Consumo excessivo de RAM e processador pelos browsers.

Iniciado por fatecano, 12 de Julho de 2013, 10:31

tópico anterior - próximo tópico

fatecano

Olá, bom dia a todos!

Apenas por curiosidade, como tem sido o consumo de memória RAM e processador com browsers (principalmente), Thunderbird e Everpad com vocês?

Os meus valores estão exageradamente altos ou com vocês também está algo parecido?

O Chrome fica dividido em vários processos que, somando todos, ficam em torno de 400 megas.

O Firefox fica nesse mesmo nível e o Opera varia bastante entre 350 e quase 700 megas.

Basicamente, em todos os navegadores eu uso os mesmos complementos: WOT, Bit.ly, LastPass, AdBlock e Evernote Web Clipper.

Em todos os casos, esse consumo de RAM se manteve quando fechei as abas e fiquei apenas com uma aberta.

O Thunderbird costuma variar entre 400 a 750 megas, mas já chegou a passar de 800.

O Inkscape com apenas uma imagem já chegou a quase 1 giga.

Uso o Everpad como cliente do Evernote, mas tenho que fechá-lo constantemente pelo Monitor do Sistema, pois o processo everpad-provider também consome bastante.

O problema disso tudo é que o meu notebook é antigo e fica extremamente lento.

Os dois núcleos do processador estão sempre entre 85% e 100% da capacidade máxima.

Tenho reiniciado o notebook com bastante frequência durante o dia, assim como rodando o BleachBit várias vezes por dia.

Esse tipo de consumo tem acontecido com vocês por ai também?

Uso o Ubuntu 13.04 na versão 32 bits.

Obs.: moderação, fiquei meio na dúvida se esse é o melhor local para essa pergunta.

Renan Rischiotto

O consumo de memória dos navegadores é alto mesmo.
Em todos os casos, esse consumo de RAM se manteve quando fechei as abas e fiquei apenas com uma aberta.

Que eu sabia, isso se dá somente com o Chrome/Chromium, você pode desativar isso!, nunca usei Opera no Linux, então não sei dizer...

Poderia nos dizer as especificações de seu hardware para que possamos lhe ajudar?

irtigor

O firefox é o navegador com o consumo mais inteligente de memória, nos testes costuma ficar sempre na frente, nesse quesito. De qualquer forma, a quantidade vai variar de acordo com as páginas e extensões, hoje muitos sites fazem uso pesado de javascript, então até certo ponto é normal.

O inkscape carrega todas as fontes na memória durante sua iniciação, fora que quanto mais complexa a imagem, maior vai ser a quantidade de cálculos (e memória), então o valor vai variar mesmo.

isaelfm

Bem aqui o Chromium costuma usar mais ou menos 30/50MB por aba aberta. O meu processador um Pentium Dual Core, fica em torno de 9/12% de uso de um núcleo e 3,2% do outro. E olha que ainda uso o Kubuntu, a versão do ubuntu que vem com desktop padrão KDE, que os outros usuários dizem ser mais pesado que Gnome.
No momento estou com 8 abas abertas, o consumo de memória está em 800mb contado com tudo que está aberto, inclusive player de áudio. (meu computador tem 2GB de ram ddr3 + 1gb de swap que nunca é nem usado).

Renan Rischiotto

isaelfm

Citação de: Renan Rischiotto online 16 de Julho de 2013, 23:10
Nunca usei KDE, parece ser bem bonito '-'
É muito bonito mesmo, se assemelha muito ao windows 7, mas ao mesmo tempo não parece o windows, porque é muito funcional e leve. Recomendo testar a nova versão do Kubuntu. Mas isso é assunto para outro tópio  :P

isaelfm

Citação de: Arthur Bernardes online 16 de Julho de 2013, 23:12
Citação de: Renan Rischiotto online 16 de Julho de 2013, 23:10
Nunca usei KDE, parece ser bem bonito '-'

E bem pesado!! ;D
Não achei pesado, e olha que minha máquina tem um hardware um pouco modesto, mas não recomendo para notebooks, netbooks, devboards, e semelhantes. Nesses casos eu ficaria com o Xfce (Xubuntu)  :-*

fatecano

Gente, peço mil desculpas pela demora na resposta.

Quanto ao consumo excessivo de memória, fiquei tão irritado que acabei formatando.

Não tive paciência nem para fazer um backup direito, pois a lentidão era extremamente grande.

Melhorou bastante com a formatação.

Nesse momento, estou com duas abas do Chrome e o Thunderbird aberto e o consumo de cada núcleo está ficando em torno de 70%.

A RAM está em 1,4 GB e a Swap 355,8 MB.

Creio que o consumo ainda esteja um pouco alto, mas está aceitável ainda.

Gostaria de usar o Everpad (cliente do Evernote), mas o consumo dele também é pesado ao rodar em segundo plano.

Sinceramente, estou vendo que 2 GB de RAM e processador de 1,73 GZz (2 núcleos) é muito pouco para os padrões de hoje. :/

Abraços

isaelfm

Citação de: fatecano online 17 de Julho de 2013, 00:35
Gente, peço mil desculpas pela demora na resposta.

Quanto ao consumo excessivo de memória, fiquei tão irritado que acabei formatando.

Não tive paciência nem para fazer um backup direito, pois a lentidão era extremamente grande.

Melhorou bastante com a formatação.

Nesse momento, estou com duas abas do Chrome e o Thunderbird aberto e o consumo de cada núcleo está ficando em torno de 70%.

A RAM está em 1,4 GB e a Swap 355,8 MB.

Creio que o consumo ainda esteja um pouco alto, mas está aceitável ainda.

Gostaria de usar o Everpad (cliente do Evernote), mas o consumo dele também é pesado ao rodar em segundo plano.

Sinceramente, estou vendo que 2 GB de RAM e processador de 1,73 GZz (2 núcleos) é muito pouco para os padrões de hoje. :/

Abraços

Meu processador tem dois nucleos de 1.80 gthz, e memória 2GB ddr3, já testou sua memória ram com algum utilitário para este fim?

fatecano

CitarMeu processador tem dois nucleos de 1.80 gthz, e memória 2GB ddr3, já testou sua memória ram com algum utilitário para este fim?

Sinceramente, não tinha pensado nisso.

É uma boa ideia!

Obrigado!  :)

Não conheço nenhum utilitário desses, mas vou dar uma pesquisada.

Renan Rischiotto

CitarNão conheço nenhum utilitário desses, mas vou dar uma pesquisada.

Todas as distros Linux, no menu de instalação do sistema, pelo DVD, tem uma opção para testar as memórias =) (o Ubuntu não sei se tem mais)

hugoleal85

Citação de: fatecano online 17 de Julho de 2013, 00:35

Abraços

Utilizo o Mint 13 MATE num PC com CPU intel Core2Solo (single Core) 1,4 GHz e 2 GB de ram e funciona muito bem. Já com outros ambientes mais pesados (Gnome-shell e Unity) a coisa complica.

Você está utilizando o Unity? Em caso positivo, já experimentou trocar para um ambiente mais leve (Xfce ou MATE, por exemplo)?
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

hugoleal85

Citação de: Renan Rischiotto online 17 de Julho de 2013, 16:40
Core2Solo

What?  :o

Sim, Core2Solo. É um netbook MSI X340 com CPU Intel SU3500.

É um PC razoavelmente antigo, porém com desempenho bem superior a grande maioria dos demais netbooks.

Segue um link com mais informações dele:
http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16834152113
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

ricsdeol88

Ambos os brownser Chrome e Firefox vai ficando gordos(consumindo memória ram) com o tempo de uso de ficar abrindo e fechando aba ele não diminui o consumo de memória pelo que verifiquei no seu comportamento então quando ver que brownser esta bem gordo apenas reinicie.

Sobre o alto consumo de processamento uma palavra: flash

Só para constar meu firefox esta com 588MB e o thunderbird 120MB ...