Desempenho do Linux e Windows

Iniciado por Renan Rischiotto, 01 de Agosto de 2013, 23:42

tópico anterior - próximo tópico

Renan Rischiotto

Boa noite galera...
Como de costume, mais uma dúvidazinha pra esquentar rsrs

Queria saber se o Linux é mais leve do que o Windows...mas daí me perguntam, ué....como assim?
Tipo, se pegar todas as funcionalidades/recursos do Windows, o seu modo de gerenciar hardware junto com o ambiente gráfico (não sei o nome), e comparar com o Ubuntu (que acredito que seja a distro com mais recursos) nos mesmos quesitos (funcionalidades/recursos, gerenciamento de hardware e o ambiente gráfico), quem é mais leve e rápido?

Abraços.

Arthur Bernardes

O Linux é muito mais leve, foi o que eu senti em quase 2 anos de uso.

O Aero do Window$ é tenso, muito pesado.

Renan Rischiotto

Interessante...
E se comparar o Ubuntu com o Windows 7 sem o aero? no modo Basic?
E se comparar com o Windows 8?

Arthur Bernardes

O Window$ 7 ainda no modo Basic se torna pesado.

Olha, removi recentemente o Window$ do notebook do meu irmão, eu tive que abrir o Window$ para copiar alguns arquivos importantes, e mesmo no modo Basic, era super pesado.

O Window$ 8, pode até ser leve, mas o que deixa ele a ser desvantajoso é a dificuldade de uso, nunca vi nada tão complicado.

Com as vendas do 8, os preços de alguns notebook's abaixaram, mas por causa disso, o hardware é mais fraco, o que impossibilita até uma migração pro 7, sem ter um péssimo desempenho.

Para mim o Ubuntu, quero dizer o Linux, tem tudo de melhor, visual, desempenho, estabilidade, segurança e facilidade.

============

Minha prima recentemente comprou um notebook da Lenovo, custou miséria, o Window$ 8 só fica rapidinho quando é hibernado, porque se desativar esse recurso, demora 3 minutos pra ligar e 1 pra desligar, e abre os programas igual uma lesma.

Ela queria mudar pro Window$ 7, mas o hardware é tão fraco, que não dá, até a instalação demora pra carregar.

Dei a ideia do Linux pra ela, até que gostou, mas quando eu fui ler a Nota Fiscal, tinha nota do fabricante, que se trocasse o sistema operacional dentro do prazo da garantia, a mesma é invalidada.

Aí ela ficou nesse receio, reclamando sem parar que o Window$ 8 é pesado, é difícil de usar, e etc...

Creto

Irei contar uma historinha:

E Renan, não pense que sou "ranzinza", sou direto.

- Cancelei minha Velox, para reativar quando o negócio melhorasse, ih, aqui no interior onde moro é disputado a tapa essas linhas, só tera disponível para meu endereço talvez em 2014.

# tive que fazer dual entre w7 e BigLinux que vem pronto, no w7 tenho as ferramentas originais Nero e afins, mas não conseguia entrar em site nenhum com meu modem com chip pré pago da vivo pacote de r$ 9,90/mês..., no BL navegava que era uma beleza..., viu ???

Precisa mais?

T+

pylm69

Creto, Tim Beta, cancelei a velox pra ficar assim, 7,50/mês por 1 Mb ilimitado e realmente ilimitado, o marcador de uso doe um app do android já me marcou 10 GB numa semana, só em distros, jogos na steam e mais distros ;D

Voltando ao tópico, instalei o Windows 7 no notebook de um amigo meu a umas semanas e eita sistema difícil de fazer reconhecer alguma coisa, o wifi não funcionava, era um notebook então sem como conectar um cabo de rede (e eu nem tinha isso), ele reconhecia meu pen drive mas eu não sabia o nome da placa wifi pra poder baixar (o gerenciador de dispositivos nem dizia que tinha uma lol) e tava sem um live CD, só fui conseguir conectar o bichinho quando achei um modem 3G e usei meu chip da tim beta, ai ele reconheceu, instalei o slim drivers e tudo se resolveu :) enfim, o que ferra o windows é a falta de "udev", depender de drivers pra qualquer merdinha é muito, muito tenso e quanto a peso, eu acho o windows 8 leve, mas acho ele feio, e acho a unity mais lenta que o aero do windows 7 e acho que o aero empata com o KDE, só que o aero não tem um nepomuk pra comer memória a toa.
Rolling Release é o máximo \o/

Renan Rischiotto

Creto

Citação de: Renan Rischiotto online 02 de Agosto de 2013, 01:23
O que seria "udev" ?
>> "udev - Wikipedia"

plym69 aqui nem fazer chamadas de um Tim olha lá chip beta, alpha ou gama.

Moro em São Caetano de Odivelas meu jovem, pois um simples telefone fixo já fica indisponível olha lá telefonia celular, outra informação a Vivo aqui nem a imitação da 3G há só 2G mesmo.

Aqui é apenas Oi e Vivo, a menos de um ano que colocaram também a Claro que em celulares todas são 2G por aqui.

Sem ofensas, mas o pessoal só fala no Pará quando há alguma desgraça, enfim, pensam que "Norte" é escrito com "M".

Renan "o udev é tão bom" que ninguém querer saber o que é, leia o link depois grita ai..., ih quase esqueci...
kkk :)

T+

Sergio Benjamim

Pega esses netbooks com processador Atom que vem com windows 7 (sem comentários... ¬¬) e instala um Linux Mint com Xfce ou Mate, ou até Ubuntu mesmo (12.04) e você irá sentir a diferença... o netbook voa!

Não sei por que na época essas OEM não resolveram largar mão do windows 7 e tentar uma distro decente, como Ubuntu ou tantas outras. Cara, pegaram um SO pesado, incompatível com o hardware, e tentaram descer goela a baixo dos consumidores.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Renan Rischiotto

Não li muito, dei só uma lidinha no link do Viva o Linux que o Arthur postou, e já sei mais ou menos do que se trata.

O "udev" é resposável por gerenciar os dispositivos no GNU/Linux. No Windows precisa de drivers para qualquer dispositivo. Ou seja, esse recurso do Linux é muito bom :)

garfo

830 MB no Windows 7 com aero ativado, sem abrir nenhum programa.

520 MB no ubuntu 12.04, Unity 3D ativado, sem abrir nenhum programa.

Fora o peso no HD: o Windows 7 ocupou quase 10 GB recém-instalado; o ubuntu ocupou menos de 3 GB (a instalação completa dele cabe num pendrive de 4 GB!)

Depois disso tirei minhas conclusões e mandei o Windows pras cucuias.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

arlindofc

No ubuntu o cara vai ter que ter um hardeware mais moderno que vai funcionar a pleno vapor, se quiser ter agilidade e rapidez, teremos que recorrer a distros minimalista, tipo: arch linux, Slackware e o bom e velho debian que sempre será minha distro preferida. Só uso o ubuntu por que a minha conexão é  wireless, mo ubuntu eu encontro mais facilidade, já no debian eu encontro mais desafios.