[RESOLVIDO] Aumentar quantidade de linhas de rolagem do scroll?

Iniciado por brunolopes96, 08 de Agosto de 2013, 18:31

tópico anterior - próximo tópico

brunolopes96

E aí, pessoal.  Eu gostaria de saber se tem algum jeito de aumentar o número de linhas de rolagem vertical do scroll do mouse no Ubuntu, igual tem no Windows, porque aqui tem que ficar girando, girando, girando o scroll para descer as páginas, e isso é meio incômodo. No Windows tá normal tendo 5 linhas de rolagem.

Agradeço a resposta.

Renan Rischiotto

Cara, se você souber a resposta dessa, me avise  :-\

Arthur Bernardes

brunolopes96

Alguém sabe se tem essa opção nas configurações do Ubuntu, ou se precisa de algum aplicativo, ou então se nem tem como mudar isso?

Renan Rischiotto

Citação de: brunolopes96 online 08 de Agosto de 2013, 22:13
Alguém sabe se tem essa opção nas configurações do Ubuntu, ou se precisa de algum aplicativo, ou então se nem tem como mudar isso?

Se souber a resposta dessa, não esqueça de me avisar rsrs  :(

Renan Rischiotto

Acho muito ruim o Linux não ter uma opção dessas...
E além disso, as configurações do mouse não funcionam também...

Solid One

Desconheço se há uma opção global para isso (possivelmente não). No entanto, dá pra fazer isso apenas nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox.

No Chrome, tente executá-lo no terminal, com o parâmetro "--scroll-pixels=150", ou outro número maior se preferir. Mais ou menos assim:

$ google-chrome --scroll-pixels=150

Já no Firefox (16 ou inferior), tente realizar os seguintes passos:

• Na barra de endereço, digite about:config
  • Procure pela linha "mousewheel.withnokey.sysnumlines", dê nela um clique duplo e mude seu valor para "false".
  • Procure agora a linha "mousewheel.withnokey.numlines", e mude seu valor para o número que preferir.

A partir daí, é só você testar quais números dão o melhor resultado. É um pouquinho manual, mas supostamente funciona.

Fonte: http://askubuntu.com/questions/22589/how-can-i-change-the-mouses-wheel-scroll-rate

EDIT: Descobri agora que, no Firefox, as configurações de "mousewheel" que mencionei são depreciadas, e só funcionam no Firefox 16 ou inferior. Para versões superiores à 16, os passos são esses:

• Na barra de endereço, digite about:config
  • Procure pela linha "mousewheel.system_scroll_override_on_root_content.enabled", dê nela um clique duplo e mude seu valor para "true".
  • Procure agora as linhas "mousewheel.system_scroll_override_on_root_content.horizontal.factor" e "mousewheel.system_scroll_override_on_root_content.vertical.factor", e mude seus valores para o número que preferir.

Fonte 2: https://bitbucket.org/cat_in_136/configuration-mania/issue/101/mousewheelwithnokeynumlines-depracated

brunolopes96

Não sei se é isso mesmo, mas pelo que eu ouvi dizer, o Chrome não dá mais suporte a esse parâmetro, agora o único jeito de resolver isso é com uma extensão chamada "Chromium Wheel Smooth Scroller", que me permitiu aumentar para a quantidade desejada, mas mesmo assim, obrigado pela resposta.  O estranho é que o Ubuntu oferece uma certa liberdade de configuração, mas não tem nem isso que é o básico?  :(

Solid One

Citação de: brunolopes96 online 10 de Agosto de 2013, 00:19
O estranho é que o Ubuntu oferece uma certa liberdade de configuração, mas não tem nem isso que é o básico?  :(

É por aí mesmo. Na verdade, eu diria que este é um dos recursos que você só encontra no Windows, e não encontra em nenhum outro S.O., seja este Mac OS X, Ubuntu, FreeBSD ou similar.

Tem vários outros recursos similares que, até o momento, não há para Linux. Um deles é um software de monitoramento de joysticks plugados no computador (no passado eram usados para calibrar os controles e evitar que os eixos ficassem loucos). Outro é o de, em janelas maximizadas, quando você arrasta o cursor do mouse para o canto superior esquerdo (ou direito) e dar um clique do mouse, o botão X de fechar a janela ser acionado. Tem isso no Windows XP e 7, mas até pouco tempo atrás não tinha em praticamente nenhum modo gráfico no Linux. Foi implementado recentemente no Unity e no Gnome 3, mas antigamente, sempre havia uma pequena distância de uns 2 píxels entre o canto da tela e o botão fechar maximizado. É o que chamam de "Lei de Fitts", quando aplicada à usabilidade em desktops.

elio7769

O Scroll do meu mouse, no Ubuntu 13.04, quando eu acionava pra baixar ou subir a página, ia até embaixo, ou seja: muito além das três linhas do pádrão. Como não vi nenhuma solução no fórum, comprei um mouse comum PS2 e instalei na máquina. Talvez com o tempo os desenvolvedores achem uma solução pra isso, já que no Seven funciona normalmente.
Bezerra.

galactus

Olha, tem como alterar isso nos navegadores e quanto ao sistema eu só sei no KDE!

No Firefox ( 19 em diante) na barra de endereços  about:config,  procure por mousewheel.min_line_scroll_amount  e aumente o número de 5 para algo próximo a 50 ou mais.  Façam seus testes. Em versões mais antigas do Firefox, procurem por mousewheel.withnokey.sysnumlines  e mude para false e depois procurem por mousewheel.withnokey.numlines e aumente esse número para o que for preciso.

Na dupla Chrome/Chromium, também na barra de endereços chrome://flags/, procure por "rolagem suave" se o seu sistema estiver em português ou "Smooth Scrolling" se estiver em inglês.  E ative este recurso.

Também tem a opção de instalar um plugin para o chromium chamado Chromium Wheel Smooth Scroller, tem bastante opções.

Já quanto ao KDE é fácil, Configurações do Sistema > Dispositivos de entrada > mouse > aba avançado > "roda do mouse rola"   e escolha o número de linhas!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Renan Rischiotto

czarvoigt