Som não pega placa ENM232-8via Encore

Iniciado por moreira19, 11 de Agosto de 2013, 00:49

tópico anterior - próximo tópico

moreira19

óla pessoal revirei  a internet e não achei solução.
Possuo a versão atual do ubuntu 13.04.
Meu computador possui duas placas de som a on board e a off board.
A algum tempo, minhas caixas de som apresentaram "defeito" pegava apenas uma caixa.
Depois descobri que era a placa onboard que estava com problema.
Comprei essa off para quebar um galho.
No windows 7 ela roda normal so que no ubuntu ela na pega o som.
Creio que o ubuntu reconheça ela mas faço os teste e nada.
Ja fui no menu clicando no alto falante próximo do relógio.
Já utilizei o AlsaMixer ta tudo ok.
Quero resolver esse problema porque toda vez que uso o windows mudo o plug do som para a placa off, e quando uso o ubuntu mudo de novo para a placa on que pega apenas uma caixa.
Aproveitando a deixa, tentei instalar os drivers da nvidia para minga GTS 450, e quase perdi o ubuntu.
Segui um guia da internet excluindo drivers genéricos do ubuntu, colocando não sei o que na backlist.
Tive que restaurar o ubuntu  através de um pendrive bootavél.
Baixei o drive do site da Nvidia configurei: "Executar como executável" e nada.
Se alguem souber de um modo eficiente de instalar os drivers da Nvidia também agradeço!!

Renan Rischiotto

moreira19

Obrigado Renan Rischiotto agora o ubuntu identifica minha placa e os gráficos ficaram bem melhores!!
Falta apenas o problema do som.
Vou amanha cedo com calma escrever um arquivo de texto com os ajustes que estou fazendo no ubuntu!!
Como por exemplo editei o grup com um programa gráfico, consegui atualizar driver de video de um modo fácil e seguro dentro outros.
Muito Obrigado mesmo!! haha ^
Executando o comando lspci | grep audio        apareceu o seguinte no terminal:
04:00.0 Multimedia audio controller: VIA Technologies Inc. VT1720/24 [Envy24PT/HT] PCI Multi-Channel Audio Controller (rev 01)
Essa informação é útil??
Procurei no site da via e nada!! Mandei um email estou aguardando!!
Existe algum driver genérico que faça essa placa funcionar?

Renan Rischiotto

Você já verificou se nas "Configurações de som", (clicando no ícone do alto-faltante na barra superior), na aba "Saída", se está selecionado "Áudio interno"?

moreira19

Aqui tem 3 opções de som interno.
Executo o teste e nada. Apenas pega se eu plugar no som onboard e devido ao defeito pega apenas uma caixa de som.
Instalei um evy24 pela central mas nada. Em lugar algum em encontro o drive de som para linux.
É triste o que essas empresas fazem, ela devem respeitar mais o linux!!!
Se dizem tão profissionais mas não atendem todo o mercado.

Renan Rischiotto

Essa placa da VIA é sua off board?

Experimenta atualizar o kernel do sistema pra ver se resolve.

moreira19

Sim a Via é a off!!!
Eu atualizo o kernel como??
Pelo Synaptic??

Renan Rischiotto

Não.

Kernels não oficiais é por outro meio, veja aqui como atualizar para a versão 3.10.

moreira19

Fiz tudo como no post que você me mandou. Kernel atualizado tudo funcionando mas nada do som :/.
Tive que voltar ao kernel antigo pois meu usb parou de reconhecer meu celular.

Tota

Citação de: moreira19 online 11 de Agosto de 2013, 00:49
No windows 7 ela roda normal so que no ubuntu ela na pega o som.
Creio que o ubuntu reconheça ela mas faço os teste e nada.

Ola

Você foi na BIOS de sua maquina e desabilitou a placa de som certo?

Você instalou os pacotes

paman
paprefs
pavucontrol

Pesquisou no forum sobre placas de som e viu que eles podem selecionar outra placa de som, certo?

neles, alterou sua placa de som da principal (on board) para a secundária (off board) certo?

Mesmo assim não funcionou?

[]'s

moreira19

Sim fiz tudo isso que você disse e não consegui.
Ultimamente tenho me conformado com apenas uma caixinha pegando.
Gostaria de arrumar isso, cada vez mais uso o Ubuntu!!
Estou criando um carinho pelos sistema!!  ;)

moreira19

Obrigado!!! eu procurei pelo mudita24 na Central de Programas e eu ja tinha instalado. então cliquei em abrir, não apareceu nada fui em configurações de som e escolhi a placa off e Pegou!! haha agora o som ta bem forte e nas duas!! Obrigado!!

moreira19

Galerinha, fiquei feliz pelo som mas a alegria durou pouco. Instalei alguns codec pelo terminal, utilizando dicas desse site http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-codecs-para-varios-formatos-no-Ubuntu-Linux
depois tentei abrir alguns arquivos de vídeo e nada, então instalei pela Central de Programa Ubuntu o VLC ai consegui executar os arquivos de vídeo, e o som pegando normalmente, após isso desliguei  o computador. No  outro dia quando ligo o PC de manhã o som tinha parado novamente. :( alguma dica gente?
Tota eu reparei que ele não grava as configurações, ele tinha selecionado o microfone da webcam, e já não  está mais.
Você sabe como deixo como padrão o som e o microfone? creio que ao desligar o sistema não gravou as configurações.