notebook lento

Iniciado por henriquebach, 22 de Agosto de 2013, 08:58

tópico anterior - próximo tópico

henriquebach

o notebook da minha mae nao tem grande potencia, possui um processador AMD c50 64bits ( http://www.notebookcheck.info/AMD-C-50-Notebook-Processor.52813.0.html ), HDD 320GB sata e 2GB de ram(apesar de que tanto windows e linux reconhecem 1,6 GB).
como ele é um pouco fraco, decidi instalar algum sistema linux pois é muito mais estavel e leve do que o windows, ja que minha mae precisa apenas acessar internet, então decidi instalar o Ubuntu 12.10 e o 13.04 (testei tanto o 32bits quanto o 64bits.
o engraçado foi que msm depois de instala-lo, atualizá-lo e escolher driver de vídeo proprietário, o notebook com ubuntu roda pior do que o windows 7 e 8 em ambas versoes, 32bits e 64bits. achei muito estranho, achando que poderia ser algum tipo de incompatibilidade, mas deixei quieto e fui para uma distribuição que vi que é uma das mais leves e com visual moderno, diferente da aparencia porqueira do puppy linux(sorry :P), o Lubuntu 13.04. msm assim ele fica pior do que o windows, semelhante ao ubuntu.
gostaria de saber que tipo de problema pode ser isso, mesmo depois de instalar tanto windows quanto linux, a performace do notebook parece ser ruim demais para o que deveria, gostaria de dicas sobre o que pode estar causando isto ou como instalar com boa performace alguma distribuição linux ( de preferencia o Ubuntu)

henriquebach

NOOB Saibot

Oi amigo, o processador é fraco mesmo, recomendo o Lubuntu 12.04.
Foi o único sistema que rodou bem em um netbook bem antigo que eu tenho.

henriquebach

vou dar uma olhada, mas vou esperar mais sugestoes do pessoal aqui do forum, vlw velho

Sergio Benjamim

Tem o Lubuntu, e tem também o Linux Mint 15 Mate desktop, e XFCE desktop também. O Ubuntu também tem uma versão em XFCE, o Xubuntu. Tenha em mente que dependendo da versão que instalar, terá 5 anos ou apenas 9 meses de suporte (correções de bugs e atualização de segurança). Ubuntu 12.04 e suas variantes são LTS (Xubuntu 12.04, Linux Mint 13 com XFCE ou Mate) tem suporte de 5 anos, enquanto que o Ubuntu 13.04 e suas variantes (Xubuntu e Lubuntu 13.04, Linux Mint 15) tem apenas 9 meses, e após isso você teria que instalar outra versão, de preferência LTS.

Linux Mint 15 - download (várias versões)
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

henriquebach

esqueci de falar, eu tbm tentei o mint e acho q tu nao leu o texto, eu ja tentei o lubuntu e nao rola =/, fica pior q o windows, eu acho q é o driver de video ultrapassado, como instalo o driver de video atual?

Arthur Bernardes

Na descrição diz que é ATI, para conferir, execute sudo lshw -C video em um terminal e cole o resultado aqui.