Particionando ubuntu 6.06

Iniciado por Muniek, 20 de Setembro de 2006, 15:52

tópico anterior - próximo tópico

Muniek

Olá e olá.

A pergunta pode ser bem noob ( porque desconfio que tem um programa que o faça no próprio ubuntu ), mas é necessária.

Andei procurando sobre partições e afins e só achei o padrão para instalar o ubuntu ou para deixar com dois sistemas operacionais.

Meu caso é que não há uma real necessidade de eu utilizar o windows ( pode ser para jogos, mas o cedega e o wine pelo jeito rodam bem os poucos que eu jogo, e s]ao bem poucos mesmo ).

Enfim, indo direto a pergunta.

Estou com o ubuntu 6.06 instalado na máquina (e que sistema operacional) e agora coloquei um hd de 80 giga ( ide ) e tento formatar pelo próprio ubuntu o mesmo ( coisa que daria para fazer no windows, aquele sisteminha lá de botão direito/formatar ). Ele reconhece o hd instalado pelo administração/discos sem problemas, só que o mesmo está sem sistema.

Queria deixar algo como 30 giga em fat 32, outro com 30 giga em fat32 também e o que sobrar em ntfs (caso eu pense em instala o winXP em alguma vida)

Certo, quero saber como fazer isso no ubuntu em si, andei pesquisando muito mas como eu disse, não foram satisfatórias as respostas.

Obrigado pela atenção.

arlei

Se não me falha a memória o Ubuntu não vem com um aplicativo para gerenciamento de partições instalado por default, portanto vc deve instalar um.
No caso como usamos o Gnome aconselho vc instalar o Gnome Parted (GParted) que pode ser feito via apt-get ou mesmo Synaptic.

Citarsudo apt-get install gparted

Com esse programa vc poderá criar as partições desejadas para seu novo HD.

T+
Arlei

rafael###

Cara o próprio Ubuntu 6.06 tem essa opção no live quando vc instala ele vc escolhe como quer o sistema de arquivos partições e etc...

Vc deve ter instalado o Ubuntu formatando o hd inteiro quando instalou por isso não viu isso mas põe o live e coloca pra instala o Ubuntu 6.06 de novo aí quando chegar em uma opção de radio escrita:

Formatar disco inteiro (algo assim)
Editar manualmente a tabela de partições

Vc seleciona o Editar.. e da OK aí vai abri o programa pra vc formatar no sistema q vc quer e a partição q vc quer e talz!

PS: Detalhe, depois de particionar o disco q vc quer sai fora da instalação pq c naum vai instala o Ubuntu d novo e não é o q vc quer :), e tmbm cuidado com o q vc formata pq vc pode perder td c formatar partição errada em!! ;)
Flw espero q ajude!

T mais!

GNU/Linux e SL um novo estilo de vida!!!!!!!!!!

Muniek

Excelente, obrigado pela ajuda.

Para executar o comando é o padrão linux então ?

gparted algumcoisa ? No terminal correto ?

EDIT:

Excelente, já consegui fazer o que queria, muito obrigado novamente.

Muniek

*EDIT*

Problema totalmente resolvido, incluindo acesso aos arquivos e gravação.

Meu medo porém é uma partição de 80 giga totalmente em fat32, isso é realmente possível ?

*Não acreditando*