instalacao ubuntu em desktop

Iniciado por ulissesbiel, 15 de Agosto de 2013, 19:05

tópico anterior - próximo tópico

ulissesbiel

Boa noite.

Sou novo no SO linux e instalei o ubuntu 13.04 32 bits no desktop com hd 40 gb, 2 gb ram, processador amd semprom 1600 mzh, porém ficou com imagem lenta. não sei se faltou instalar algum drive, enfim, peço sua ajuda dos colegas para me dar algumas dicas. Desde já grato pela ajuda.

Ulisses

Arthur Bernardes

Pelo porte da tua máquina, o Ubuntu (Unity) fica muito pesado, dependendo da sua placa de vídeo, pode nos dizer qual é?

Procure usar distros mais leves como o Xubuntu, Lubuntu ou o Linux Mint com Mate ou XFCE.

ulissesbiel

Arthur, boa noite.

Obrigado pelo retorno. nao estou proximo ao desktop para verificar a placa de vidieo, mas posso posso adiantar que e onboard e fraquinha.

Pensei que qualquer SO do linux fosse leve e rodava tranquilo inclusive em pcs antigos. Estou iniciando no mundo linux agora e estou gostando, apesar das dificuldades principalmente no momento de instalar um aplicativo, que se faz necessario abrir o terminal e utilizar comandos para iniciar e finalizar com sucesso a instalacao de um simples aplicativo.

Quando estava instalando um aplicativo, o micro desligou e ao religar nao mais consegui finalizar a instalacao e nem conseguia acessar a central de programas, pois deu crash. Mas estou gostando de utilizar e comecar a conhecer o linux.

Valeu pela ideia, por informar algumas distros que posso instalar em meu antigo pc. Sem abusar da sua ajuda, pode me dizer outras distros para pc antigo?

Abraco,

Ulisses

garfo

Citarapesar das dificuldades principalmente no momento de instalar um aplicativo, que se faz necessario abrir o terminal e utilizar comandos para iniciar e finalizar com sucesso a instalacao de um simples aplicativo.

Você está indo pelo caminho mais tortuoso, amigo. Não precisa usar terminal. No ubuntu usa-se a Central de Programas para instalar aplicativos.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Renan Rischiotto

Citação de: garfo online 17 de Agosto de 2013, 00:18
Citarapesar das dificuldades principalmente no momento de instalar um aplicativo, que se faz necessario abrir o terminal e utilizar comandos para iniciar e finalizar com sucesso a instalacao de um simples aplicativo.

Você está indo pelo caminho mais tortuoso, amigo. Não precisa usar terminal. No ubuntu usa-se a Central de Programas para instalar aplicativos.  :)

Eu prefiro o terminal, muito mais prático rsrs

garfo

Citação de: Renan Rischiotto online 17 de Agosto de 2013, 00:26

Eu prefiro o terminal, muito mais prático rsrs

Pra quem já está acostumado. Mas para usuários novatos não é uma boa ideia. Acho que temos que tirar esse dogma de que para se usar linux é obrigatório usar terminal, isso assusta usuários que estão vindo agora.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Renan Rischiotto

CitarPensei que qualquer SO do linux fosse leve e rodava tranquilo inclusive em pcs antigos.

Eu também pensei isso quando vim pro Linux  :-\

Creto

Distro leve para máquina como a sua? 3 alternativas:

Lubuntu
PCLinuxOS LXDE (versão BR)

http://sourceforge.net/projects/pclinuxosbr/files/PCLinuxOS_Br_LXDE/
Manjaro Linux Xfce
http://www.manjaro-linux.com.br/

T+

ulissesbiel

Ae pessoal, boa tarde.

Valeu mesmo pelo retorno, e muito bom esta troca de ideia, este bate papo. Quero aqui abusar um pouco da boa recepcao dos colegas. E o seguinte, como estou chegando no mundo linux agora, nao estou sabendo como e por onde comecar a estudar, visto que temos muitas informacoes na internet entre videos e apostilas.

Peco a ideia dos colegas para saber o melhor caminho, por onde comecar. Agradeco a todos.

Abraco,

Ulisses

Renan Rischiotto

Esse site é muito bom para aprender, baixe e leia as apostilas...

http://www.guiafoca.org/

Veja também o canal da Bóson Treinamentos no YouTube...

http://www.youtube.com/channel/UCzOGJclZQvPVgYZIwERsf5g/videos

Sergio Benjamim

Citação de: ulissesbiel online 17 de Agosto de 2013, 00:05
Pensei que qualquer SO do linux fosse leve e rodava tranquilo inclusive em pcs antigos.

Tente usar windows 8 na sua máquina, ou qualquer outro sistema operacional recente, você vai notar que não vai dar muito certo. Antes de sair instalando um SO em qualquer máquina, escolha a opção "Experimentar Ubuntu" ou algo parecido, logo quando liga o computador com o CD/DVD ou pendrive do Ubuntu ou outra distro Linux, e observe o comportamento do sistema com a máquina.

Existe outras versões do Ubuntu que rodam bem nesse PC, inclusive não falta informação a respeito neste fórum, use a busca, vai ser muito útil.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Sergio Benjamim

Citação de: ulissesbiel online 17 de Agosto de 2013, 14:07
Ae pessoal, boa tarde.

Valeu mesmo pelo retorno, e muito bom esta troca de ideia, este bate papo. Quero aqui abusar um pouco da boa recepcao dos colegas. E o seguinte, como estou chegando no mundo linux agora, nao estou sabendo como e por onde comecar a estudar, visto que temos muitas informacoes na internet entre videos e apostilas.

Peco a ideia dos colegas para saber o melhor caminho, por onde comecar. Agradeco a todos.

Abraco,

Ulisses

O primeiro passo para estudar Linux é tirar o windows da sua vida, se tiver em dual boot aí recomendaria retirar ele, você passará por uns sufocos mas aprenderá muito. Bom, essa é minha opnião, para quem quer aprender rápido acho a melhor opção.

Dá uma lida no livro que está na minha assinatura, aqui em baixo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

pylm69

Citação de: Sergio Benjamim online 17 de Agosto de 2013, 20:15
Citação de: ulissesbiel online 17 de Agosto de 2013, 14:07
Ae pessoal, boa tarde.

Abraco,

Ulisses

O primeiro passo para estudar Linux é tirar o windows da sua vida, se tiver em dual boot aí recomendaria retirar ele, você passará por uns sufocos mas aprenderá muito. Bom, essa é minha opnião, para quem quer aprender rápido acho a melhor opção.

Dá uma lida no livro que está na minha assinatura, aqui em baixo.
Foi o que fiz, mandei o Windows pra cucuias ::)
Enfim, unity (a interface do ubuntu, lembre-se que de linux tem muitas interfaces, "Linux não tem cara própria, tem a sua cara" adoro essa frase ;D ) é pesado mesmo, a máquina é antiga, não vai rolar :-\ mas busque ai sobre o xubuntu que usa XFCE (outro ambiente gráfico, muito mais leve), eu uso xfce, inicia com 190 MB de ram ::) e 1% de CPU ::) ou até mesmo o lubuntu, ele é meio feio mas é muito leve, diz a lenda quej á rodaram ele de boa num pentium 3 com 64 MB de ram ::)
Rolling Release é o máximo \o/