Instalação do Ubuntu ´´Error I/O, dev sda``

Iniciado por CaioMGBR, 20 de Julho de 2013, 14:14

tópico anterior - próximo tópico

CaioMGBR

Bom dia, já utilizei o Ubuntu antes no meu computador para testar, quando fui instalar mesmo deu erro e deixei de lado. Hoje ainda com o mesmo computador, só que com o Windows 8 desejo instalar o Ubuntu em dual boot, pois não suporto a quantidade de vírus, erros e travamentos do windows. Segue abaixo os passos que fiz, minha configuração de computador e o erro em si:

Primeiro baixei o Universal USB Installer, selecionei a ISO do Ubuntu, selecionei para formatar e criei o pendrive. Quando dou o Boot pelo Pen Drive aparece a primeira tela roxa, clico em enter e escolhe o Português (Brasil), seleciono instalar o Ubuntu no PC e aí acontece o erro.

Na tela preta fica aparecendo as seguintes mensagens, sempre se repetindo:
Read(10): 28 00 3a 38 60 28 00 00 08 00
end_request: I/O error, dev sda, sector 976773167
Buffer I/O error on device sda, logical block 122096645
atal: EH COMPLETE

Já tentei instalar as seguintes versões: Ubuntu  13.10 Desktop i386 e a versão Ubuntu 13.04 Desktop 13.04 amd64
Já utilizei dois pendrives: Verbatim One 1.0 e Kingston Datatraveler G2. Ambos de 16GB, já tentei com Persistent file size e sem. Já tentei pelo DVD e nada.

Sempre ocorre o mesmo erro, estranho é que já rodei uma vez o Live CD e quando selecionei para instalar funcionou, mas quando fui realmente formatar o computador e dividir as partições não funcionou mais, isso tem um ano. Já selecionei um espaço em disco no HD sem formatação no tamanho de 175GB para o Ubuntu.

Sou usuário novo, e não entendo muito do Ubuntu, selecionei o espaço para fazer o Dual Boot com o Win 8, já que preciso dos softwares da Adobe que infelizmente não funcionam no Linux.

Configuração do meu notebook: Asus A42F i5 500GB 4GB
Processador: Intel i5 M460 @ 2.53Ghz
4GB de RAM 1066mhz, HD 500GB 5400rpm
Intel HD Graphics, Tela Led HD 1366x768

Aguardo respostas. Se não for possível utilizar o Ubuntu neste PC por favor me avisem para que eu possa providenciar uma máquina compatível.

Renan Rischiotto

Olá Caio!

Me diga uma coisa...quando baixou a ISO, verificou o MD5 dela para ver se não estava corrompida?
Se não der certo, tente instalar a versão LTS do Ubuntu, 12.04, e veja se o erro persiste.

Abraços!

CaioMGBR

Procurei sobre verificar o MD5 na internet, e só achei utilizando o terminal e não consegui fazer. Não pude colocar os arquivos md5sum porque o fórum não permite. Mas ambos foram baixados diretamente no site da Canonical.

Vou tentar com essa versão 12.04 LTS

Renan Rischiotto

Leia este artigo para saber como baixar e verificar a integridade da ISO do Ubuntu 13.04 ;)

Para o Ubuntu 12.04.

CaioMGBR

Fiz o download do Ubuntu 12.04.2-desktop-amd64. O MD5 deu correto, mas na hora da instalação deu o mesmo erro. Link da imagem:
http://img835.imageshack.us/img835/4108/ee02.jpg
Pelo andar da carruagem ficarei com o Windows 8 mesmo, não tem opção! O Ubuntu é um excelente SO, já usei e gosto muito, mas na instalação já está assim imagino quando estiver instalado. Pelo menos no Windows nunca tive problema na instalação.

Mas se alguém souber como faço para instalar o Ubuntu na minha máquina fico agradecido.

Renan Rischiotto

Sua máquina é nova? Veio com o UEFI em vez da BIOS?

CaioMGBR

Tem dois anos, vem com o Win 7 de fábrica. Tem Bios, e na bios a opção do UEFI Boot, que mantenho desligado.

jkmsjq

Se desativando o UEFI não está conseguindo instalar o Ubuntu, tenta essa dica do colega Sergio Benjamim.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

ylloluis

ola CaioMGBR

isso esta me parecendo uma falha em algum setor do hd como e mostrado no relatorio de erro

CitarRead(10): 28 00 3a 38 60 28 00 00 08 00

aparentemente o seu hd esta indo pro saco....

recomendo um backup assim que possivel e a compra um hd novo

mas antes rode o testdisk para termos certeza.
sistema >---> Debian 8.1

De volta a ação

Renan Rischiotto

Citação de: ylloluis online 20 de Julho de 2013, 16:52
ola CaioMGBR

isso esta me parecendo uma falha em algum setor do hd como e mostrado no relatorio de erro

CitarRead(10): 28 00 3a 38 60 28 00 00 08 00

aparentemente o seu hd esta indo pro saco....

recomendo um backup assim que possivel e a compra um hd novo

mas antes rode o testdisk para termos certeza.

É verdade lol

CaioMGBR

Ainda vou tentar a dica do Sergio Benjamim. Mas não acredito que seja problema no HD, este defeito do Ubuntu ocorre desde a primeira instalação do mesmo, quando o PC estava jovem, no Windows nunca tive qualquer problema relacionado ao HD. Mas de qualquer forma baixei o Testdisk 6.14-WIP. Fiz os seguintes passos:
Create>Disk dev/sda>Proceed> Partiton:Intel > Analyse // Então apareceu a seguinte tela:

Selecionei o Quick Search. Deu tudo Ok na Structure.

Também rodei o teste de memória do Ubuntu, deu tudo ok. Observei que tem umas opções, tipo no F6, opções de boot. Tem opção de instalar OEM. Posso tentar alguma?

CaioMGBR

Tem como instalar o Ubuntu pelo Windows? Alguém sabe mais algum processo que posso tentar?