( Resolvido ) problemas com arquivos .tar.gz

Iniciado por Esp, 04 de Julho de 2013, 19:47

tópico anterior - próximo tópico

Esp

boa noite, baixei um programa com a extensão tar.gz. extrai ela pela arquitetura gráfica, fui para o terminal para instalar e entrei na pasta onde ela se encontra apliquei o comando: sudo apt-get install (nome do programa) .tar.gz.
e vem a mensagem que o arquivo não pode ser encontrado. depois apliquei o comando: sudo apt-get update e o upgrade, e tentei novamente instalar, mas tambem sem sucesso.

aguem pode me dar uma dica de como posso fazer.   acontece o mesmo com o adobe que baixei para assistir video do youtube.

obg.

jkmsjq

Instale

sudo apt-get update && sudo apt-get install build-essential

Depois execute dentro da pasta onde está o programa os seguinte comandos:

./configure
make
sudo make install

Vê se funciona.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Arthur Bernardes

Parece que ele tentou usar o apt-get para instalar um pacote binário. :P

irtigor

Leia o arquivo readme que deve estar dentro do diretório descompactado, ou veja no próprio site como é o processo.

Esp

o processo do primeiro comando foi ok.
entrei na pasta e o comando ./configure mandou a seguinte mensage: bash: ./configure: Arquivo ou diretório não encontrado
e os outros seguintes tambem.

Arthur Bernardes

Repito o que irtigor disse, leia o readme que deve conter dentro do diretório do pacote.

Esp

certo vou fazer isso. mas poderiam me dizer qual o comando para ver as pastas dentro dos diretorios de eu estou.
tipo se estou no documentos gostaria de ver os outros diretorios para poder acessalos
obg

haereticus

Qual programa tá tentando instalar ?

Talvez possamos lhe passar o link do .deb que é automaticamente instalado no ubuntu ou até mesmo pelo terminal.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Esp

oh brother obrigado! eu to tentando instalar o adobe que veio para os videos do youtube. cliquei no link do video, baixou mas não ta rolando a instalação. desconpactou legau mas o comando ./configure não ta funcionando. tentei tambem com o comando( auto-apt run ./configure ) e tambem não deu.

haereticus

você tá falando do flash player ?

Abre o terminal e digita isso :

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras non-free-codecs libdvdcss2 faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unrar unace-nonfree vlc

Instalará codecs, extras e o flash.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Esp

essa é a mensagem que recebi com a linha de comando:

Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
O pacote libdvdcss2 não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte

E: Impossível encontrar o pacote non-free-codecs
E: O pacote 'libdvdcss2' não tem candidato para instalação

haereticus

Abre a central de programas do ubuntu e procura por estes dois pacotes :

Ubuntu-restricted-extras

e

Flash

Manda instalar os 2.

Arthur Bernardes

Ou melhor.

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras flashplugin-installer

Renan Rischiotto

Qual é galera, vamos entregar o ouro  ::)

http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-13-04-raring-ringtail-mp3-flash-java

Se não quiser ler o artigo, basta executar esses comandos para ter muitos codecs e plug-ins:

sudo -E wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/raring.list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update

Depois:

sudo apt-get install arj faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac flashplugin-installer gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-ugly icedax id3v2 lame libdvdcss2 libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 non-free-codecs p7zip p7zip-full p7zip-rar regionset sox ubuntu-restricted-extras unace-nonfree unrar uudeview vorbis-tools x264

Lembrando que é para o Ubuntu 13.04.

Arthur Bernardes

Bem lembrado amigão.

Mas parece que é nada mais do que o comando que o haereticus passou.

Mas parece que tem o Medibuntu adicionalmente.