Qual o futuro do Ubuntu Desktop?

Iniciado por jomafras, 26 de Maio de 2013, 21:31

tópico anterior - próximo tópico

jomafras

O Ubuntu está melhorando ou piorando?
O Desktop vai ser abandonado?
Depois de ler este post do Claudio Novais no Ubuntu Brasil fiquei na dúvida.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Eliseu Carvalho

Artigo de um pessimista que acha que o Ubuntu acabou no 10.04.

Renan Rischiotto

Eu concordo com o artigo...não cheguei a usar o Ubuntu 10 nem 11 mas esse Unity pesa mesmo!!!
O Debian que tem o Gnome 3 e outros ambientes como xfce e lxde são infinitamente mais rápidos...
E sobre o touch é um fato também, esse negócio de touch veio pra arruinar o desktop, vide Microsoft.

adiaswin

ola

sinceramente leu isso?

bem colega perdeu seu tempo o unity evoluiu o ubuntu

e deu identidade propria ao sistema então esquece essa noticia.
ubuntu 12.04

garfo

Cara, o próprio tio Mark falou que o foco deles agora é o mundo mobile, o ubuntu touch.

Veja: http://www.omgubuntu.co.uk/2013/05/mark-shuttleworth-on-mir-unity8-future

É óbvio que o desktop não vai morrer, e nem vai deixar de ser aprimorado, mas já está em segundo plano para a Canonical. E não só para a Canonical, mas para a Apple e para a Microsoft também. Já viram o tanto que essas empresas estão dando enfoque em seus produtos touch? A Apple hoje é só amores com o iOS, a Microsoft tá tentando fazer todo mundo engolir aquele ambiente Metro, ao invés do desktop clássico. Isso sem contar as pífias vendas de PC, que vem só desmoronando.  :-\

Edit: Sobre a "Era de Ouro do ubuntu", eu concordo totalmente com o autor do artigo.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Eliseu Carvalho

Citação de: garfo online 26 de Maio de 2013, 22:57É óbvio que o desktop não vai morrer, e nem vai deixar de ser aprimorado, mas já está em segundo plano para a Canonical. E não só para a Canonical, mas para a Apple e para a Microsoft também. Já viram o tanto que essas empresas estão dando enfoque em seus produtos touch? A Apple hoje é só amores com o iOS, a Microsoft tá tentando fazer todo mundo engolir aquele ambiente Metro, ao invés do desktop clássico. Isso sem contar as pífias vendas de PC, que vem só desmoronando.  :-\

Eu não me imagino trabalhando num escritório, digitando documentos, fazendo planilhas de controle financeiro etc., tudo em touch. Ao meu ver dá muito mais trabalho.

alevian

Realmente não sei o que ocorrerá com o Ubuntu.
Acredito que os computadores de mesa perdurarão por um bom tempo...

Ainda estou usando Ubuntu e com Unity.
Mas minha namorada tem usado o Gnome para a mesma versão 12.04.
Diz que é mais rápido, mais prático...

Parece que, em dado momento, o Ubuntu alcançou uma popularidade no mundo Linux que deixou seus desenvolvedores em uma posição super confortável, a ponto de acreditar que poderiam mudar as coisas sem levar em conta as múltiplas preferências dos usuários.

Agora, talvez, com um certo avanço do Mageia e mesmo com o Debian com algumas facilidades, mais o Mint e outras, provavelmente tudo será repensado.

Nesta semana li algo a respeito do "Mir". Nem sei bem o que é. Mas entendi que trata-se de algo que merece toda a atenção da Canonical e que deixa algumas pessoas que trabalham com outras versões do Ubuntu apreensivas.

De tudo isso, concluo que o Ubuntu poderá tendo sua própria linha, porém seus desenvolvedores não irão abrir mão do suporte a versões e interfaces aprovadas por muitos.
Linux User 586375

Eliseu Carvalho

Não sei por que esse sofrimento antecipado, essa preocupação excessiva, essa "previsão apocalíptica", por assim dizer, a respeito do Ubuntu em desktop.
Que o projeto da Canonical é a convergência entre desktop e dispositivos móveis com apenas um SO, isso é fato documentado, e o servidor gráfico Mir tá aí pra provar isso. Ainda que não esteja pronto e saia somente lá pela versão 16.04 que seja, mas o caminho é esse.
Outra coisa: uso o Debian Wheezy nas minhas máquinas. Adivinhem? Tem GNOME-Shell, outra interface desenvolvida tanto pra desktop quanto pra tablets (ao meu ver). Isso mostra de uma vez por todas que o passado já passou e que a velha interface clássica de desktop, com menus, ícones e afins, está com seus dias contados. Se duvidar, as futuras versões do KDE e de todos os ambientes gráficos considerados "principais" deverão seguir a mesma trilha. Mas o desktop por si próprio não irá morrer jamais - apenas sofrerá várias mudanças, mas não deixará de ser desktop.

Eliseu Carvalho

Concluindo: temos que parar com essa mania de querer ficar preso ao passado e acabar com esse medo bobo do futuro. No mundo da tecnologia - e principalmente da TI - isso não serve. Ou será que vão se passar 200 anos e ainda vai ter gente querendo a volta do GNOME 2.32? Ou do Windows 95? Ou ainda, daqueles computadores com tela fósforo-verde e 64KB de RAM? Ou pior ainda, do ábaco egípcio?

haereticus

Realmente trabalhar com tela touch é a coisa mais ridicula que eu possa imaginar num futuro próximo.

Eu uso excel quase todos dias.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Renan Rischiotto

Excel? Porque não usa LibreOffice Calc?

Arthur Bernardes

Com certeza por causa das Macros ou por causa do formato adotado no M$.

haereticus

Infelizmente muitos programas governamentais são somente compativeis com a M$.

E 99% dos programas que uso são do governo.

--

Em casa eu uso de boa o GNU/Linux e seus programas, mais no escritório infelizmente atualmente não é possivel.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2