Problema com resolução

Iniciado por cmsales, 11 de Junho de 2013, 13:12

tópico anterior - próximo tópico

cmsales

Bom, instalei o Ubuntu há alguns dias atrás, porém fiquei insatisfeito com a baixa resolução da tela (1024x768) e baixei o driver da minha placa de vídeo (HD 7850) para poder ter uma resolução maior. No entanto, depois que instalei o driver e reiniciei o sistema, o monitor mostrou a mensagem "Input not Supported". Procurei ajuda em outros fóruns para tentar modificar pelo Terminal, porém, não obtive sucesso.

Qualquer um que possa me ajudar, agradeço desde já.

Sergio Benjamim

Seja mais claro, qual versão do Ubuntu você está usando? E qual versão do driver instalou? É a versão disponível nativamente no sistema? Qual é sua placa (HD 7850 para mim pode ser a primeira vista Intel, Nvidia ou ATI, sei lá!).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Renan Rischiotto

Citação de: Sergio Benjamim online 11 de Junho de 2013, 15:13
Seja mais claro, qual versão do Ubuntu você está usando? E qual versão do driver instalou? É a versão disponível nativamente no sistema? Qual é sua placa (HD 7850 para mim pode ser a primeira vista Intel, Nvidia ou ATI, sei lá!).

Geralmente esse problema não é de driver da placa de vídeo nem da versão do Ubuntu, e sim do próprio Linux.

Sergio Benjamim

Citação de: Renan Rischiotto online 11 de Junho de 2013, 15:24

Geralmente esse problema não é de driver da placa de vídeo nem da versão do Ubuntu, e sim do próprio Linux.

Até eu saber todas essas informações, inclusive a versão do kernel linux utilizado, não dá para ficar adivinhando. Esses drivers da Nvidia tem vários graus de compatibilidade com o kernel do linux, dependendo da versão (3.2, 3.5, 3.8...).

Toda informação a mais é sempre bem vinda aqui no fórum.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Arthur Bernardes

Não amigo Renan, você está totalmente errado.

O problema não é o Linux, mas sim do fabricante que não disponibiliza drivers "que prestam" para o Linux, tampouco liberam seu código fonte.

A Nvidia tem muito boa compatibilidade com o Kernel Linux, uso uma Nvidia com Kernel 3.5.0-35 com o Driver "Current-Updates" da Nvidia, e funciona uma maravilha.

A Intel tem total compatibilidade com Linux, visto que já tem seus drivers compilados no Kernel Linux.

Tenho um desktop (na assinatura), com uma ATI HD4550, com o mesmo kernel, mas ela dá problema, se usar o Driver Open-Source, até que vai bem, mas só funciona mesmo se colocar o driver Legacy fazendo um "downgrade" do Xorg (tópico do Nomade), caso o contrário, o computador nem inicia.

Então como pode ver, não é culpa do Linux, e sim do fabricante que provê esses drivers "porcos" até agora, espero que isso mude num futuro próximo. :)

cmsales

Ubuntu 13.04; AMD Catalyst 13.4; Sim ; AMD Radeon HD 7850.

carlos.bagiston

Eu nestas ultimas semanas pesquisei muito sobre os drivers de vídeo principalmente sobre amd e intel. Descobri que o problema é o x.xorg na versão 1.13 que não é compatível com os drivers disponibilizados pela amd, referente as placas consideradas Legacy, HD 4000 series para as mais antigas, ficamos então a merce da AMD disponibilizar um driver que seja compatível. Agora a hd 7850 se não me engano tem um driver no site da amd já compatível.
Aqui as distros que funcionaram o driver até 13.1 legacy da amd, foram Linux Mint 13 (versão original, Kernel 3.2, x.xorg 1.11) e o ubuntu 12.04 LTS mas fazendo um downgrade para x.xorg 1.12 e Kernel 3.5
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.

Arthur Bernardes

Muito bem entendido amigo, é esse mesmo o processo para conseguir instalar os drivers.

Uma vez, por erro, instalei os Drivers Legacy, com a versão do Xorg 1.13 com o Kernel 3.5, aí o ambiente gráfico não queria reiniciar, aí tive que entrar pelo Kernel 3.2 e fazer a "downgrade" do Xorg.

carlos.bagiston

PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.

Arthur Bernardes

Eu segui o do "nomade" aqui na seção de "Dicas e Truques", funciona beleza.

Veja.

==> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,101608.0.html

carlos.bagiston

Citação de: Arthur Bernardes online 11 de Junho de 2013, 22:02
Eu segui o do "nomade" aqui na seção de "Dicas e Truques", funciona beleza.

Veja.

==> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,101608.0.html

Agora lembrei que foi seguindo esse tutorial que consegui instalar no ubuntu 12.04, li tanta coisa que não lembrava mais.  ;D

nomade

A Radeon HD 7850 não é legacy, aliás é top! É o que há no momento! Para instalar corretamente é só seguir:

sudo apt-get install build-essential linux-source linux-headers

sudo apt-get install linux-headers-`uname -r`

Depois disso, instale o driver "fglrx" que está no repositório.
Instalado e funcionando, altere a resolução pelo Catalyst.

Obs.: Algumas vezes após atualizar a versão do kernel, o sistema não atualiza o linux-headers. Quando isso acontecer, vai dar erro no seu vídeo, vai ficar sem o Unity. Para resolver, é só dar ctrl+t que vai abrir o terminal, aí execute o comando

sudo apt-get install linux-headers-`uname -r`

ele vai atualizar os headers e vai voltar ao normal quando você reiniciar.

É o que eu posso dizer por enquanto, funciona no Ubuntu 12.04 e Ubuntu 12.10. Ainda não testei o 13.04, mas funcionou com um outro colega do forum para uma Radeon HD dessas mais novas. Nem vou testar tão cedo o 13.04, não estou com vontade nem tempo no momento, meu sistema tá redondinho, tô com pena de mexer e um pouco de preguiça também (devo admitir). Minha esposa tá grávida de novo e eu tô meio atolado por esses dias, hehe
Ubuntu Studio 22.04 LTS

cmsales

Errrr, nenhuma das soluções apresentadas deu certo aqui. A do comando xrandr é impossível usar pois toda vez que uso esse comando aparece a mensagem "Can't open Display". Alguém mais tem alguma solução? '-'

nomade

Citação de: cmsales online 12 de Junho de 2013, 08:04
Errrr, nenhuma das soluções apresentadas deu certo aqui. A do comando xrandr é impossível usar pois toda vez que uso esse comando aparece a mensagem "Can't open Display". Alguém mais tem alguma solução? '-'
Qual resultado do comando:
glxinfo | grep render
?
Ubuntu Studio 22.04 LTS