O preço da liberdade e do código aberto!

Iniciado por Renan Rischiotto, 29 de Junho de 2013, 20:57

tópico anterior - próximo tópico

haereticus

Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Creto

Concordo..., mas não com todo o conteúdo.

T+

Renan Rischiotto

Citação de: Creto online 29 de Junho de 2013, 21:10
Concordo..., mas não com todo o conteúdo.

T+

Diga o que você não concorda para discutirmos rsrs

Creto

Dizer:
CitarJá deu para ter uma ideia do que é ser comunidade, citei acima questões que podem melhorar drasticamente o mundo OpenSource, se todos nós entendermos que pessoas utilizam o tempo de descanso, almoço ou até daquele feriado para produzir algo para você e eu usarmos, vamos ter a consciência de que é nosso dever entrar na dança, por a mão na massa e assim colaborar de alguma forma.

Não, não é dever de ninguém!

E depois continuar sugerindo que por isso estriamos desrespeitando:
CitarMas é preciso entender que algumas pessoas precisam ter os esforços respeitados.

Afinal, seria um preço mais caro do que usar o software proprietário, esse tal preço pela liberdade.

Desculpem, mas sou assim, nasci para discordar de tudo.

T+

rudregues

Acho que o objetivo do texto é incentivar a colaboração.

Já reportei bugs de impressão da epson L200 no Ubuntu, já reportei outros bugs, já reportei bugs que não eram bugs e sim uso incorreto de algum programa e até entrei em listas de discussão do software GNU Octave (muito bom para computação numérica). Entre outras formas de colaboração como tutoriais, dicas etc.
      Mas o que eu tenho mais orgulho até hoje foi um bug que eu ajudei a resolver. Um programa chamado OpenAstro, que a minha mãe usa no trabalho dela (astrologia) não carregava no precise pangolin, então eu abri o código fonte e comecei a caçar o erro. Foi difícil, mas comnsegui e inclusive aprendi a "quebrar" pacotes debian no meio do caminho. Aqui a solução http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2006496&page=2&p=12213168#post12213168

Pra mim, colabora que quer colaborar e está disposto a isso. Existem pessoas que apenas querem usar o sistema e pronto, nada de mexer, procurar resolver as coisas etc. É a escolha de cada um que deve guiar suas atitudes, não devemos ser forçados porque é "algo bonito" ou "algo certo". Minha mãe usa LibreOffice, OpenAstro, Firefox, Ubuntu etc e não acho que ela deveria ser obrigada a colaborar com a comunidade. Por outro lado, eu gosto de ajudar de vez em quando e se tem algo que eu sei que eu posso fazer e talvez ninguém mais faça, vale a pena investir um tempinho. Cheguei a pesquisar sobre a criação de pacotes para o Octave, mas achei muito difícil e deixei de lado por enquanto, afinal temos que fazer as coisas de forma viável.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Renan Rischiotto

Citação de: Creto online 29 de Junho de 2013, 21:35
Dizer:
CitarJá deu para ter uma ideia do que é ser comunidade, citei acima questões que podem melhorar drasticamente o mundo OpenSource, se todos nós entendermos que pessoas utilizam o tempo de descanso, almoço ou até daquele feriado para produzir algo para você e eu usarmos, vamos ter a consciência de que é nosso dever entrar na dança, por a mão na massa e assim colaborar de alguma forma.

Não, não é dever de ninguém!

E depois continuar sugerindo que por isso estriamos desrespeitando:
CitarMas é preciso entender que algumas pessoas precisam ter os esforços respeitados.

Afinal, seria um preço mais caro do que usar o software proprietário, esse tal preço pela liberdade.

Desculpem, mas sou assim, nasci para discordar de tudo.

T+

Hmm...

Eu acho que o texto quer dizer é se a pessoa tiver condições de ajudar, é meio que o "dever" dela de ajudar, pois usa software livre que é feito por voluntários que poẽm a mão na massa, então seria mais justo contribuirmos, mesmo que seja um pouco, se a pessoa quiser e puder.

rudregues

Estatísticas do ciclo de desenvolvimento do kernel 3.9

Empregados mais ativos
Por linhas alteradas
Intel                            75386   10.1%
Renesas Electronics         66290   8.8%
Wind River              50740   6.8%
Red Hat                    48424   6.5%
(None)                         38479   5.1%
SUSE                      38361   5.1%
(Unknown)                    32336   4.3%
Texas Instruments    32333   4.3%
ImaginationTechnologies 27883   3.7%
NVidia                    26935   3.6%
Synopsys                    20298   2.7%
Samsung                    19555   2.6%
Broadcom                    17755   2.4%
VMWare                    16332   2.2%
IBM                            16313   2.2%
Linaro                    13794   1.8%
QLogic                    11460   1.5%
VisionEngravingSystems 10731   1.4%
Google                    10581   1.4%
Marvell                     8210   1.1%

Em vermelho, unknown e none, o que vocês acham que são? Quase 10% do código do kernel 3.9 foi desenvolvido por desenvolvedores independentes voluntários. Isso é muita coisa, sem brincadeira.

Creto

Citação de: Renan Rischiotto online 29 de Junho de 2013, 21:56
Hmm...

Eu acho que o texto quer dizer......
O que está escrito nele e ponto.

Citação de: Renan Rischiotto online 29 de Junho de 2013, 21:56
...um pouco, se a pessoa quiser e puder.
Desculpem reli já com os óculos e não li essa parte, portanto como disse reafirmo: "Concordo, mas não com todo o conteúdo".

Inquisidor, é esse o preço pela liberdade? Novamente perguntei.

T+

rudregues

Agora, outra coisa importante: não é necessário que existam usuários colaborativos reportando bugs etc em qualquer software. Um software pode ser desenvolvido por uma empresa que tem infraestrutura para testar o programa e aperfeiçoá-lo, mesmo sendo software livre. Afinal, pra isso não é necessário usar licensas proprietárias. Um exemplo disso é o próprio kernel linux atualmente, onde diversas empresas colaboram para desenvolvê-lo, tenho certeza que isso não iria parar caso a comunidade parasse colaborar ativamente, apesar de tornar mais lento esse desenvolvimento.

Por outro lado, existem programas que são totalmente desenvolvidos pela comunidade. Nesses programas, se os colaboradores cessarem suas atividades, o desenvolvimento estagnará.

Bom, acho que nestes três post's consegui mostrar bem a minha posição quanto a esse assunto. Como conclusão, acho que o mais importante é saber que sempre teremos um grupo de usuários comuns, em de usuários colaboradores e um de usuários desenvolvedores em software livre.