[Resolvido] Placa de vídeo para resolução alta

Iniciado por promurilo, 02 de Julho de 2013, 18:04

tópico anterior - próximo tópico

promurilo

Olá a todos.

Tenho um computador com processador Intel Core I3. O desempenho é bom, e roda bem o Linux, sem problemas. A placa de vídeo é uma GeForce 8400 GS. O desempenho dela seria ótimo, se não fosse o monitor, que tem resolução de 1680 x 1050. Com uma resolução dessas, o desempenho cai bastante.

Gostaria de saber qual placa de vídeo seria ideal para rodar o KDE 4, com todos os efeitos, e ainda jogar jogos em 3D, mas que não tivesse um custo tão assustador...

O KDE roda bem nessa placa de vídeo. Mas alguns efeitos visuais não tem um bom desempenho nela, como o efeito borrar. A edição de imagens é tranquila também, mas gostaria de obter um pouco mais de desempenho, diminuindo um pouco os lags.

Eu notei que a placa mãe tem dois slots PCIe. É possível usar duas placas de vídeo e combinar os seus efeitos, para melhorar o desempenho? E se sim, as placas precisam ser iguais? O Ubuntu/Kubuntu têm suporte para isso? Se é possível isso no Linux, qual é o procedimento? Vale a pena?

Muito obrigado a todos.

jkmsjq

Quanto está disposto a investir?

Tem preferência por NVidia ou ATI?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Arthur Bernardes

Mas amigo, ele cita que é uma GeForce 8400 GS, não é Nvidia?

promurilo, execute dois comandos para nós e poste os resultados aqui.

sudo lshw -C video
lspci | grep "VGA"

jkmsjq

Citação de: Arthur Bernardes online 02 de Julho de 2013, 19:17
Mas amigo, ele cita que é uma GeForce 8400 GS, não é Nvidia?
[...]

Arthur olha o que ele comenta:

Citação de: promurilo online 02 de Julho de 2013, 18:04
[...]

Gostaria de saber qual placa de vídeo seria ideal para rodar o KDE 4, com todos os efeitos, e ainda jogar jogos em 3D, mas que não tivesse um custo tão assustador...

[...]

Para se indicar o que seria ideal para o caso dele, é necessário nos informar qual preferência de placa gráfica ele tem e quanto ele está disposto a investir.

promurilo

Muito obrigado pelas respostas. Aqui está o que pediram.

Saída do comando:
sudo lshw -C video

*-display               
       description: VGA compatible controller
       product: GT218 [GeForce 8400 GS Rev. 3]
       vendor: NVIDIA Corporation
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:01:00.0
       version: a2
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress vga_controller bus_master cap_list rom
       configuration: driver=nvidia latency=0
       resources: irq:16 memory:f6000000-f6ffffff memory:e0000000-efffffff memory:f2000000-f3ffffff ioport:cc00(size=128) memory:f7d00000-f7d7ffff

Saída do comando

lspci | grep "VGA"

01:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation GT218 [GeForce 8400 GS Rev. 3] (rev a2)

Eu gostaria de investir até R$ 400,00, mais ou menos. Andei pesquisando na Internet por preços, e vi que placas numa faixa de R$ 200,00 são equivalentes à minha, eu acho. Será que numa faixa de preço de R$ 400,00 a R$ 500,00 encontro uma boa placa para o meu computador?

promurilo

Esqueci de dizer que tenho preferência pela NVidia. Parece que o suporte dela no Linux é melhor que a ATI, ou estou enganado? Sempre usei placas de vídeo da NVidia.

ylloluis

Citação de: promurilo online 03 de Julho de 2013, 10:53
Esqueci de dizer que tenho preferência pela NVidia. Parece que o suporte dela no Linux é melhor que a ATI, ou estou enganado? Sempre usei placas de vídeo da NVidia.
ola promurilo

humm eu te recomendaria uma nvidia geforce GTS450 que fica no patamar disponivel

colega essa placa tem um otima perfomance mas caso queira mais por menos eu te recomendaria uma ati HD 6770
sistema >---> Debian 8.1

De volta a ação

promurilo

Obrigado pela resposta, ylloluis.

Essa placa HD 6770 é fácil de instalar no Kubuntu 13.04?

Aqui perto de casa encontrei também a ATI Radeon HD 7770 e a HD 7750 (ambas em uma faixa de R$ 500,00 a R$ 600,00 - um pouco salgado para mim). Elas são boas placas? Possuem boa compatibilidade com o Linux (Kubuntu 13.04)?

Encontrei também uma NVidia GeForce GT 430, pela metade do preço aproximadamente das duas acima... Mas tenho receio de comprar a mais barata e acabar dando tudo no mesmo.

ylloluis

Citação de: promurilo online 03 de Julho de 2013, 13:45
Obrigado pela resposta, ylloluis.

Essa placa HD 6770 é fácil de instalar no Kubuntu 13.04?

Aqui perto de casa encontrei também a ATI Radeon HD 7770 e a HD 7750 (ambas em uma faixa de R$ 500,00 a R$ 600,00 - um pouco salgado para mim). Elas são boas placas? Possuem boa compatibilidade com o Linux (Kubuntu 13.04)?

Encontrei também uma NVidia GeForce GT 430, pela metade do preço aproximadamente das duas acima... Mas tenho receio de comprar a mais barata e acabar dando tudo no mesmo.
ola promurilo

as ATI Radeon HD 7770 e a top de linha da ATI ate agora

eu iria de ATI pois algumas placas nvidia podem ter problema com a instalação de drivers no ubuntu.
sistema >---> Debian 8.1

De volta a ação

Arthur Bernardes

Eu tenho uma HD 4550, custa na faixa dos R$:200,00, a instalação dos drivers é um pouco chata, mas o suporte da Nvidia, eu considero melhor, tenho uma Geforce 310M.

jkmsjq

Citação de: promurilo online 03 de Julho de 2013, 10:50
[...] Será que numa faixa de preço de R$ 400,00 a R$ 500,00 encontro uma boa placa para o meu computador?

Com essa faixa de preço exista uma variação considerável nas placas de vídeos.

Para o valor especificado existe esas opções:

Opção 1: GeForce GTX 550 TI

Opção 2: GeForce GTX 650

Entre as opções, eu iria coma segunda, pois são 192 bits.

jkmsjq

Citação de: promurilo online 03 de Julho de 2013, 10:50

[...]

width: 64 bits

Esse o problema da sua placa de vídeo. Ela é de 64 bits e está dando gargalo no seu hardware.

Por isso ratifico a minha sugestão de adquirir uma placa de 192 bits. Ficará com uma folga por uns 5 ou 6 anos ainda (desde que não seja um gamer muito entusiasta...)

Arthur Bernardes

Ainda não sei, mas acho que minha Nvidia e minha ATI são 64 Bits, e rodam o Unity maravilhosamente bem.

Renan Rischiotto

CitarGostaria de saber qual placa de vídeo seria ideal para rodar o KDE 4, com todos os efeitos, e ainda jogar jogos em 3D, mas que não tivesse um custo tão assustador...

Amigo, falo isso com certeza: a melhor placa de vídeo custo x benefício atualmente na NVIDIA é a 660TI, mas talvez seja um pouco mais cara do que você pretende gastar, mas é uma ótima placa.

Arthur Bernardes

O único triste é que o suporte da ATI não é igual o da Nvidia. =/