Reparar ubuntu 13.04

Iniciado por jolao, 23 de Julho de 2013, 18:20

tópico anterior - próximo tópico

jolao

Ola pessoal..
Bom depois de luta para poder instalar o ubuntu e suas particoes. instalei aqui é e so alegria, porem me veio a 1º dor de cabeca. de um's dois dias para ca. eu ligo o net e ele liga normal. porem ele trava na area de trabalho. nao deixando eu fazer nada. simplesmente ele responde tipo " aquela barra de lateral do icones" e mais nada. na hora me veio na cabeca. vou rodar um "chkdsk/f /r c:" porem sei que isso e no Ruimdows... no meu caso linux qual o comando para fazer uma reparaçao do sistema. apesar que eu me perco geral nesses nomes de particoes
ate li esse tuto aqui>>http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html.. porem fiquei mais ainda + perdido

depois li esse aqui>>http://www.balochini.com.br/como-reparar-sistemas-linux-com-fsck-paulo-d/
tambem nao funcionou, pois nao aceitou os comando.

Gostaria de saber como eu faço isso o mais facil possivel.
obrigado a todos. vlw

Renan Rischiotto

Olá jolao!

Tente resolver o problema abrindo o terminal (Ctrl + Alt + T) e digitando o comando:

sudo apt-get install -f

Abs!

jolao

Obrigado poir responder "renan"... mas ja tinha testato isso e nao tinha dado resultado, mas de qualquer forma vou postar aqui o resultado que foi:

julio@Julio-ubuntu:~$ sudo apt-get install -f
[sudo] password for julio:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 14 não atualizados.
julio@Julio-ubuntu:~$

assim... para eu poder usar esse net. eu tenho ligar e assim que eu entrar com com a senha ficar digitando "Ctrl + Alt + T"
nao sei porque mas com isso algumas coisas volta a funcionar, tipo... navegador e tal. central de programas nao responder e varias outras coisas.
o que mais eu posso estar fazendo antes de formatar ele de novo, pois nao queria. gastei semanas para deixar ele do jeito que esta hoje, personalizado.
obrigado.

jolao

Entao amigo, obrigado por me ajudar.
Mas assim.. esse comando nao funcionou aqui nao, nao deu resultado, tipo.. passou batido. acho que ele nao foi executado, logou-se romal. e continua o mesmo problema.
o que mais nos podemos tentar?
obrigado

jolao

Muito Obrigado por me ajudarem pessoal...
Porem achei mais pratico comecar do zero a maquina. e a duvida agora e a seguinte?

Mas assim eu tenha mais uma duvida básica quanto à extensao de partiçoes, tipo..
No meu net tenho 320 GB de HD

Coloquei 285gb de home ext4 (meus arquivos , igual ao d : dos Windows) pelo que eu entendi nos tutoriais.

Coloquei 29 Gb para "/" ext2 (sda5) sistema operacional  (que e o mesmo que  o c: do Windows, certo?).

E 5 Gb para SWAP (svda6)

A minha duvida é... Essas partições que eu criei este certo com as suas devidas extensões corretas?
Ou tenho que mudar alguma.
Muito obrigado

rondonbio

o bom, pra ter win junto, é instalar o win do zero, desfragmentar o disco, depois intalar o ubuntu, que vai te perguntar como q quer particionar, sem avacalhar com o win.
Rondon Neto
Veja o site e se sinta em casa!
http://oucoseusproblemas.blogspot.com.br/

jkmsjq

Citação de: jolao online 24 de Julho de 2013, 10:40
[...]

Coloquei 29 Gb para "/" ext2 (sda5) sistema operacional  (que e o mesmo que  o c: do Windows, certo?).

E 5 Gb para SWAP (svda6)

[...]

Coloque tanto a partição (/home), quanto a partição (/) com a extensão ext4

Se você pretende instalar o Windows, é recomendável instalar o Windows primeiro, depois o Ubuntu, e após a instalação do Ubuntu, fazer a recuperação do GRUB seguindo esse tutorial
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

jolao

Citação de: jkmsjq online 24 de Julho de 2013, 14:52
Citação de: jolao online 24 de Julho de 2013, 10:40
[...]

Coloquei 29 Gb para "/" ext2 (sda5) sistema operacional  (que e o mesmo que  o c: do Windows, certo?).

E 5 Gb para SWAP (svda6)

[...]

Coloque tanto a partição (/home), quanto a partição (/) com a extensão ext4

Obrigado por responder.
Mas assim.. qual a diference entre as duas extensoes .. uma e mais rapida do que a outra ou nao? ou é so o modo de armazenamento?
Muito obrigado. vlw

Se você pretende instalar o Windows, é recomendável instalar o Windows primeiro, depois o Ubuntu, e após a instalação do Ubuntu, fazer a recuperação do GRUB seguindo esse tutorial

jkmsjq

Citação de: jolao online 24 de Julho de 2013, 14:59
[...]
Obrigado por responder.
Mas assim.. qual a diference entre as duas extensoes .. uma e mais rapida do que a outra ou nao? ou é so o modo de armazenamento?
Muito obrigado. vlw

[...]

Para entender melhor, dá uma lida nesse link.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz