Alterar a saída de video.

Iniciado por Sayad, 07 de Julho de 2013, 06:45

tópico anterior - próximo tópico

Sayad

Olá a todos, sou novo no fórum, e no sistema linux também. Há algum tempo venho enfrentando problemas para utilizar o ubuntu, algumas semanas atrás, instalei o linux aqui em casa, com uma certa dor de cabeça (problemas com o GRUB, mas tá tudo resolvido :) (+XP)) e tal. Ia tudo muito bem, até que um amigo me chama para ir à faculdade dele para estudar e me mostrar algumas coisas sobre o sistema, chegando lá quando vou ligar meu notebook, mostra aquela primeira tela de inicialização do ubuntu(aquela roxa, com a logo), e a tela de repente fica preta(na tela de login), o computador continua ligado. Tive a ideia de ligar o notebook a um dos monitores da sala, e pronto, a imagem aparece. No meu quarto, eu utilizo o notebook ligado à uma tv Sony bravia 32 via hdmi, com mouse e teclado, então eu configurei o sistema para deixar a exibição somente no monitor, a tela do notebook só serve como auxiliar em algumas ocasiões. Mas o problema disso tudo é: Não consigo utilizar meu notebook sem um monitor externo !!! Quando estou fora de casa, o sistema inicia e fica preta a tela, e não tem reza braba pra mudar isso. No windows eu tenho tudo configurado já, a tecla para trocar de monitores do notebook funciona, e ainda tenho o atalho Windows + P. Gostaria de saber se alguém conhece algum atalho semelhante, ou alguma configuração que eu possa fazer para que a saída de vídeo seja escolhida de uma maneira mais "inteligente" (Afinal, jogar a imagem para a saida HDMI, sem nada plugado, é meio besta, não ?). Espero que possa encontrar respostas, já procurei bastante, até com alguns amigos mais experientes, e nada.

P.S.: Desculpe-me se o relato tenha ficado grande, é para evitar que não fique claro meu problema.

EdvaldoSCruz

Citação de: Sayad online 07 de Julho de 2013, 06:45
Olá a todos, sou novo no fórum, e no sistema linux também. Há algum tempo venho enfrentando problemas para utilizar o ubuntu, algumas semanas atrás, instalei o linux aqui em casa, com uma certa dor de cabeça (problemas com o GRUB, mas tá tudo resolvido :) (+XP)) e tal. Ia tudo muito bem, até que um amigo me chama para ir à faculdade dele para estudar e me mostrar algumas coisas sobre o sistema, chegando lá quando vou ligar meu notebook, mostra aquela primeira tela de inicialização do ubuntu(aquela roxa, com a logo), e a tela de repente fica preta(na tela de login), o computador continua ligado. Tive a ideia de ligar o notebook a um dos monitores da sala, e pronto, a imagem aparece. No meu quarto, eu utilizo o notebook ligado à uma tv Sony bravia 32 via hdmi, com mouse e teclado, então eu configurei o sistema para deixar a exibição somente no monitor, a tela do notebook só serve como auxiliar em algumas ocasiões. Mas o problema disso tudo é: Não consigo utilizar meu notebook sem um monitor externo !!! Quando estou fora de casa, o sistema inicia e fica preta a tela, e não tem reza braba pra mudar isso. No windows eu tenho tudo configurado já, a tecla para trocar de monitores do notebook funciona, e ainda tenho o atalho Windows + P. Gostaria de saber se alguém conhece algum atalho semelhante, ou alguma configuração que eu possa fazer para que a saída de vídeo seja escolhida de uma maneira mais "inteligente" (Afinal, jogar a imagem para a saida HDMI, sem nada plugado, é meio besta, não ?). Espero que possa encontrar respostas, já procurei bastante, até com alguns amigos mais experientes, e nada.

P.S.: Desculpe-me se o relato tenha ficado grande, é para evitar que não fique claro meu problema.

Já leu esse ítem, caso não, baixe e leia: 53) Manual de funcionamento(instrução) específico do Ubuntu
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Arthur Bernardes

Amigo, faltou informações sobre sua placa de vídeo e qual sistema está utilizando. Execute os seguintes comandos abaixo e cole aqui os resultados dentro da tag "code" .

sudo lshw -C video
lspci | grep "VGA"
xrandr
uname -r
cat /etc/issue

Abra no menu de configurações "Monitores" e tente-os configurar ali.

Sayad

Arthur, estou utilizando o ubuntu 12.04 em um HP Pavillion dv5-2060br, aqui o que foi pedido.

root@Sayad-PC:/home/daniel# lshw -C video
 *-display              
      description: VGA compatible controller
      product: Core Processor Integrated Graphics Controller
      vendor: Intel Corporation
      physical id: 2
      bus info: pci@0000:00:02.0
      version: 02
      width: 64 bits
      clock: 33MHz
      capabilities: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
      configuration: driver=i915 latency=0
      resources: irq:42 memory:b0000000-b03fffff memory:a0000000-afffffff ioport:3050(size=8)

root@Sayad-PC:/home/daniel# lspci | grep "VGA"
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 02)

xrandr
Screen 0: minimum 320 x 200, current 1920 x 1080, maximum 8192 x 8192
LVDS1 connected (normal left inverted right x axis y axis)
   1366x768       59.6 +
   1360x768       59.8     60.0 
   1024x768       60.0 
   800x600        60.3     56.2 
   640x480        59.9 
VGA1 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)
HDMI1 connected 1920x1080+0+0 (normal left inverted right x axis y axis) 708mm x 398mm
   1920x1080      60.0*+   50.0     30.0     24.0     30.0     25.0 
   1920x1080i     23.3 
   1280x1024      60.0 
   1280x720       30.0     60.0     50.0     24.0 
   1440x576       25.0 
   1024x768       60.0 
   1440x480       30.0 
   800x600        60.3 
   720x576        50.0 
   720x480        59.9 
   640x480        60.0     59.9 
DP1 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)

root@Sayad-PC:/home/daniel# uname -r
3.5.0-36-generic

root@Sayad-PC:/home/daniel# cat /etc/issue
Ubuntu 12.04.2 LTS \n \l

Quanto a apostila edvaldo, eu to com ela aqui na minha mesa, mas ela só explica como utilizar a ferramenta "displays", o que acredite, não ta resolvendo.

cajaboy

Será que você não ativou a opção do fn + f alguma coisa para progetor?
Caso sim, ele realmente fica apagado, é só teclar as teclas fn e a correspondente do projetor= datashow.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Arthur Bernardes

Dentro das configurações de "Monitor" tem opção para tudo isso. Dê uma certificada.

jkmsjq

No meu notebook para poder funcionar corretamente, tenho que conectar o projetor na saída VGA e somente depois iniciar a máquina.

Aí funciona perfeitamente...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Arthur Bernardes

Nem sempre, em algumas vezes, o sistema pode dividir sua tela no meio, e ficar um lado de imagem e um lado preto, é melhor, conectar o monitor (VGA externo) com o computador ligado e depois alterar as configurações em "Monitores". :)