Privilégios de Administrador

Iniciado por marceloassilva, 27 de Junho de 2013, 10:16

tópico anterior - próximo tópico

marceloassilva

Pessoal, estou com alguns problemas e espero que algum usuario mais avançado possa me ajudar, no notebook tem apenas um usuario cadastrado e consequentemente tem eu apenas como administrador, já havia configurado a senha de root, mas agora não estou conseguindo usar os comandos no terminal como sudo, verifiquei que minha conta foi alterada de administrado para normal, os unicos procedimentos relativos  ao sistema foram:

* adicionar minha conta no grupo VBOxuser, devido ao VirtualBox;
* fiz algumas tentativas para reativar o Amarok, que por ventura está com problemas e não consigo abri-lo, sempre que acesso ele inicia mas logo em seguida fecha ( quem puder  ajudar neste item também agradeço);
* atualizações do sistema;

para ajudar estes procedimentos de atualizações e consertos foram feitos nos ultimos tres dias.

assim gostaria de retornar meus privilégios de administrador.

ps: ao usar o como sudo su no terminal ele retornar que o usuario não está no arquivo sudoers, já tentei alguns comando para adicionar meu usuario no arquivo mas este acesso está negado.

Espero uma ajuda de vocês.

kalix

Configurações dos sistema> contas de usuários ja tentou mudar de usuário padrão para administrador?

marceloassilva

infelizmente não tem esta opção, ah estou no Ubuntu 13.04

marceloassilva

Kalix, depois de sua observação consegui mudar para administrador (obrigado), mas quando tento acessar o terminal via sudo su o sistema me volta com esta mensagem:
"user não está no arquivo sudoers. Este incidente será reportado."

irtigor

Digite "groups", no terminal, e mostre a saída aqui.

marceloassilva

esta é a saída
marcelo vboxusers

irtigor

Você removeu os grupos do seu usuário, muito provavelmente fez errado o processo pra adicionar o "VBOxuser". O grupo "sudo" é o que te dá direitos de administrador, mas o seu usuário deveria fazer parte de vários outros.

marceloassilva

Obrigado pela atenção irtigor, mas tem como eu resolver este meu erro?

irtigor

Use um livecd ou o modo de recuperação, pra conseguir usar o modo administrativo. E de lá adicione os grupos faltantes.

kalix

Acessando o console  no teclado faça  Ctrl Alt T entre com comando:

acesse como root  com o comando:
su
Se não der certo ative a senha para acessar como root
com o comando
sudo passwd root
e depois de acessar como root
sudo visudo

logo abaixo da linha root ALL=(ALL) ALL
adiocione nome de seu usuário ALL=(ALL) ALL

aperte Ctrl O e depois Ctrl x e confirme

marceloassilva

Muito Obrigado ao Irtigo e muitissimo Obrigado Kalix, meu problema em relação ao sudo su foi resolvido, agora não sei se vocês sabem resolver meu problema a respeito do amarok.

irtigor

A ideia é que está aqui: https://help.ubuntu.com/community/LiveCdRecovery

Pro amarok, rode-o no terminal, e veja se aparece alguma mensagem útil.

marceloassilva

não sei se fiz certo mas entrei no terminal e digitei "amarok" e eis o resultado...

root@Marcelo-Note:/home/marcelo# amarok
QDBusConnection: session D-Bus connection created before QCoreApplication. Application may misbehave.
unnamed app(31333): KUniqueApplication: Cannot find the D-Bus session server:  "Did not receive a reply. Possible causes include: the remote application did not send a reply, the message bus security policy blocked the reply, the reply timeout expired, or the network connection was broken."

unnamed app(31332): KUniqueApplication: Pipe closed unexpectedly.

irtigor

Já arrumou o problema dos grupos com um livecd?

marceloassilva

Citação de: irtigor online 27 de Junho de 2013, 15:07
Já arrumou o problema dos grupos com um livecd?

Já segui as dicas do Kalix e já consigo entrar no terminal como superadministrador!