Driver open source X Driver proprietário

Iniciado por Renan Rischiotto, 13 de Junho de 2013, 21:17

tópico anterior - próximo tópico

Renan Rischiotto

Gostaria de saber se realmente o driver proprietário de vídeo dá bem mais desempenho ao sistema...aqui eu não vejo diferença, mas talvez em jogos pode ser que sim...alguém poderia informar se aumenta a performance do sistema?

Eliseu Carvalho

garfo

Os drivers em código fechado da Nvidia e Ati parecem ser bem mais incrementados e têm maior chance de funcionarem a contento que as tentativas abertas. Os driver da Intel são neutros, ambos (código fechado e aberto) parecem ser satisfatórios. Depende de todo o conjunto do hardware também.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Renan Rischiotto

Renan Rischiotto

Citação de: garfo online 13 de Junho de 2013, 21:25
Os drivers em código fechado da Nvidia e Ati parecem ser bem mais incrementados e têm maior chance de funcionarem a contento que as tentativas abertas. Os driver da Intel são neutros, ambos (código fechado e aberto) parecem ser satisfatórios. Depende de todo o conjunto do hardware também.

Hmm...

Eliseu Carvalho

Renan Rischiotto

garfo

Citação de: Renan Rischiotto online 13 de Junho de 2013, 22:08

A sua resposta foi diferente da dele  ::)

Acho que o colega eliseu quis dizer é que depende do hardware da placa de vídeo, se é Intel, ou Nvidia, ou Ati, ou SiS...

Tem algumas que liberam o código, e aí dá pra fazer drivers em código aberto. Tem outras (Nvidia, SiS) que o driver aberto é feito por engenharia reversa (pesquise sobre o que é isso, é um lance bem louco que os programadores fazem!), e por isso vários recursos do driver fechado são capados ou não implementados. Sacou?
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Renan Rischiotto

Citação de: garfo online 13 de Junho de 2013, 23:34
Citação de: Renan Rischiotto online 13 de Junho de 2013, 22:08

A sua resposta foi diferente da dele  ::)

Acho que o colega eliseu quis dizer é que depende do hardware da placa de vídeo, se é Intel, ou Nvidia, ou Ati, ou SiS...

Tem algumas que liberam o código, e aí dá pra fazer drivers em código aberto. Tem outras (Nvidia, SiS) que o driver aberto é feito por engenharia reversa (pesquise sobre o que é isso, é um lance bem louco que os programadores fazem!), e por isso vários recursos do driver fechado são capados ou não implementados. Sacou?

Saquei  :)

niquelnausea

em alguns modelos de placas da nvidia, principalmente as mais antigas, o desempenho do drive nouveau (aberto) é igual ao drive fechado (fornecido pela própria nvidia). para o uso do sistema no dia a dia, não percebi diferenças.
meus testes foram feitos em duas placas, uma nvidia 8400gs e uma 9500gt. não possuo fontes com analises técnicas  ou testes de benchmark, mas pelo que venho lendo ao longo de alguns anos, os drives abertos já tem condições de oferecer suporte adequado a maioria das placas no mercado.

Sergio Benjamim

Citação de: niquelnausea online 14 de Junho de 2013, 20:19
em alguns modelos de placas da nvidia, principalmente as mais antigas, o desempenho do drive nouveau (aberto) é igual ao drive fechado (fornecido pela própria nvidia). para o uso do sistema no dia a dia, não percebi diferenças.
meus testes foram feitos em duas placas, uma nvidia 8400gs e uma 9500gt. não possuo fontes com analises técnicas  ou testes de benchmark, mas pelo que venho lendo ao longo de alguns anos, os drives abertos já tem condições de oferecer suporte adequado a maioria das placas no mercado.

Estou com uma Nvidia GeForce4 MX - nForce GPU, e o nouveau deixou muito a desejar, não dava nem para configurar a resolução. Instalei o driver da NVidia, um antigo (96.43.23), e até que está rodando bem. Tinha um computador com vídeo ATI, antigo também, e o driver open source rodava até que bem, e o fechado não deu nem para instalar, porque a ATI tira suporte de placa antiga (Nvidia manda bem nesse quesito, suporte à placas legadas).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

carlos.bagiston

Aqui os dois funcionaram parecido. Porém, achei interessante é que quando instalo os drivers proprietários, a função cubo no desktop, só funciona com o cubo, já o cilindro e a esfera, mesmo configurando os atalhos certos no teclado não funcionam no KDE 4, e com os drivers genéricos funcionam, isso achei meio estranho, deve ser alguma configuração mas não achei aqui.
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.