Erro na hora de atualizar Ubuntu 12.10 para 13.04

Iniciado por mietto_, 24 de Julho de 2013, 10:24

tópico anterior - próximo tópico

mietto_

Bom dia,
estava tentando atualizar meu sistema pelo terminal (sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade), mas logo depois de colocar minha senha, apareceu a seguinte mensagem:
E: Não foi possível obter trava /var/lib/apt/lists/lock - open (11: Recurso temporariamente indisponível)
E: Não foi possível travar o diretório /var/lib/apt/lists/
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11: Recurso temporariamente indisponível)
E: Não foi possível travar o diretório da administração (/var/lib/dpkg/), tem outro processo o utilizando?

como proceder? haha  ???

jkmsjq

Feche todos os aplicativos abertos, ou então, reinicie a sessão e tenta novamente, agora, usando apenas o terminal.

Esse tipo de erro é costumeiro acontecer quando duas ou mais instâncias de instalações que necessitam do acesso root estão em uso simultaneamente.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Renan Rischiotto

Lembrando que o comando para atualizar uma versão do Ubuntu para outra não é sudo apt-get dist-upgrade, esse comando atualiza seus pacotes substituindo os antigos e removendo os que ele achar necessário. Para atualizar o Ubuntu para outra versão, o comando é sudo do-release-upgrade. Mas não é recomendado atualizar o Ubuntu para uma nova versão, se possível, faça uma instalação limpa da versão desejada.

jkmsjq

Citação de: Renan Rischiotto online 24 de Julho de 2013, 17:37
[...]

Mas não é recomendado atualizar o Ubuntu para uma nova versão, se possível, faça uma instalação limpa da versão desejada.

Mas por quê não é recomendado...?!?!?

Isso se aplica se o usuário utiliza muitas PPAs no seu sistema operacional.

Se isso ocorrer, basta remover as PPAs e realizar a atualização normal. O problema é que as pessoas nunca desabilitam, ou mesmo, desinstalam as PPAs. Resultado: dará erro na atualização.

Por esse motivo que não uso PPA...!!!

Renan Rischiotto

jkmsjq

Sei lá, eu vejo pessoas dizendo que é "furada" atualizar o sistema em vez de instalar do zero, eu também tenho esse conceito, por isso eu recomendo para o pessoal, principalmente para quem não gosta de mexer muito no Linux pra ficar removendo PPA pra poder atualizar e talz..

Abs!

jkmsjq

Sigo a filosofia do GNU/Linux que foi feito para ser servidor. E como tal, não ter a necessidade de ficar resetando toda vez que atualizar (exceto kernel), ou então, ficar instalando a cada novo lançamento.

Se for para ficar assim, eu, prefiro ficar no Windows.

Mas isso vai de cada pessoa!

Renan Rischiotto

Linux também é usado (bem melhor que o Windows) como desktop, não?  :o

jkmsjq

Citação de: Renan Rischiotto online 24 de Julho de 2013, 18:39
Linux também é usado (bem melhor que o Windows) como desktop, não?  :o

É usado.

Mas falo da origem do GNU/Linux para ser usado em servidores...

A utilização em desktop é posteriore...