Qual a diferença entre a imagem ISO DVD do Ubuntu e a CD?

Iniciado por Renan Rischiotto, 24 de Agosto de 2013, 13:16

tópico anterior - próximo tópico

Renan Rischiotto

Hoje baixei e instalei o Ubuntu 12.04.3 (que por sinal está muito bom, vem com kernel 3.8 e o driver 319 da NVIDIA disponível nos "Drivers adicionais" '-'), mas no site CD Image Ubuntu só tinha versão DVD, com 1.6GB de tamanho, (baixei e tentei instalar a versão desktop 32-bits mas não deu certo, não finalizava a instalação, mas isso não vem ao caso rsrs). Então, depois fui no site Releases Ubuntu, mas lá só tinha versão CD (consegui instalar pelo Alternate CD 32-bits)...então me veio a dúvida, por que em um site a versão é em DVD (1.6GB) e no outro é em CD (700MB)? Qual a diferença entre eles?

PS: No site oficial do Ubuntu, tanto a versão 12.04 como a 13.04 também são a versão CD.

Renan Rischiotto

Achei a resposta =)

Basicamente a versão DVD vem com mais pacotes, então ele pode ser usado como repositório, não precisando fazer downloads dos pacotes na internet. Também ele vem com mais idiomas.

Links falando a respeito:

https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-br/2009-March/054720.html
http://www.hardware.com.br/comunidade/ubuntu-dvd/690713/

pylm69

É sempre assim, no Debian também, da pra ter um repositório offline com os DVD's ::)
Rolling Release é o máximo \o/

cajaboy

Eu só baixo o CD, em ubuntu releases, sempre fiz isso, e pra não queimar mídia, uso um pendriver colocando a ISO com a ajuda do Unetbootin.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Creto

Citação de: cajaboy online 25 de Agosto de 2013, 14:00
Eu só baixo o CD, em ubuntu releases, sempre fiz isso, e pra não queimar mídia, uso um pendriver colocando a ISO com a ajuda do Unetbootin.
Mas amigo a ISO de DVD da para colocar num pendrive com ou sem unetbootin com o "dd"

T+

pylm69

Citação de: Creto online 25 de Agosto de 2013, 16:45
Citação de: cajaboy online 25 de Agosto de 2013, 14:00
Mas amigo a ISO de DVD da para colocar num pendrive com ou sem unetbootin com o "dd"

T+
Eu acho o DD mais prático que o unetbootin, a não ser que queira criar um arquivo de persistência, ai complica um pouquinho mais no DD ;D

Arthur Bernardes

Citação de: Renan Rischiotto online 25 de Agosto de 2013, 18:01
O que seria dd?  ;D

Me desculpe por não te explicar, é que não sou muito bom em explicações, só em perguntas específicas, sabe aquela história de "sei mas não sei explicar"?!! É +/- assim. ;)

Renan Rischiotto

Ele serve para copiar?

Não é melhor usar o comando cp? rsrs

niquelnausea

Citação de: Renan Rischiotto online 25 de Agosto de 2013, 18:07
Ele serve para copiar?

Não é melhor usar o comando cp? rsrs
na maioria dos casos não. o dd copia bit por bit, criando uma copia idêntica.

pylm69

Ok, o DD tem muitas finalidades, desde criar um arquivo de swap (dispensando o uso e partição) até criar um pen drive bootável passando inclusive por destruir seu disco rígido ;D ele também consegue fazer algumas conversões de formatos de arquivos ;D eu uso ele pra criar pen drive bootável, é mais prático do que instalar o unetbootin e roda no console ;D