Ubuntu menos Linux...?

Iniciado por feeble, 02 de Junho de 2013, 23:53

tópico anterior - próximo tópico

feeble

Olá,

Tenho me perguntado certas coisas perante a essas grandes mudanças que o Ubuntu tem aderido, o Unity e tudo mais...

A conclusão que pude tirar de tudo isso é que o Ubuntu tem levado o nome "Linux" a outro patamar, como por exemplo, muitas pessoas migrando, aderindo o sistema, por sua beleza gráfica e praticidade comparada a outras distribuições Linux.

O que eu acabo por temer nessas inovações é que o Ubuntu se torne menos Linux, como já está se tornando, fugindo cada vez mais da essência de usar propriamente dizendo o Linux, por exemplo: Temos que levar em conta que muitos, mas muitos usuário tentam e procuram o Ubuntu pela sua praticidade e geralmente quando migram logo querem executar programas de Windows, como jogos, programas como Photoshop...

Eu, utilizo a versão 10.04 do Ubuntu, por que acho que o Gnome tem uma essência mais bacana em relação ao sistema, deixa-o mais prático, mais leve e cá entre nós, mais bonito ;)

Mas por fim, vocês acham que a cada inovação o Ubuntu passa a ser menos Linux, e passa a incorporar um papel mais Windows?

Obs. Vale lembrar que isso é só um pequeno pensamento que tenho tido ultimamente, pois, detestaria ver o Ubuntu assumindo um papel mais Windows e perdendo a essência Linux.

clodoaldops

-p/ mim o ubuntu é uma distro quereendo trilhar seus próprios caminhos
-e a canonical é uma empresa querendo obter lucros com seus investimentos
-não vejo nada de errado nisso
-se ubuntu deixar de me agradar existem outras distros a minha disposição
-como fedora, suse, mageia, sabayon entre outras

garfo

Sim, acho. E torço por isso. Que seja menos linux, porém que mantenha o código aberto.

Sou até a favor do ubuntu fazer seu próprio kernel, seu próprio navegador, seu próprio gerenciador de arquivos, e ser um sistema único. Isso ajudaria na padronização e facilitaria a vida de desenvolvedores independentes.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

feeble

Citação de: garfo online 03 de Junho de 2013, 00:04
Sim, acho. E torço por isso. Que seja menos linux, porém que mantenha o código aberto.

Sou até a favor do ubuntu fazer seu próprio kernel, seu próprio navegador, seu próprio gerenciador de arquivos, e ser um sistema único. Isso ajudaria na padronização e facilitaria a vida de desenvolvedores independentes.

Bacana sua opinião cara... Bom, só espero que o Ubuntu não acabe de uma forma meio Windows, com pessoas desenvolvendo aplicativos mal intencionados, afinal, se geral aderir o Ubuntu, ele irá despertar a atenção, assim como o Windows e seus jogos e programas, mas sinceramente... Não sei!

agente100gelo

Canonical foi gradualmente retirando o Linux dos seus termos comerciais.
Entre na página inicial, lá não tem mais "Linux para seres humanos" e sim "Ubuntu é um sistema operacional...". Não há nenhuma citação á Linux na página inicial. Acesse http://www.ubuntu.com/desktop, também não há.

Foi uma coisa que o Google fez com Android com maestria.

Ninguém precisa saber que é Linux porque há uma carga bem grande no mercado de ser um sistema difícil.

Minha esposa sempre recusou a usar Linux, mesmo afirmando sua superioridade, e hoje tem um smartphone com Android que adora. Nunca disse que era Linux mas, quando penso, me vem um leve sorriso e um pensamento "Eu tinha razão".

Um dia eu conto que ela usa Linux ;)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

nomade

Citação de: agente100gelo online 03 de Junho de 2013, 10:21
Canonical foi gradualmente retirando o Linux dos seus termos comerciais.
Entre na página inicial, lá não tem mais "Linux para seres humanos" e sim "Ubuntu é um sistema operacional...". Não há nenhuma citação á Linux na página inicial. Acesse http://www.ubuntu.com/desktop, também não há.

Foi uma coisa que o Google fez com Android com maestria.

Ninguém precisa saber que é Linux porque há uma carga bem grande no mercado de ser um sistema difícil.

Minha esposa sempre recusou a usar Linux, mesmo afirmando sua superioridade, e hoje tem um smartphone com Android que adora. Nunca disse que era Linux mas, quando penso, me vem um leve sorriso e um pensamento "Eu tinha razão".

hehehe

Minha esposa aderiu ao Linux junto comigo na boa quando eu resolvi migrar e ela gosta bastante do sistema (menos do Fedora e o Mandriva, ela os odiou... ela os fazia travar direto com milhões de abas abertas no navegador, só o Ubuntu e o Mint aguentaram ela até hoje, por isso sei que é o melhor para minha vida conjugal usar sempre um dos dois, hehehe), maaaas... ainda tenho que manter uma partição do windows com jogos que nós gostamos, como The Sims 3, Fallout 3 e New Vegas, The Elder Scrolls: Skyrim e etc... ela é gamer assim como eu, aí ficou difícil... estamos torcendo para lançarem cada vez mais jogos no Steam e deixar win para todo sempre.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Eliseu Carvalho

Ubuntu não tem Linux no nome atualmente, mas não deixa de ser Linux. E por que criar kernel próprio? É muito trabalho pra nada.

sigur

Citação de: agente100gelo online 03 de Junho de 2013, 10:21

Pois é, mas é bem provável que ela nunca precisou usar o terminal do celular... (nem sei se tem, deve ter né. Não tenho celular com essas coisas, o meu é um nokia pretinho, que só liga).

Eliseu Carvalho

Citação de: sigur online 03 de Junho de 2013, 10:54Pois é, mas é bem provável que ela nunca precisou usar o terminal do celular...

Interessante seria atualizar o sistema do celular com um "sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade" hehe  :P
Mas não vejo como obrigação usar o terminal quando se usa qualquer sistema Linux.

kalix

tem muita gente utillizando linux de alguma forma e nem sabe que está utilizando.

agente100gelo

Android tem emulador de terminal. Dá pra navegar pelas pastas, copiar, apagar.
Quando se instala uma ROM nova, a interface é de terminal.
Mas pra usuários comuns é totalmente desnecessário.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Eliseu Carvalho

Citação de: kalix online 03 de Junho de 2013, 11:18tem muita gente utillizando linux de alguma forma e nem sabe que está utilizando.

Exemplos: em muitos caixas eletrônicos por aí, no GPS do carro, na grande maioria dos smartphones e tablets populares (Android usa kernel Linux, portanto é Linux), etc. O pinguim tá por tudo, mas ninguém percebe.

Eliseu Carvalho

Citação de: feeble online 03 de Junho de 2013, 00:14só espero que o Ubuntu não acabe de uma forma meio Windows, com pessoas desenvolvendo aplicativos mal intencionados, afinal, se geral aderir o Ubuntu, ele irá despertar a atenção, assim como o Windows e seus jogos e programas, mas sinceramente... Não sei!

Quanto a isso pode ficar tranquilo, pois ao contrário da Apple e da Microsoft, a Canonical deixou bem claro que jamais irá cobrar pelo Ubuntu, nem fechar o código, nem permitir falhas de segurança. No máximo o que pode acontecer é haver suporte pago - e não vejo por que não acontecer isso. Se começar a ter profissionais bem preparados pra fornecer suporte, será perfeito.

Citação de: feeble online 02 de Junho de 2013, 23:53Eu, utilizo a versão 10.04 do Ubuntu, por que acho que o Gnome tem uma essência mais bacana em relação ao sistema, deixa-o mais prático, mais leve e cá entre nós, mais bonito ;)

Era legal na época, eu gostava, mas hoje não vejo mais por que usar uma versão antiga só por apego a uma interface. Acabou o GNOME 2.x? Tem XFCE, KDE, GNOME 3.x, LXDE, Cinnamon (que uso hoje), MATE, etc. Não me apego a interfaces. Prefiro um SO devidamente atualizado, independente da interface.

Renan Rischiotto

CitarNão me apego a interfaces. Prefiro um SO devidamente atualizado, independente da interface.

Então vá usar linha de comando!  >:(

brincadeira  ;D

Joluca

Pra quem gosta do Gnome use o Trisquel 6.0, estou testando e por enquanto gostando.