Distros Linux

Iniciado por Renan Rischiotto, 21 de Maio de 2013, 22:38

tópico anterior - próximo tópico

Renan Rischiotto

Eu estou gostando do Linux e talz, mas eu tava pensando...um ponto negativo é que o cara é praticamente "obrigado" a testar todas as distros famosas pra ver como é. Bem o meu caso, eu ja usei o Ubuntu e o Debian (e o Mint e OpenSUSE bem pouco um tempo atrás), mas a curiosidade pra saber como é as outras distribuições sempre vai ficar até conhecer todas né, eu fico pensando em como será que é o Fedora, Slackware....
Por isso eu considero um "ponto negativo" mas isso é questão de tempo....e vocês, o que acham a respeito disso?

Sergio Benjamim

É um ponto negativo mesmo, como na hora que você vai comprar um carro, é horrível ficar escolhendo entre todas as opções disponíveis (são muitos carros, e muitas opções para cada um, como cor, itens de série e etc...). Ou como quando você vai comprar um notebook ou tablet, é horrível ter tantas opções, deveria ter somente uma, de uma única empresa.

Mas espera, se eu tenho várias opções, com certeza um vai me agradar né? Hummmm...
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Sergio Benjamim

As coisas deviam ser todas iguais. Por que ter tanta diversidade?

Espera... a banana não tem diversidade, pois a planta não deriva do cruzamento de duas plantas diferentes, ela deriva da "clonagem" de outro pé. E a banana corre risco de extinção, por falta de diversidade, pois é muito fácil uma praga acabar com ela... Hummmm... Então ter diversidade não é tão ruim assim né? Hummm, então será que é por isso que existem tantos vírus para windows?

Renan Rischiotto

Do que você ta falando cara?  :D

Sergio Benjamim

Eu sou usuário comum, só assisto filmes na internet e vejo o facebook. Opa, esse Linux Mint é fácil instalar, e já vem com bastante coisa né? Até com Flash instalado, e vários codecs.

Eu sou usuário comum, idem anterior. Opa, gostei do Ubuntu, tem uma Central de Programas, posso instalar quase tudo por lá, até o Flash, Java e codecs. E gostei dessa interface moderna dele, o Unity. Quero um sistema estável, vou instalar e não me preocupar mais pelo próximos 5 anos, vou escolher a versão LTS do Ubuntu.

Eu sou extremamente curioso, e gosto de desafios, e gosto de deixar o sistema do meu jeito, e quero ainda aprender bastante Linux. Hummm... Arch Linux, Slackware... Acho que vou tentar esses. Ah, tem que saber usar terminal, mas não me importo.

Gosto de um sistema estável, sem muitas firulas, sou programador ou faço pesquisa científica. Esse Debian até que não é difícil mexer né? Tem coisa parecida com o Ubuntu. E esse Scientific Linux parece ser viável, até o Cern usa ele, para estudar a colisão de partículas em altas energias.

Sou responsável por um servidor. Ubuntu Server 12.04 LTS, Debian, CentOS... parecem boas opções. Não quero me preocupar com repositórios e pacotes conflitantes, acho que vou escolher o Ubuntu LTS ou Debian. Ou eu quero aprender essas coisas, e prefiro empacotamento RPM, então acho que vou escolher o CentOS. Ahhh, eu não quero me preocupar muito, não faço questão de pagar um suporte, acho que vou escolher Red Hat ou SUSE Linux.

Gosto de estar por dentro das novidades do mundo Linux, então vou de Fedora. Não me importo se der pau de vez em quando. Sou entusiasta, gosto de aprender, vou escolher alguma versão rolling release, como o Arch Linux, sempre tem novidades nele, é só atualizar pelo terminal, não preciso ficar mudando de versão a cada 6 meses ou 1 ano.

Tenho um computador aqui, bem antigo, com um Pentium 4 da vida e 512 MB de ram ou menos. Acho que vou testar esse Linux Mint Xfce ou Mate, ou ainda vou ver esse Xubuntu e Lubuntu. E tem ainda o Puppy Linux.

Sou bitolado na interface do windows, me sinto mais seguro se tudo estiver igual. Acho que vou escolher uma distro com KDE, como o Kubuntu, ou o openSUSE.

Sergio Benjamim

Citação de: Renan Rischiotto online 21 de Maio de 2013, 22:48
Do que você ta falando cara?  :D

Estou falando de diversidade. Isso não é ruim. Há dois problemas com falta de diversidade: não poder escolher e risco de existência do sistema (em relação à segurança), independente de qual for, se biológico ou máquinas.

Renan Rischiotto

Renan Rischiotto

Agora fiquei mais curioso com respeito ao Fedora depois do seu post super explicativo rsrsrs

Eliseu Carvalho

A graça do Linux é essa: ter várias opções de distribuições, pra que o usuário possa escolher aquela que mais lhe agrada. Eu já passei por Conectiva, Corel, Kurumin, Ubuntu, Linux Mint, hoje estou no Debian. Isso é legal. Por que apenas *um* Linux?

Renan Rischiotto

Tipo, é legal porque tem várias opções, e é bom pra segurança e te permite escolher também conforme o Sérgio disse, mas é o que falei....ter muitas opções é necessário testar todas e isso leva tempo, mas nada tão ruim.

Sergio Benjamim

Citação de: Eliseu Carvalho online 21 de Maio de 2013, 23:17
A graça do Linux é essa: ter várias opções de distribuições, pra que o usuário possa escolher aquela que mais lhe agrada. Eu já passei por Conectiva, Corel, Kurumin, Ubuntu, Linux Mint, hoje estou no Debian. Isso é legal. Por que apenas *um* Linux?

Já ouvi esses papos de ter um Linux só. Besteira. Viva à liberdade de escolha! Mesmo que nosso sistema seja para sempre um sistema de nerds.

Citação de: Renan Rischiotto online 21 de Maio de 2013, 23:19
Tipo, é legal porque tem várias opções, e é bom pra segurança e te permite escolher também conforme o Sérgio disse, mas é o que falei....ter muitas opções é necessário testar todas e isso leva tempo, mas nada tão ruim.

Não precisa testar todas. Testa primeiro as mais fáceis, Linux Mint e Ubuntu. Depois, se pintar curiosidade, vai testando outras. Duvido que alguém desse jeito chegue no Slackware... rsrs. Na 3ª ou 4ª distro que testar, vai ver que não é sua praia.

Renan Rischiotto

kkkkkkkkk
Slackware tenho visto que é a Hardcore das distros  ;D

garfo

Entendi seu ponto, amigo. Também passei por isso. Aliás, *todo* usuário de linux passa por esse período de "testador de distros" (quem diz que não passa, mente ;) ). Mas não se preocupe, porque tem uma hora que cansa, e você vai querer padronizar tudo e ter apenas uma distro no seu sistema. Eu já cheguei nesse ponto, e não quero voltar a ser um "beta-tester". Parei no ubuntu e deste eu não saio mais.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Renan Rischiotto

Citação de: garfo online 21 de Maio de 2013, 23:31
Entendi seu ponto, amigo. Também passei por isso. Aliás, *todo* usuário de linux passa por esse período de "testador de distros" (quem diz que não passa, mente ;) ). Mas não se preocupe, porque tem uma hora que cansa, e você vai querer padronizar tudo e ter apenas uma distro no seu sistema. Eu já cheguei nesse ponto, e não quero voltar a ser um "beta-tester". Parei no ubuntu e deste eu não saio mais.  :D

:)

Sergio Benjamim

Citação de: garfo online 21 de Maio de 2013, 23:31

Eu também cheguei nesse ponto. Escolhi o Ubuntu 12.04 e o Linux Mint 13 com o Mate como desktop (os dois sistemas são praticamente um!!!  8) Um é baseado no outro, logo o que vale em um vale no outro! Só muda o ambiente de desktop). Eu gostei muito do Arch Linux, mas não tenho muito tempo para ficar mantendo sistema atualizado e ficar mexendo em um monte de arquivo de configuração.