Istalação , Particionamento e Desempenho Unbuntu 13.04

Iniciado por igsonmendes, 06 de Agosto de 2013, 08:55

tópico anterior - próximo tópico

igsonmendes

Estou com um Ultrabook™ Samsung Intel® Core™ i7 , 4GB de Memória, 500GB de HD,  Memoria SSD de 24GB.

Estou com dúvidas referente a instalação do Ubuntu 13.04. Qual seria a forma de instalação em que pudesse aproveitar da melhor forma as configurações da minha máquina?  Eu poderia colocar minha SSD como Boot para inicialização rápida ?

Minha dúvida maior é em relação ao particionamento. Qual seria a melhor forma? Minha máquina não terá dual boot, apenas Unbutun 13.04 instalado.

Agradeço a quem ajudar.

Raul Liota da Rosa

Acredito que a melho forma seria montar da seguinte forma.

SSD - /
HD - /home

Arthur Bernardes

Só a título de curiosidade.

Como é o desempenho da Swap em um disco SSD?!

Tota

Ola

Vejo diferente (eu faria assim se tivesse ssd):

Raiz "/" no ssd

Home "/home" no hd de 500

Temp "/tmp" no hd de 500
Isto irá aliviar a carga de leitura/escrita do ssd

Log "/var/log" no hd de 500
Isto evitará aumento de espaço de dados no ssd

Swap no hd de 500
Isto evita a sobrecarga no ssd caso a swap seja utilizada

Depois é só fazer um "tunning" de ssd, remover o splash do grub, (eu removeria o plymouth também), acrescentaria o zram para começar.

Seu sistema deve iniciar em 10 segundos ou menos até a tela de login, possivelmente desligue em 2 segundos.

Tenho um Eeepc com ssd de 4 gigas e está próximo disto, mas usa celeron 900mHz com lubuntu. Com sua configuração deve "voar baixo" ehehe

Citação de: Arthur Bernardes online 06 de Agosto de 2013, 09:32Como é o desempenho da Swap em um disco SSD?!

Discos ssd têm vida útil mais curta que os hd analógicos, pois possuem um número finito de ciclos de leitura/gravação.
Assim, no atual estagio de desenvolvimento dos ssd, arquivos de troca não são recomendados por diminuírem sua vida útil.

O desempenho é fantástico, mas às custas de durabilidade.

Melhor mesmo é instalar a swap num disco de ram (ramdisc) se você tem muita memória (8 gigas ou mais)

http://www.vanemery.com/Linux/Ramdisk/ramdisk.html

[]'s

Arthur Bernardes

igsonmendes

Tota! No caso quanto eu alocaria de memória para cada partição mecionada por você ?

Raul Liota da Rosa

Realmente depois da explicação do Tota eu concordo com ele.

Sergio Benjamim

Complementando a explicação do Tota, pode ser melhor você deixar um espaço livre sem formatação no SSD, algo em torno de 10% à 20% do espaço, isso é para o Over-provisioning. Basicamente a ideia é deixar um espaço em vazio no SSD para que ele possa remanejar melhor os dados nos momentos de alteração ou gravação, em que é preciso se apagar cada Erased Block da memória Flash e regravar o conteúdo modificado. Isso aumenta o tempo de vida útil do dispositivo, além de deixar ele mais rápido. Você encontrará mais informações nestes links:

Understanding SSD over-provisioning

Outra dica que dou é tentar usar a / com o sistema de arquivo F2FS e o /boot em EXT4 (o grub não reconhece F2FS, por isso é necessário que o /boot esteja em partição separada). Esse F2FS é otimizado para dispositivos de memória Flash, como o SSD e SD cards. Só tem um porém: é um pouco trabalhoso fazer isso, o Ubuntu 13.04 e derivados não tem ferramentas que reconhecem esse sistema de arquivo (Gparted e o instalador do sistema), logo fica a dica se você quiser perder umas tardes em troca de desempenho.

F2FS

Ahh, e importante, é Ubuntu, não Unbuntu.

Edit: Lembrei que os sistemas de arquivos EXT4 e Btrfs tem opções para otimização em SSD, lembro que tem que alterar o /etc/fstab. Quem puder ajudar aí a lembrar agradeço.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Tota

Citação de: igsonmendes online 06 de Agosto de 2013, 10:03
Tota! No caso quanto eu alocaria de memória para cada partição mecionada por você ?

200 megas para /var/log

200 megas para /temp

O dobro de ram para swap

raiz o ssd inteiro ( com as ressalvas já citadas pelo Sergio Benjamim)

e /home o quanto voce quiser.

[]'s

igsonmendes

Gente, andei olhando vários posicionamentos em blog´s ligados a questão do SSD e particionamento. Em alguns casos dizem que é bom colocar a memória SD no / e em outros casos no /Home, já outras alas dizem melhor em nenhum dos dois pois não é bom que o SSD seja sobrecarregado com grande carga de leitura.

Tenho um HD de 500GB e um memoria SSD de 24GB só que não sei como particionar de melhor forma para que tire maior proveito sem perder desempenho no meu Ubuntu. Ah, minha memória é de 4GB e irei aumentar para 16GB de memória, meu computador é um Ultraboke Sumsumg.

Agradeço a quem ajuda.

igsonmendes

Valeu pela ajuda. Só tenho um breve questionamento!!

Colocando o SSD no / não irá comprometer a memória SSD havista o diretório barra ser muito movimentando em questão de leitura e escrita ? Estou eu enganado ? Caso esteja, gostaria do seu devido posicionamento, quem sabe assim eu possa aprender um pouco mais.

obrigado.

Ioca100

Citação de: Sergio Benjamim online 06 de Agosto de 2013, 12:29

[

Outra dica que dou é tentar usar a / com o sistema de arquivo F2FS e o /boot em EXT4 (o grub não reconhece F2FS, por isso é necessário que o /boot esteja em partição separada). Esse F2FS é otimizado para dispositivos de memória Flash, como o SSD e SD cards. Só tem um porém: é um pouco trabalhoso fazer isso, o Ubuntu 13.04 e derivados não tem ferramentas que reconhecem esse sistema de arquivo (Gparted e o instalador do sistema), logo fica a dica se você quiser perder umas tardes em troca de desempenho.

F2FS

Ahh, e importante, é Ubuntu, não Unbuntu.

Edit: Lembrei que os sistemas de arquivos EXT4 e Btrfs tem opções para otimização em SSD, lembro que tem que alterar o /etc/fstab. Quem puder ajudar aí a lembrar agradeço.

Tinha lido certa vez, que um usuário usou o EXT2 e indicou esse sistema de arquivo para SSD.
Usuário Linux- 449417

Tota

Citação de: Ioca100 online 07 de Agosto de 2013, 15:58
Tinha lido certa vez, que um usuário usou o EXT2 e indicou esse sistema de arquivo para SSD.

Sim, pois o ext2 não faz "journaling", logo, menos troca de dados é feita de/para o ssd.

Mas isto hoje só serve para cartão de memoria. Os ssd atuais possuem um cache para fazer o journaling, e os enviam ao ssd apenas ao fim da sessão.

pode ser usado reiserfs, ntfs, ext4, hfs, todos com journaling sem problemas.

[]'s

Tota

Citação de: igsonmendes online 07 de Agosto de 2013, 15:46
Valeu pela ajuda. Só tenho um breve questionamento!!

Colocando o SSD no / não irá comprometer a memória SSD havista o diretório barra ser muito movimentando em questão de leitura e escrita ? Estou eu enganado ? Caso esteja, gostaria do seu devido posicionamento, quem sabe assim eu possa aprender um pouco mais.

obrigado.

Resposta rápida:

ssd atual foi pensado para instalar o windows8 com swap dentro dos ssd nos ultrabooks e (mudar a swap é fria pois o win usa muita swap). Os ciclos de I/O dos ssd aumentaram para a casa do milhão, então só vai dar problemas daqui uns 5 a 6 anos. Até lá, você já jogou a maquina fora.

Minhas recomendações foram para tentar aumentar ao máximo a vida de um ssd.

Hd, sim, estes duram uns dez anos ou mais. O resto é obsolescência programada e não tem jeito.

Só agora é que vou comprar meu primeiro ssd em setembro quando for viajar. Já dá para confiar neles como um fato irreversível e não como uma mera curiosidade de nerd.

[]'s