Usuario

Iniciado por Bruno Scarl, 31 de Maio de 2013, 11:39

tópico anterior - próximo tópico

Bruno Scarl

Olá pessoal, bem... depois de fazer derma atrás de derma no meu note, chegou a uma parte que pede o Usuário e senha. Bem, eu sei os dois... o caso é que meu Usuário é "Bruno Scarl"... e dá usuaario inválido pois só reconhece o "Bruno"... têm como alterar ou algum carácter que se passe pelo " " (espaço)?

leonardomkoehler

Tambem não sou dos melhores no mundo linux,
mas tente colocar a barra depois do Bruno.
ficaria assim Bruno\ Scari 
depois diga se deu certo que tambem não sei se vai dar, com pastas pelo menos é assim que funciona.

obs: e um dica que eu daria e nunca usar nomes composto no linux , pois é um saco comando quando tem nomes assim ...

Bruno Scarl

Eu havia tentado "Bruno\Scarl" (Sem aspas) mas sem o espaço de novo...

Bem, acabei de tentar:
Bruno Scarl
BrunoScarl
Bruno/Scarl
Bruno\Scarl
Bruno/ Scarl
Bruno\ Scarl

Nenhuma forma deu certo... Tentei também:
Bruno?Scarl
Bruno_Scarl

aqui, aparece assim na tela:
Ubuntu 13.04 localhost.localdomain tty1

Localhost login:

Pode ser também que seja algo com outro username, ou login... têm um "padrão" nesses casos?

Bem, de toda forma agradeço a tentativa de ajuda =D

leonardomkoehler

tenta usar root ao inves de Bruno\ Scari ve se da certo ...

Bruno Scarl

Já tentei:
root
adm
admin
(em branco)

nada parece funcionar

zekkerj

Root não vai entrar, é desabilitado por padrão.

Minha sugestão: dê boot com o CD de instalação, e siga o procedimento de recuperação de senha. Aproveite e confirme qual é o usuário que você criou --- que, eu posso apostar, é "bruno", todo em minúsculas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

irtigor

Faz tempo que não instalo o Ubuntu, mas tenho quase certeza que as regras não mudaram, então o teu login não pode ter maiúsculas, espaços, pontos ou vírgulas.

EdvaldoSCruz

Citação de: Bruno Scarl online 31 de Maio de 2013, 11:39
Olá pessoal, bem... depois de fazer derma atrás de derma no meu note, chegou a uma parte que pede o Usuário e senha. Bem, eu sei os dois... o caso é que meu Usuário é "Bruno Scarl"... e dá usuaario inválido pois só reconhece o "Bruno"... têm como alterar ou algum carácter que se passe pelo " " (espaço)?

Quando for iniciar escolha o kernel desejado e inicie quando estiver carregando de um SHIFT que o sistema pula essa etapa e inicia normalmente...
depois com o sistema carregado vá no terminal e ative a conta do root

$ sudo passwd root   
digite sua senha depois confirme
de um:
$ su root
digite sua senha
para desabilitar:
$sudo passwd -I root

Recuperação de senha de root no modo de usuário único

Dar a senha de root para a manutenção?
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

zekkerj

Citação de: irtigor online 01 de Junho de 2013, 12:00
Faz tempo que não instalo o Ubuntu, mas tenho quase certeza que as regras não mudaram, então o teu login não pode ter maiúsculas, espaços, pontos ou vírgulas.

Com certeza não pode ter espaços, pontos, vírgulas, dois-pontos, ponto-e-vírgula, etc. O único símbolo possível, até onde eu sei, é o "$".

Porém maiúsculas, é possível criar sim, mas apenas manualmente (e por sua conta e risco). Os utilitários de criação de usuário só vão permitir criar nomes de usuário em minúsculas.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

irtigor

Chequei, o adduser usa a expressão regular ^[a-z][-a-z0-9]*$ pra aceitar/rejeitar. Então, por padrão, pode-se esperar uma letra minúscula, seguida ou não de outras letras minúsculas, traços ou números.

----
Link: http://manpages.ubuntu.com/manpages/raring/man5/adduser.conf.5.html
----
O mecanismo de autenticação pode impor regras extras, como não permitir nomes terminados com traços, por exemplo.

zekkerj

Então, irtigor: nenhum aplicativo vai te deixar criar usuários com letras maiúsculas, nisso você tem razão. Mas não é impossível de criar. Tanto é que eu uso, no serviço, o usuário com letras maiúsculas (para sincronizar com outro sistema que não tem essa restrição). Tem que fazer uma gambiarra, mas é possível.