[Resolvido] - Problema com partições

Iniciado por Julian Cabral, 19 de Junho de 2013, 10:10

tópico anterior - próximo tópico

Julian Cabral

Bom dia,

quando instalei o Ubuntu ao lado do Windows 7, ficaram 5 partições primárias no hd do meu notebook:
-uma de Recuperação do Windows 7 - 15 GB aproximadamente,
-uma reservada ao sistema - acredito que seja a tal MBR - 100 MB,
-uma do Windows 7 (C:) - 250 GB,
-uma do Swap do Ubuntu - 2 GB, e
-uma do Ubuntu - 30 GB.
 Após algum tempo de uso, o espaço que eu havia deixado para o Ubuntu mostrou-se insuficiente e tentei então expandi-lo. Fui no gerenciador de discos do próprio Windows 7 e diminuí o tamanho de sua respectiva partição, porém ao tentar aumentar o tamanho da partição do Ubuntu percebi que não conseguia, ficando aquele espaço dimunuído do Windows 7 sem alocação. Se tentasse criar um novo volume nessa partição, recebia a mensagem de que não podia criar mais partições, pois 5 era o limite.
 Pesquisando na internet, li sobre um tal de EseUS Partition Master e resolvi tentar usá-lo. Instalei-o no Win 7 e tentei de várias maneiras excluir aquela partição não alocada, mas não teve jeito. Porém, com o tal programa eu consegui criar um novo volume (que eu não conseguia no gerenciador de discos do Win 7). Ficou criado daí, um 6º volume, no formato lógico, de 25 GB (que era o espaço não alocado).
 Quando reiniciei o notebook veio a bomba: unknown filesystem> grub rescue.
 Acessei pelo Live Dvd do Ubuntu e verifiquei que todos os arquivos ainda estão intactos, inclusive o Nautilus conseguiu montar a partição "Arquivos" (foi como nomeei o novo volume). Só que, ao acessar o GParted na intenção de excluir esta fatídica partição, para que o notebook voltasse ao normal, ele não reconhece as partições do hd. Aparece o hd e a informação de que ele está todo "unallocated".
 Queria saber se alguém conhece uma maneira de resolver sem precisar formatar ou reinstalar os sistemas. Até já dei uma pesquisada na web e aqui mesmo no fórum, mas não encontrei nenhuma situação semelhante. O mais próximo disso que achei foi a questão de reinstalar o grub, mas não sei se isso resolveria.

Gostaria de enfatizar que sou iniciante, e desde já, agradecer por toda compreensão e colaboração.

sigur

Pelo live cd, você precisa recuperar o grub. Procure aqui no fórum que tem bastante tópicos sobre isso.

zekkerj

Há informações importantes nesse HD? Se houver, aconselho que você não tente fazer a recuperação sozinho.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

clodoaldops

-se o ubunt está instalado recupere o grub usando o live-dvd e reinicie o pc
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona/

-depois de reiniciar o pc entrar no ubuntu >> abra terminal >> rode comando : sudo update-grub
-reinicie pc >> escolha windows ou linux

Julian Cabral

Então, o grub foi a primeira coisa que pensei. Quando acessei pelo live-cd, até tentei atualizar o grub, mas deu erro, provavelmente porque não haja mais grub instalado.
    Não tive tempo ontem, mas hoje vou tentar reinstalar o grub, conforme recomendado por vocês.
    Agora, eu só tinha ficado com dúvida por causa do fato de o GParted não ter reconhecido as partições quando acessei pelo live-cd, como eu mencionei acima. Vou tentar e mais tarde posto o resultado.
    Valeu.

Julian Cabral

Deu certo. Reinstalei o grub e pronto, tá iniciando normal. O Gparted continua não reconhecendo as partições, mas por enquanto fica assim.
Obrigado pela colaboração.