Servidor de arquivos

Iniciado por AdemilsonMoreira, 24 de Junho de 2013, 10:55

tópico anterior - próximo tópico

AdemilsonMoreira

Estou iniciando com linux (pode-se dizer que não tenho nenhum conhecimento a respeito), mas gostaria de aprender e me aprofundar no assunto.

Pois bem, para iniciar tenho algumas dúvidas, que julgo serem primárias, porém eu não sei a resposta.

1 - Eu gostaria de criar um servidor de arquivos em linux e com estações windows (xp, 7, 8). Qual versão devo instalar ? Eu posso usar uma versão gráfica ou para servidores é recomendado ambiente texto ? Qual a diferença entre uma e outra ? Como sou usuário windows visualizo um servidor instalado a partir de uma versão gráfica, porém os servidores linux que já vi são todos ambiente texto.

obrigado pelas considerações.

Arthur Bernardes

Você quem sabe o melhor para você.

Em ambos os casos, terá que instalar o Servidor de Arquivos Samba.

AdemilsonMoreira

Arthur, obrigado pelo retorno.

Era uma grande dúvida (usar modo gráfico ou texto). Tentarei montar com um em texto. você pode me indicar qual versão utilizar ?
Peço desculpa pelas perguntas iniciais, podem parecer bobas, mas é de quem não conhece...

Arthur Bernardes

Bom, com Ambiente Gráfico para você que é iniciante é mais fácil para configurar, tem editores de texto gráficos, são mais simples de configurar.

Mas em Modo Texto, terá que se fechar apenas ao terminal, editores de texto em modo texto como nano, vi, vim, pico entre outros.

Em todos os casos, como será para servidor, use uma versão LTS, que é estável.