[RESOLVIDO] Iniciar comando como root quando o sistema iniciar

Iniciado por isaelfm, 17 de Julho de 2013, 10:02

tópico anterior - próximo tópico

isaelfm

Oque eu preciso fazer é que o seguinte comando seja iniciado assim que a maquina for ligada:
opt/lampp/lampp start

Até ai eu sei fazer, o problema é o seguinte, preciso que o comando seja executado como root, tem como fazer isso?  :(
É que complica toda vez que o computador ligar ter que digitar o comando via terminal  :'(

PS uso: Kubuntu

hugoleal85

Você tem que colocar o comando que quiser executar como root na inicialização dentro do arquivo /etc/rc.local. Para isso faça o seguinte:

1) sudo gedit /etc/rc.local  (para abrir o arquivo rc.local)

2) antes da linha exit 0 coloque o comando que voce deseja executar (no seu caso você coloca o comando sudo opt/lampp/lampp start antes da linha indicada )

3) salve e saia.

Reinicie o PC e seja feliz!

Abraço.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

isaelfm

Citação de: hugoleal85 online 17 de Julho de 2013, 10:08
Você tem que colocar o comando que quiser executar como root na inicialização dentro do arquivo /etc/rc.local. Para isso faça o seguinte:

1) sudo gedit /etc/rc.local  (para abrir o arquivo rc.local)

2) antes da linha exit 0 coloque o comando que voce deseja executar (no seu caso você coloca o comando sudo opt/lampp/lampp start antes da linha indicada )

3) salve e saia.

Abraço.
Maravilha funciona desta forma \o/
Obrigado pela ajuda até mais  ;D

Renan Rischiotto

hugoleal85

Citação de: isaelfm online 17 de Julho de 2013, 10:16
Citação de: hugoleal85 online 17 de Julho de 2013, 10:08

1) sudo gedit /etc/rc.local  (para abrir o arquivo rc.local)

3) salve e saia.

Abraço.
Maravilha funciona desta forma \o/
Obrigado pela ajuda até mais  ;D

Disponha companheiro.

Abraço.

Citação de: Renan Rischiotto online 17 de Julho de 2013, 10:29
Por que tudo não é simples assim?  ::)

Acredito que para a maioria dos "problemas" encontrados no Linux há soluções simples e complexas. Qual delas vai ser utilizada, vai depender do "gosto" (e/ou conhecimento) do usuário. Por exemplo, existem várias outras maneiras bem mais complexas de realizar o procedimento acima, porém sempre utilizo (e indico) aquela que é mais simples e direta. A vida já tem complicações e dificuldades demais, então pra quê complicar o que pode ser simples, não?

Abraço.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Renan Rischiotto

CitarA vida já tem complicações e dificuldades demais, então pra quê complicar o que pode ser simples, não?

+1