Microsoft não permite o Linux de novo!

Iniciado por Renan Rischiotto, 30 de Maio de 2013, 14:45

tópico anterior - próximo tópico

Renan Rischiotto

"Cada vez mais é difícil para o mercado Linux se manter com os computadores que são lançados com Windows 8. Desta vez, os computadores que são comercializados com a homologação da Microsoft para o Windows 8 dificultam ainda mais o processo de instalação de distribuições Linux. Com este novo método, você é obrigado a aceitar os termos de uso da Microsoft, mesmo que não queira usar o Windows. Entenda.

Antes deste novo método, a instalação normal de distribuições Linux, dando o boot diretamente por uma pen USB ou CD/DVD dava conta do recado. Agora, com o Fast Boot do Windows 8, que faz toda a leitura de hardware, aparece logo no primeiro boot. Isto significa que dispositivos USB não poderão dar o boot. E sem boot por outros dispositivos, nada de instalação Linux.

A Microsoft oferece um tipo de "reboot" especial para acessar o menu do firmware quando o hardware estiver totalmente iniciado, inclusive o próprio USB. Esta opção, porém, só pode ser acessa após o usuário ter aceitado o Contrato de Licença do Usuário Final da Microsoft (Microsoft EULA). Isto significa que mesmo que você não concorde com o EULA e quer apenas fazer a limpeza no HD para a instalação da sua distribuição favorita, o Windows 8 vai dificultar este procedimento, obrigando-o primeiro a aceitar a licença.

Diversas mudanças no Microsoft Windows 8 Secure Boot foram realizadas há pouco tempo. É perceptível que cada vez mais o mercado desktop Linux está ganhando espaço. Ou a Microsoft quer impedir, de qualquer forma, que os compradores destes dispositivos instalem qualquer outro sistema operacional que não o das janelas. Assim como "driblar" o UEFI, cremos que esta nova etapa de verificação da Microsoft também cairá, mas, que isto é assustador e motivo de comemoração ao mesmo tempo, isto é verdade."

Fonte: http://ubuntued.info/ooops-microsoft-nao-permite-o-linux-de-novo

Eliseu Carvalho

Hacker quebrando isso aí em 5... 4... 3... 2...
Dá pra ver que a M$$$ tá realmente desesperada mesmo  ::)

garfo

Com esse lançamento do Windows 8 (que está uma m*rda), muita gente vai migrar pro ubuntu. Por isso o desespero.  :D

Não vai adiantar nada, como sempre.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

haereticus

Isso ai não tem nada haver com a microsoft e sim com o funcionamento novo do windows 8, se perceberam ele não desliga apenas hiberna, por isso ninguém vai conseguir entrar no setup ou dar boot por outro dispositivo quando ele tiver.

Para resolver isto é bem simples, basta entrar no windows 8 e setar a opção para reiniciar, quando o fizer você poderá acessar o setup ou dar boot por qualquer dispositivo ou instalar o ubuntu sem problemas.

Lembre-se a falsa sensação de ele inicializar rápido não existe, é apenas hibernação.

---

Inclusive foi postado nos comentários.

---
Não precisa de burlar nada nem de hacker, somente reiniciar o equipamento de dentro do windows 8 ao invés de desligar.

---
Tava usando este lixo no notebook de uma amiga minha, pior sistema operacional já lançado pela MS, inclusive pior que o Vista.

Combinação perfeita para mim ainda é o Xubuntu 12.04 e o Windows 7 em dual boot (uso aqui).
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Renan Rischiotto

Amigo, eu acho que você não entendeu...o Windows 8 tem sim opção para desligar e hibernar, são duas opções diferentes, tem como acessar a BIOS tranquilamente...
O artigo fala de uma nova opção de se aceitar um contrato da Micro$soft mesmo não se tendo a intenção de usar o Window$.

haereticus

Citação de: Renan Rischiotto online 30 de Maio de 2013, 20:10
Amigo, eu acho que você não entendeu...o Windows 8 tem sim opção para desligar e hibernar, são duas opções diferentes, tem como acessar a BIOS tranquilamente...
O artigo fala de uma nova opção de se aceitar um contrato da Micro$soft mesmo não se tendo a intenção de usar o Window$.

Eu sei, entendi sim até porque já passei isto com um note novo da lenovo de uma amiga.

"Antes deste novo método, a instalação normal de distribuições Linux, dando o boot diretamente por uma pen USB ou CD/DVD dava conta do recado. Agora, com o Fast Boot do Windows 8, que faz toda a leitura de hardware, aparece logo no primeiro boot. Isto significa que dispositivos USB não poderão dar o boot. E sem boot por outros dispositivos, nada de instalação Linux. "

Basta ligar o computador, entrar no windows 8 - reconhecimento de hardware - criar uma conta local - reiniciar - pluga o pendrive ou cd do linux - pronto para instalar o linux.

O contrato EULA é inútil e não interfere em nada.

---

O maior problema são as fabricantes de hardware que se "vendem" para microsoft e aquelas outras que fogem da microsoft mais ao invés de instalar uma distro decente, instala distros ruins.

Agora estão amargando baixas nas vendas e prejuizos por causa do lixo do 8, que foi pior que as vendas do vista.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Renan Rischiotto

Ahhh tah, desculpe-me rsrs agora eu entendi o que você quis dizer.

cabruca

Eu concordo totalmente com o título do post.

A mico$soft/ruindow$ 8 tão me dando a maior canseira para instalar o Ubuntu. Antes era só dar o boot pelo pen drive. Agora tem que fazer um monte de coisa, inclusive "reparar boot". Tanto que tem esta página exclusiva para tentar resolver os problemas de instalação do Ubuntu com windows 8 https://help.ubuntu.com/community/UEFI. E esse documento generalista da Linux Fundation sobre UEFI também https://www.linuxfoundation.org/sites/main/files/lf_uefi_secure_boot_open_platforms.pdf.

Sou usuário iniciante-intermédiário. Sei o que estou fazendo na maioria das vezes. Mas com tantas variações e senões, estou inseguro de instalar o Ubuntu no Dell da minha girl que veio com esse sistema operacional primitivo chamado Windows 8. Ela precisa desse ruindow$ e não posso arriscar danificar a máquina dela.

Então, é necessário instalar por tentativa e erro, se der problema tem que reparar o boot e tem esse problema do hibernar também. Quer dizer: nada é certo, tudo possível. Já fiz uma coleção de links de dicas para instalar o ubuntu em dual boot com esse ruindow$. Nenhum me dá certeza de nada.

Se alguém souber de um método seguro e confiável de instalar o Ubuntu em dual boot com esse ruindow$ 8 me conta que tô procurando.

Valeu galera!

Renan Rischiotto

Instala o Window$ 7 já que você precisar usar o Window$, é menos pior que o 8  ;D

Eliseu Carvalho

Acho dual boot uma coisa pouco ou nada prática. Sou mais instalar o Ubuntu, depois o Windows 7 numa máquina virtual, se for o caso.
Veja bem: Windows 7, não 8 ::)

sigur

Citação de: haereticus online 30 de Maio de 2013, 21:41

Basta ligar o computador, entrar no windows 8 - reconhecimento de hardware - criar uma conta local - reiniciar - pluga o pendrive ou cd do linux - pronto para instalar o linux.

O contrato EULA é inútil e não interfere em nada.

Será que o problema não está na hora de comprar um micro que já vem com win8 e você diz que não quer pagar pelo win8, pois vai usar Linux. Daí o cara da loja diz que não tem como não cobrar, a menos que você não ative o contrato.

Daí, como vai 'não ativar' o contrato se para instalar o Linux você precisa usar nem que seja uma vez? Será isso?

Eliseu Carvalho

Citação de: sigur online 31 de Maio de 2013, 10:48Será que o problema não está na hora de comprar um micro que já vem com win8 e você diz que não quer pagar pelo win8, pois vai usar Linux. Daí o cara da loja diz que não tem como não cobrar, a menos que você não ative o contrato.

É só não comprar PC com Windows 8.

NOOB Saibot

Mas isso tudo isso serve pra empurrar Win8 à força, precisei fazer um downgrade para win7 num note da empresa
e encontrei dificuldades com o secure boot.

Eliseu Carvalho

Citação de: NOOB Saibot online 31 de Maio de 2013, 12:45encontrei dificuldades com o secure boot.

Já instalei o Ubuntu 12.04 num Dell Inspiron 14R que vinha com Windows 8. Foi tranquilo. Só tive um pouco de trabalho na hora de ativar o Legacy Boot pra iniciar via CD/DVD, mas de resto foi a mesma coisa: Live CD -> Instalar o Ubuntu -> etc.

sigur

Citação de: Eliseu Carvalho online 31 de Maio de 2013, 10:56
Citação de: sigur online 31 de Maio de 2013, 10:48Será que o problema não está na hora de comprar um micro que já vem com win8 e você diz que não quer pagar pelo win8, pois vai usar Linux. Daí o cara da loja diz que não tem como não cobrar, a menos que você não ative o contrato.

É só não comprar PC com Windows 8.

Existem laptops HP ou Sony, sem win8 de fábrica?