Duvida instalação php, mysql e apache

Iniciado por Raioafredo, 19 de Junho de 2013, 17:27

tópico anterior - próximo tópico

Raioafredo

Estou começando a estudar php e me deparei com o problema de instalação do mesmo para poder estudar.
Achei o seguinte tutorial no viva o linux que pareceu ótimo

CitarPHP + Apache + MySQL no Ubuntu 12.04 - Instalação rápida

Um ÚNICO comando para tudo.

Instalação dos pacotes necessários. No terminal, digite:

$ sudo apt-get install mysql-server apache2 libapache2-mod-php5 php5 php5-mysql phpmyadmin

Pronto! Só isso.

A dica acabaria aqui. Se não precisássemos configurar...

Vamos lá. Sigam os passos das instalações.

Escolha uma senha para o banco de dados MySQL, NÃO DEIXE EM BRANCO, pode ser "123456", mas não deixe em branco.

Vai ser solicitado que servidor você quer configurar, escolha o Apache2.

O pacote phpmyadmin precisa ter uma base de dados instalada e configurada antes ser utilizado.

- Configurar a base de dados para phpmyadmin com dbconfig-common?

Escolha: SIM

Depois será perguntado sobre a senha do root do banco de dados que você escreveu.

Digite a senha do MySQL que você já havia escolhido.

Depois será solicitado para escrever uma senha para o usuário 'phpmyadmin' que será criado, ele terá acesso administrativo ao banco de dados. Aconselho escrever uma senha diferente do root.

Obs.: Este usuário 'phpmyadmin' pode ser usado para acessá-lo.

Por fim, digite o comando abaixo para saber se o 'phpmyadmin' está OK.

Se receber a resposta TUDO OK, então deu tudo certo.

Obs.: As 4 linhas abaixo são um único comando. Você deve copiar toda a linha o colá-la no terminal.

$ [ -f /etc/apache2/conf.d/phpmyadmin.conf ] && \
if egrep 'conf.d' /etc/apache2/apache2.conf; \
then clear;echo -e '\nTUDO OK\n'; \
else clear;echo -e '\nNAO ESTA CERTO\n'; fi

Bom, neste momento você já pode testar o Apache no seu navegador, digitando, no terminal:

$ firefox 127.0.0.1

Ou ainda:

$ firefox 127.0.0.1/phpmyadmin

Agora, se preferir... Podemos configurar as permissões.

Vamos configurar as permissões do diretório do Apache.

Para resolver isso, existem várias formas. Podemos fazer a seguinte:
Criar um grupo de usuários que poderão ter acesso ao "/var/www/" e mudar o grupo do "/var/www/" para este grupo novo.
Ou aplicar uma permissão especial para todos os arquivos que forem criados dentro deste diretório.

Vou abordar apenas a primeira forma.

Execute todo comando abaixo. Se o resultado for sucesso... então deu tudo certo!

Obs.: As 3 linhas abaixo são um único comando. Você deve copiar todas antes de colar no terminal.

$ sudo addgroup web && sudo chown -R :web /var/www && \
sudo chmod 2775 /var/www && \
echo 'operacao realizada com sucesso' || echo 'operacao falhou'

Agora vamos adicionar o seu usuário ao grupo:

$ sudo gpasswd -a onomedoseuusuario web

Teste se você já está no grupo executando o comando abaixo (com o seu usuário comum):

$ groups | grep web

Caso ainda não esteja no grupo, será necessário que você entre novamente no sistema com seu usuário para que o Ubuntu reconheça as configurações deste. Este probleminha pode acontecer, não é incomum.

$ gnome-session-save --force-logout

Entre novamente e pronto!

Se tudo estiver certo, você poderá executar o comando abaixo como seu usuário comum. O que você adicionou no grupo web.

Criando arquivo "teste.php" no diretório do Apache:

$ echo -e '<?php phpinfo(); ?>' > /var/www/teste.php

Agora podemos testar acessando "http://localhost/" ou "http://localhost/teste.php"

Pronto! Espero que tenha dado certo com todos.

Mas comigo a partir do "Se receber a resposta TUDO OK, então deu tudo certo.

Obs.: As 4 linhas abaixo são um único comando. Você deve copiar toda a linha o colá-la no terminal.

"
Ja não funcionou mais, além disso eu coloquei uma senha horrivel no primeiro passo e não consigo mudar nem dando um purge para desinstalar o programa.
Alguem sabe um modo para eu onseguir fazer funcionar? Qualquer dica é valida
Espero q o mundo um dia se veja com os mesmos olhos que eu o vejo, assim todos veremos que futilidades, são apenas futilidades e os sentimentos são a unica coisa que realmente importa.

zekkerj

CitarJa não funcionou mais
O que aconteceu, exatamente?

Citaralém disso eu coloquei uma senha horrivel no primeiro passo
Assuma que a senha está perdida, e use o procedimento do MySQL para resetá-la.
http://bit.ly/16YsflB ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Raioafredo

Primeiramente desculpa pelas cores.... Achei que ficaria melhor para visualizar...  :-[
Segundo A partir do paço que falei não aparece as mensagens que tinham que aparecer e não da para dar continuidade.
Instalei o Xampp e usei o código para por senha de segurança em tudo mas o tutorial que esta acima não funcionou comigo
Espero q o mundo um dia se veja com os mesmos olhos que eu o vejo, assim todos veremos que futilidades, são apenas futilidades e os sentimentos são a unica coisa que realmente importa.

zekkerj

Mas, você não está executando o tutorial do início? Esse tutorial é para instalação do LAMP, não do Xampp...
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Arthur Bernardes

O mais simples para instalar o LAMP, não é sudo apt-get update && sudo apt-get installl lamp-server^ phpmyadmin?

Raioafredo

Citação de: zekkerj online 22 de Junho de 2013, 22:48
Mas, você não está executando o tutorial do início? Esse tutorial é para instalação do LAMP, não do Xampp...
Eu fiz o tutorial do inicio com o Lampp mesmo, depois que não consegui desisti e instalei o Xampp.
Aproveitando...
Tem diferença entre eles?

zekkerj

Deve haver... ou não seriam dois sistemas com nomes diferentes.

pedrodelfino

Tem um passo a passo bem legal para instalar um servidor web no Ubuntu e hospedar varios: http://e-tinet.com/linux/instalar-servidor-web-ubuntu/ recomendo

Citação de: Raioafredo online 19 de Junho de 2013, 17:27
Estou começando a estudar php e me deparei com o problema de instalação do mesmo para poder estudar.
Achei o seguinte tutorial no viva o linux que pareceu ótimo

CitarPHP + Apache + MySQL no Ubuntu 12.04 - Instalação rápida

Um ÚNICO comando para tudo.

Instalação dos pacotes necessários. No terminal, digite:

$ sudo apt-get install mysql-server apache2 libapache2-mod-php5 php5 php5-mysql phpmyadmin

Pronto! Só isso.

A dica acabaria aqui. Se não precisássemos configurar...

Vamos lá. Sigam os passos das instalações.

Escolha uma senha para o banco de dados MySQL, NÃO DEIXE EM BRANCO, pode ser "123456", mas não deixe em branco.

Vai ser solicitado que servidor você quer configurar, escolha o Apache2.

O pacote phpmyadmin precisa ter uma base de dados instalada e configurada antes ser utilizado.

- Configurar a base de dados para phpmyadmin com dbconfig-common?

Escolha: SIM

Depois será perguntado sobre a senha do root do banco de dados que você escreveu.

Digite a senha do MySQL que você já havia escolhido.

Depois será solicitado para escrever uma senha para o usuário 'phpmyadmin' que será criado, ele terá acesso administrativo ao banco de dados. Aconselho escrever uma senha diferente do root.

Obs.: Este usuário 'phpmyadmin' pode ser usado para acessá-lo.

Por fim, digite o comando abaixo para saber se o 'phpmyadmin' está OK.

Se receber a resposta TUDO OK, então deu tudo certo.

Bom, neste momento você já pode testar o Apache no seu navegador, digitando, no terminal:

$ firefox 127.0.0.1

Ou ainda:

$ firefox 127.0.0.1/phpmyadmin

Agora, se preferir... Podemos configurar as permissões.

Vamos configurar as permissões do diretório do Apache.

Para resolver isso, existem várias formas. Podemos fazer a seguinte:
Criar um grupo de usuários que poderão ter acesso ao "/var/www/" e mudar o grupo do "/var/www/" para este grupo novo.
Ou aplicar uma permissão especial para todos os arquivos que forem criados dentro deste diretório.

Vou abordar apenas a primeira forma.

Execute todo comando abaixo. Se o resultado for sucesso... então deu tudo certo!

Obs.: As 3 linhas abaixo são um único comando. Você deve copiar todas antes de colar no terminal.

$ sudo addgroup web && sudo chown -R :web /var/www && \
sudo chmod 2775 /var/www && \
echo 'operacao realizada com sucesso' || echo 'operacao falhou'

Agora vamos adicionar o seu usuário ao grupo:

$ sudo gpasswd -a onomedoseuusuario web

Teste se você já está no grupo executando o comando abaixo (com o seu usuário comum):

$ groups | grep web

Caso ainda não esteja no grupo, será necessário que você entre novamente no sistema com seu usuário para que o Ubuntu reconheça as configurações deste. Este probleminha pode acontecer, não é incomum.

$ gnome-session-save --force-logout

Entre novamente e pronto!

Se tudo estiver certo, você poderá executar o comando abaixo como seu usuário comum. O que você adicionou no grupo web.

Criando arquivo "teste.php" no diretório do Apache:

$ echo -e '<?php phpinfo(); ?>' > /var/www/teste.php

Agora podemos testar acessando "http://localhost/" ou "http://localhost/teste.php"

Pronto! Espero que tenha dado certo com todos.

Mas comigo a partir do "Se receber a resposta TUDO OK, então deu tudo certo.

"
Ja não funcionou mais, além disso eu coloquei uma senha horrivel no primeiro passo e não consigo mudar nem dando um purge para desinstalar o programa.
Alguem sabe um modo para eu onseguir fazer funcionar? Qualquer dica é valida

-----------------------------------------------------
Venha conhecer e Ebook GRÁTIS do Curso Linux Ubuntu. http://e-tinet.com/curso-linux-ubuntu/
-----------------------------------------------------