Triplo boot : Windows 8, Windows 7 e Ubuntu 13.04

Iniciado por Schild, 13 de Junho de 2013, 18:01

tópico anterior - próximo tópico

Schild

Boa tarde, pessoal!

Eu sou novo no Ubuntu e até mesmo no forum do mesmo. E aqui estou para lhes dizer: é uma beleza o nosso Ubuntu (13.04).
Meu PC estava chato, só com o Windows 7 "ativado", então recebi um e-mail da Microsoft me oferecendo o Win 8 PRO por apenas
R$ 69,00, como eu nunca tinha instalado na minha máquina um produto original e odiava o tal de Linux, acabei comprando e instalando. Mas deixei o Windows 7 na partição que estava e instalei o W8 em outra. Quando reiniciei a máquina pela primeira vez durante a instalação, percebi que o Win 8 tomava conta do boot da máquina oferecendo a possibilidade de escolher um sistema operacional para iniciar. Aí, navegando na internet ouvi e vi propagandas sobre o novo Ubuntu 13.04... bem estou cansado agora... em breve continuarei esta postagem... ( é que trabalho com informática e chegou serviço). Só para dar um trailer: consegui colocar o Ubuntu no boot do Windows e agora me da a opção de usar qualquer um dos tres SOs.
tudo na mesma tela, aquela azul do W8, agora estou realizado, pois não tinha encontado nada na web que me desse a opção de triple boot, somente de dual: um só windows e o ubuntu..Agora uso os tres sistemas sem problemas, uma beleza.. he he he ... Até mais...

Se você precisa ainda usar os Windows, ou tem medo de usar só o Linux (Ubuntu) e não quer ter dois computadores para usar os tres SOs. leia abaixo com atenção:

1) Tenha, ou instale o Windows 8 em uma partição do seu HD (pode ser de no mínimo 160 GB), na outra partição instale o Windows 7. Bem quando voce ligar o computador irá aparecer uma tela azul claro do W8 com a opção de escolher entre o Windows 8 ou o 7. Até aí tudo bem, nada de novo, não é mesmo?! OK. Agora vamos ao que interessa: Instalar o Ubuntu na mesma máquina sem precisar de muitos conhecimentos e  manobras de formatação ou criação de partições complicadas para nós os iniciantes:
São necessárias algumas coizinhas, tipo  ter outro HD disponivel a mão para começarmos.

1 - Instale este disco no PC ligando corretamente os cabos Sata ou IDE e não esqueça de ligar na fonte tambem. (obs. importante: desligue o HD que está com os Windows, não precisa tirar da máquina, somente desligue os cabos sata e fonte.

2 - Ligue o PC  e  tecle DEL para ir para a BIOS, verifique se o boot está para o CD/DVD, coloque o CD do Ubuntu (que você baixou e gravou a imagem com o Nero) reinicie a máquina.
   Pois bém a partir daqui quase nada você vai precisar fazer, é só observar que o Ubuntu não vai pedir para "pressionar uma tecla para inicar do cd ", ele já "sabe" que voce quer instala-lo portanto
   vai iniciar automáticamente do CD e começãr a instalção.

3 - Quando abrir a primeira tela do Ubuntu na qual você tem que intervir, não mexa em nada, ela já inicia do modo mais simples, já vem marcado a primeira opção que é instalar o ubuntu neste HD e
    então clique no botão de instalar que já vem marcado,  (o Ubuntu é claro) faz tudo sozinho. Aí é facil va acompanhando e fazendo o que ele manda e pronto está instalado.

bem agora chegou aquela hora chata, vou ter que trabalhar, amanhã eu continuo, falta pouco agora. Um abraço a todos ...

Continuando: Bem, agora temos na máquina 2 discos rígidos, um com Windows 8 em uma partição e Windows 7 na outra (os dois no mesmo disco) . No outro disco está instalado o Ubuntu 13.04.
Atenção: se sua máquina está ligada com o Ubuntu após termino da instalação, desligue-a.  Reconecte os cabos sata e fonte no seu hd aquele que desligamos antes de instalar o Ubuntu.

Ligue novamente o PC, aguarde e veja que vai iniciar o gerenciados de boot do Windows 8 que foi  o primeiro a ser instalado, mas lhe dando a opção de escolher entre iniciar o 8 ou o 7: pois bem deixe passar os 30 seguntdos do tempo que ele entra direto no W8 ou com tecla seta para baixo você escolhe o 8 direto sem esperar.

Aberto o Windows 8, va no Google e digite: "baixar EasyBCD 2.2 , (que é  o pequeno e eficiente aplicativo para inserir o boot do Ubuntu juntamente com o W8 e W7) baixado o programa, é muito simples de usa-lo (pegue um tutorial simples de dual boot que serve para voce ver o que tem de fazer).  É muito simples. Estando tudo pronto quando você reiniciar o PC, vai aparecer a tela de gerenciador de boot do Windows 8 com as tres opões: 8, 7 ou Ubuntu. Note que as vezes poderá entrar também a tela de gerenciador do Windows 7 que é toda preta com as opões também para escolher qual sistema quer operar.
Desculpem por não enviar imagens deste processo todo, que facilitaria e muito o serviço, eu ainda não sei como vaze-lo. mas um dia aprenderei.

Um forte abraço a todos, espero ter dado uma pequena contribuição aos parceiros deste belo forum.

EdvaldoSCruz

Citação de: Schild online 13 de Junho de 2013, 18:01
Boa tarde, pessoal!

Eu sou novo no Ubuntu e até mesmo no forum do mesmo. E aqui estou para lhes dizer: é uma beleza o nosso Ubuntu (13.04).
Meu PC estava chato, só com o Windows 7 "ativado", então recebi um e-mail da Microsoft me oferecendo o Win 8 PRO por apenas
R$ 69,00, como eu nunca tinha instalado na minha máquina um produto original e odiava o tal de Linux, acabei comprando e instalando. Mas deixei o Windows 7 na partição que estava e instalei o W8 em outra. Quando reiniciei a máquina pela primeira vez durante a instalação, percebi que o Win 8 tomava conta do boot da máquina oferecendo a possibilidade de escolher um sistema operacional para iniciar. Aí, navegando na internet ouvi e vi propagandas sobre o novo Ubuntu 13.04... bem estou cansado agora... em breve continuarei esta postagem... ( é que trabalho com informática e chegou serviço). Só para dar um trailer: consegui colocar o Ubuntu no boot do Windows e agora me da a opção de usar qualquer um dos tres SOs.
tudo na mesma tela, aquela azul do W8, agora estou realizado, pois não tinha encontado nada na web que me desse a opção de triple boot, somente de dual: um só windows e o ubuntu..Agora uso os tres sistemas sem problemas, uma beleza.. he he he ... Até mais...

É isso ai. O Espírito do Software livre é para tentar agradar a todos, de acordo com as necessidades e usos pessoais Físicas ou Jurídicas.  ::)

Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

rjds

Boas pessoal.

Primeiros passos no Ubuntu, ainda muito verdinho lol, após quase 20 anos de win decidi alargar os horizontes..! E ainda bem pois estou a gostar... :)

Adiante: A experiência nestas coisas diz-me que vale sempre a pena perder mais umas horas e fazer um backup, assim sendo e como tinha um disco livre e para não correr riscos, decidi desligar o HD de Win e instalei o ubuntu neste segundo disco.
Liguei tudo e já esperava que 7 arranca-se 1º uma vez que o HD primário é o de Win..!

Ora bem e no seguimento deste tópico, pergunto: Sem usar um sw específico, como o EasyBCD 2.2 ( Que ainda não testei ), existe a possibilidade de criar um dual boot??? Tipo, ligo a máquina e em "DOS" a mesma dá opção de A ou B...!?

Penso ter lido isso em qualquer lado, mas não encontro mais... e pelo que vi dá-va um pouco mais de trab, mas é essa a ideia, apreender..!!

Agradeço desde já a vossa disponibilidade :)

jkmsjq

Para instalar o Windows é necessário partições lógicas, que no caso do HD, são permitidas apenas 4.

Mas no caso do GNU/Linux que é permitido instalar em partições extendidas, é possível instalar quantas distros você desejar no mesmo HD (desde que saiba depois, a depender do caso, organizar o GRUB).
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

rjds

Citação de: jkmsjq online 23 de Julho de 2013, 08:50(desde que saiba depois, a depender do caso, organizar o GRUB).

Não sei..! E pelo que li é isso que me falta saber...!

Neste momento tenho ambos os SO a funcionar correctamente o "problema" é que o Ubuntu - instalado no controlar secundário - só arranca se desligar o disco primário que é onde está o Win..!

blackwinds

Sempre usei dois hds no dual boot,instalava o windons numa hd,e o ubuntu na outra,depois na bios coloco a hd do ubuntu pra iniciar primeiro,e depois é so ir no terminal e digitar sudo update-grub,ai ficava todas as entradas tanto do windows como do ubuntu no grub.

rjds

Citação de: blackwinds online 23 de Julho de 2013, 13:38
Sempre usei dois hds no dual boot,instalava o windons numa hd,e o ubuntu na outra,depois na bios coloco a hd do ubuntu pra iniciar primeiro,e depois é so ir no terminal e digitar sudo update-grub,ai ficava todas as entradas tanto do windows como do ubuntu no grub.

-O que faz ao certo esse comando "sudo update-grub".? (Peço desculpa, mas estou mesmo no inicio, e apreender é perceber o que faz cada comando.)
-O processo é reversível...?
-Se remotamente quiser reiniciar a máquina ela vai arrancar, ou fica a aguardar a escolha de arranque..?

Obrigado pelas dicas..!

jkmsjq

Citação de: rjds online 23 de Julho de 2013, 19:14

[...]

-O que faz ao certo esse comando "sudo update-grub".? (Peço desculpa, mas estou mesmo no inicio, e apreender é perceber o que faz cada comando.)

[...]

Sudo = oferece poder de root (administrador) ao usuário comum;

update-grub = irá atualizar o GRUB do Ubuntu para inserir o carregamento do Windows quando você ligar o computador.

Sem o comando completo, o computador só será iniciado com o Windows.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Arthur Bernardes

O comando sudo update-grub não serve apenas para identificar os sistemas operacionais instalados em seu computador, mas sim para atualizar a lista de kernels instalados que você tem no seu Linux!