Restauração imagem Clonezilla para uma partição maior

Iniciado por lgubolin, 28 de Junho de 2013, 21:52

tópico anterior - próximo tópico

lgubolin

Fiz uma imagem do Ubuntu 12.04 através do Clonezilla e reparticionei todo o HD, apenas mantendo o Windows 7 no lugar. Porém agora não consigo restaurar a imagem do Clonezilla para uma partição maior. Já li o FAQ do Clonezilla e lá informa para deixar a opção -r, mas não funciona. Eu recebo uma mensagem de erro na restauração dizendo que se estou tentando restaurar a imagem para uma partição maior, devo consultar o site Clonezilla.com. Mas não consegui a solução.

EdvaldoSCruz

Citação de: lgubolin online 28 de Junho de 2013, 21:52
Fiz uma imagem do Ubuntu 12.04 através do Clonezilla e reparticionei todo o HD, apenas mantendo o Windows 7 no lugar. Porém agora não consigo restaurar a imagem do Clonezilla para uma partição maior. Já li o FAQ do Clonezilla e lá informa para deixar a opção -r, mas não funciona. Eu recebo uma mensagem de erro na restauração dizendo que se estou tentando restaurar a imagem para uma partição maior, devo consultar o site Clonezilla.com. Mas não consegui a solução.

Uma dúvida que tive. Por que você criou uma imagem do Ubuntu 12.04 PP LTS se já há disponível no site da canonical para download e instalação ?
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

irtigor

Pelo o que eu li do faq, e já imaginava, a maneira mais simples é restaurar do jeito que foi salvo, e depois com o gparted, ajustar os tamanhos. Fora isso, você pode escrever a nova tabela de partição, por fora, e usar a opção "-k" na hora de restaurar (junto com a "-r"), ou "-r" e "-k1" pra ele tenta adivinhar, como a nova tabela deveria ser.

Cláudio Novais

@irtigor, exatamente!

Nunca estive perante essa situação pois o Backup que faço é sempre para o mesmo disco. No entanto, parece-me que o melhor será mesmo aplicar um restauro normal e depois com o Gparted aumente conforme as necessidades. É que caso contrário o Clonezilla teria de ter um sistema de gerenciamento de partições para você escolher onde expandir, o que não é o foco desse programa.

Já agora, quem quiser ver como restaurar imagens eu fiz um vídeo demonstrativo (que não inclui a parte do Gparted referida):
http://www.youtube.com/watch?v=hPsGf7h5OBs

lgubolin

Obrigado pela ajuda. Eu fiz isso pois gosto de configurar e personalizar o Ubuntu 12.04 e depois fazer o backup. Como ele estava na última partição, resolvi reparticionar todo o disco e aumentar seu espaço, pois estava pequeno para o Ubuntu e grande para o Windows 7. Com o dropbox no Ubuntu, o espaço foi acabando. Mas já entendi, o melhor mesmo é restaurar o backup na partição de mesmo tamanho. Como o Ubuntu é super didático, graças a vocês também, pois sempre temos as respostas na internet, reinstalei o Ubuntu na partição maior e reconfigurei como gostaria. Agora está melhor que antes, pois vamos aprendendo com os erros. Obrigado a todos!  ;D

EdvaldoSCruz

Citação de: lgubolin online 30 de Junho de 2013, 17:52
Obrigado pela ajuda. Eu fiz isso pois gosto de configurar e personalizar o Ubuntu 12.04 e depois fazer o backup. Como ele estava na última partição, resolvi reparticionar todo o disco e aumentar seu espaço, pois estava pequeno para o Ubuntu e grande para o Windows 7. Com o dropbox no Ubuntu, o espaço foi acabando. Mas já entendi, o melhor mesmo é restaurar o backup na partição de mesmo tamanho. Como o Ubuntu é super didático, graças a vocês também, pois sempre temos as respostas na internet, reinstalei o Ubuntu na partição maior e reconfigurei como gostaria. Agora está melhor que antes, pois vamos aprendendo com os erros. Obrigado a todos!  ;D

De nada  :D e não esqueça de mudar o tópico para [Resolvido]
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.