for mais um caso "não é possível" como no caso do squid (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,108436.0.html) que você disse que não tem como por DNS diferenciado para pc's da rede, eu entenderei.

sds

zekkerj

Você ainda não entendeu uma coisa: o webmin não está com erro, ele está acusando um erro seu. Ele está trabalhando exatamente como o desenvolvedor dele quer, pois não é possível atribuir o mesmo IP a dois endereços MAC diferentes.

O que eu te sugeri é a solução: ir à estação e fazer com que, ao invés de mandar dois MAC address diferentes, mandar o mesmo pros dois. Agora, se a solução serve ou não pra você, não está mais no meu controle.

Se o webmin não te atende, você pode procurar outro sistema. Mas entenda que ele não está com bug, erro, nem mal configurado.

victsiqueira

Citaro webmin não está com erro, ele está acusando um erro seu.

Erro meu?  :-*

Citarnão é possível atribuir o mesmo IP a dois endereços MAC diferentes

noooosa  :o (apenas sendo irônico, relaxa cara, você parece estressado)

CitarAgora, se a solução serve ou não pra você, não está mais no meu controle.

Realmente não serve, pois como disse, tenho vários usuários nesta situação, portanto a solução tem que ser no server e não nos clientes.

CitarSe o webmin não te atende, você pode procurar outro sistema. Mas entenda que ele não está com bug, erro, nem mal configurado.

Como sou iniciante no linux, pensei que poderia ser erro de permissão em algum arquivo, o webmin me atende, pois uso para gerenciar de forma gráfica e remota o meu servidor, como disse, se tiver alguma solução sem usar o webmin ajudaria.

Enfim, não quero abusar do seu suporte (infelizmente outros não respondem também) já que sei que você não ganha nada para fazê-lo, obrigado.
Por enquanto vou utilizar a seguinte solução:
No DHCP ubuntu vou cadastrar os endereços MAC da placa com fio;
No router wi-fi cadastrar os das placas sem fio;

Fica ruim por não ter um gerenciamento centralizado, mas serve como paliativo por hora e não me faz ser necessário ir de máquina em máquina configurando manualmente.

sds alvinegras

Arthur Bernardes

CitarComo sou iniciante no linux

O zekkerj é um dos usuários mais experientes do Fórum. ;)