Controle de PSX na paralela

Iniciado por MalGaniz, 18 de Setembro de 2006, 00:57

tópico anterior - próximo tópico

Rwainder Miller

tem como jogar com os analogicos e com motores? se souber me fale por favor
valeu

Polaco

Citação de: Rwainder Miller online 16 de Novembro de 2006, 04:28
valeu

Ainda não testei os analógicos, mas a probabilidade de funcionar é grande, porém o que com certeza não vai funcionar é a função "rumble" (vibração) devido a problemas físicos mesmo, a menos que você possua um adaptador com alimentação externa de energia.

O problema é que a porta paralela não fornece energia suficiente para os motores de vibração funcionarem, e isto independe de sistema operacional.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Rwainder Miller

Citação de: Polaco online 16 de Novembro de 2006, 08:12
valeu

Ainda não testei os analógicos, mas a probabilidade de funcionar é grande, porém o que com certeza não vai funcionar é a função "rumble" (vibração) devido a problemas físicos mesmo, a menos que você possua um adaptador com alimentação externa de energia.

O problema é que a porta paralela não fornece energia suficiente para os motores de vibração funcionarem, e isto independe de sistema operacional.
eu sei desse datalhe,conheço esse esquema a muito tempo,eu consigo fazer funcionar os motores no ePSXe do windows,só nunca vi um programa que funcione isso no linux

Polaco

Citação de: Rwainder Miller online 16 de Novembro de 2006, 08:48
Citação de: Polaco online 16 de Novembro de 2006, 08:12
valeu

eu sei desse datalhe,conheço esse esquema a muito tempo,eu consigo fazer funcionar os motores no ePSXe do windows,só nunca vi um programa que funcione isso no linux

Não sei qual é o plugin que você está utilizando em seu emulador, mas dê uma testada no padjoy, pelo o que eu pesquisei agora, ele configura os manches analógicos do controle do Playstation.

Visite a página http://www.ammoq.com/ para mais informações e o download do mesmo. ;)

Rwainder Miller

Citação de: Polaco online 16 de Novembro de 2006, 09:23
Não sei qual é o plugin que você está utilizando em seu emulador, mas dê uma testada no padjoy, pelo o que eu pesquisei agora, ele configura os manches analógicos do controle do Playstation.

Visite a página http://www.ammoq.com/ para mais informações e o download do mesmo. ;)
amigo me da uma ajuda como instalar esse driver,não consegui compreender aqueles textos pois estavam em ingles
valeu

Rwainder Miller

puts esto vendo que não vou poder usar os controles que tenho aqui,tudo que tentei nada funciona
o meu PSX da paralela é um PSX normal (não-analogico)+um psx analógico no mesmo conector.
qualquer um que tento nada funciona,por favor alguem que souber como fazer isso ou saber algum lugar que ensine (menos aquele tutorial do morimoto,pois o tutorial não funciona!).
jogar ePSXe,zsnes e outros emuladores pelo teclado é muito chato,suplico a ajuda de quem puder ajudar
valeu

Polaco

Olá, desculpa não ter respondido antes, passei o fim de semana inteiro longe da internet.

Bem, vamos lá:

Primeiro de tudo, você "matou" o módulo "lp" e carregou o "joydev" como o colega MalGaniz havia instruído?

sudo rmmod lp
sudo modprobe gamecon mp=0,7,0,0,0,0

Se está tudo certo, vamos ao próximo passo, que é opcional, o controle do Playstation normal funciona sem problemas sem usar este plugin alternativo, mas caso você ainda o queira, baixe o arquivo padJoy082.tgz que está na página que eu lhe passei, descompacte e execute o comando make.

Depois de compilar, entre no diretório e copie o arquivo libpadJoy-0.8.so para o diretório "plugins" do epsxe.

O próximo passo é entrar novamente no diretório onde o driver foi compilado e copiar para a pasta "cfg" do emulador o arquivo cfgPadjoy.

Pronto! o novo plugin estará compilado e instalado, podendo ser configurado pelo próprio emulador.  ;D

Rwainder Miller

Citação de: Polaco online 20 de Novembro de 2006, 08:24
Olá, desculpa não ter respondido antes, passei o fim de semana inteiro longe da internet.

Bem, vamos lá:

Primeiro de tudo, você "matou" o módulo "lp" e carregou o "joydev" como o colega MalGaniz havia instruído?

sudo rmmod lp

Se está tudo certo, vamos ao próximo passo, que é opcional, o controle do Playstation normal funciona sem problemas sem usar este plugin alternativo, mas caso você ainda o queira, baixe o arquivo padJoy082.tgz que está na página que eu lhe passei, descompacte e execute o comando make.

Depois de compilar, entre no diretório e copie o arquivo libpadJoy-0.8.so para o diretório "plugins" do epsxe.

O próximo passo é entrar novamente no diretório onde o driver foi compilado e copiar para a pasta "cfg" do emulador o arquivo cfgPadjoy.

Pronto! o novo plugin estará compilado e instalado, podendo ser configurado pelo próprio emulador.  ;D

bem o comando
$ sudo modprobe gamecon mp=0,7,0,0,0,0
FATAL: Error inserting gamecon (/lib/modules/2.6.17-10-386/kernel/drivers/input/joystick/gamecon.ko): Unknown symbol in module, or unknown parameter (see dmesg)

ta saindo esse erro. o engraçado que esses meus joystick eu havia passado trabalho para configurar ele no windows tambem,era um driver especial que eu usava (não lembro agora),mas ele nada mais é que um normal+um analogico na mesma porta paralela

do que pode ser esse erro? se tenho que mudar os numeros:0,7,0,0,0,0 eles são referentes a que?
muito obrigado

Polaco

Citação de: Rwainder Miller online 20 de Novembro de 2006, 08:41
Citação de: Polaco online 20 de Novembro de 2006, 08:24

Bem, vamos lá:

sudo rmmod lp

bem o comando
$ sudo modprobe gamecon mp=0,7,0,0,0,0
FATAL: Error inserting gamecon (/lib/modules/2.6.17-10-386/kernel/drivers/input/joystick/gamecon.ko): Unknown symbol in module, or unknown parameter (see dmesg)

ta saindo esse erro. o engraçado que esses meus joystick eu havia passado trabalho para configurar ele no windows tambem,era um driver especial que eu usava (não lembro agora),mas ele nada mais é que um normal+um analogico na mesma porta paralela

do que pode ser esse erro? se tenho que mudar os numeros:0,7,0,0,0,0 eles são referentes a que?
muito obrigado

Opa! Desculpa o erro foi meu, li denovo o que eu tinha postado e vi que o comando está errado, o correto é:

sudo modprobe gamecon  map=0,7,0,0,0,0

Faltou um "a" no comando.  :-[

Pode fazer, com certeza agora ele irá carregar o módulo!

Você havia perguntado sobre o que significava esses números, não? não tenho certeza sobre todos, mas eles indicam para o módulo o tipo do controle e quantidade que será utilizada, no exemplo o número 7, significa que será utilizado um joystick de playstation, se fosse 1, significaria que o joystick instalado na porta paralela é de snes, e por aí vai.

Rwainder Miller

Citação de: Polaco online 20 de Novembro de 2006, 13:42
Opa! Desculpa o erro foi meu, li denovo o que eu tinha postado e vi que o comando está errado, o correto é:

sudo modprobe gamecon  map=0,7,0,0,0,0

Faltou um "a" no comando.  :-[

Pode fazer, com certeza agora ele irá carregar o módulo!

Você havia perguntado sobre o que significava esses números, não? não tenho certeza sobre todos, mas eles indicam para o módulo o tipo do controle e quantidade que será utilizada, no exemplo o número 7, significa que será utilizado um joystick de playstation, se fosse 1, significaria que o joystick instalado na porta paralela é de snes, e por aí vai.
eba agora carregou o modulo porem xjoypad não funciona aqui tentei o padjoy081, PadAnalogic01, PadAnalogic02 e outros usando o compilado ou compilando mas da na mesma,os botões simplesmente não fazem nada
será que é conflito por ser analogico + não analogico ?

acabei achando uma pagina que fala sobre esse comando a pouco vi que no meu caso seria:
0,7,7

mas não vou desistir tão cedo disso
muito obrigado

Beer

como eu carrego o gamecon no edgy?

root@zangetsu-desktop:/home/rodrigo# modprobe gamecon
FATAL: Error inserting gamecon (/lib/modules/2.6.17-10-generic/kernel/drivers/input/joystick/gamecon.ko): No such device
Linux User #413416

Rwainder Miller

Citação de: Beer online 21 de Novembro de 2006, 22:22

FATAL: Error inserting gamecon (/lib/modules/2.6.17-10-generic/kernel/drivers/input/joystick/gamecon.ko): No such device
leia os 2 topicos acima do que você postou que você sabera a reposta, incrivel as vezes a preguiça toma conta

Beer

Citação de: Rwainder Miller online 22 de Novembro de 2006, 08:02

leia os 2 topicos acima do que você postou que você sabera a reposta, incrivel as vezes a preguiça toma conta

A preguiça toma conta? Se vc nao entendeu nao funciona o comando, nao carrega o modulo!!

root@zangetsu-desktop:/home/rodrigo# modprobe gamecon map=0,7,0,0,0,0
FATAL: Error inserting gamecon (/lib/modules/2.6.17-10-generic/kernel/drivers/input/joystick/gamecon.ko): Device or resource busy

Abraço!
Linux User #413416

Polaco

Citação de: Beer online 26 de Novembro de 2006, 09:45
Citação de: Rwainder Miller online 22 de Novembro de 2006, 08:02

A preguiça toma conta? Se vc nao entendeu nao funciona o comando, nao carrega o modulo!!

root@zangetsu-desktop:/home/rodrigo# modprobe gamecon map=0,7,0,0,0,0
FATAL: Error inserting gamecon (/lib/modules/2.6.17-10-generic/kernel/drivers/input/joystick/gamecon.ko): Device or resource busy

Abraço!

Beer, você matou o módulo lp antes de carregar o gamecon? Tudo indica que não, talvez seja por isso que o colega Rwainder disse que você não havia lido o tópico inteiro...  :P

MalGaniz

Ae pessoal, queria agradecer o Polaco por estara ajudando a galera! vlw Polaco!!!

Gente, não se esqueçam de adicionar algumas coisas no script de inicialização, se não, tudo o que vcs fizerem não terá valor algum, por exemplo, se vc remove o lp vc necessáriamente necessita de comentar a linha no script de modules: sudo nano /etc/modules

# /etc/modules: kernel modules to load at boot time.
#
# This file contains the names of kernel modules that should be loaded
# at boot time, one per line. Lines beginning with "#" are ignored.

#lp
psmouse
nvidia
gamecon map=0,7,0,0,0,0
usblp0

Resumindo, se seu modules estiver assim, significa que está tudo bem e o controle está funcionando perfeitamente XD