Como desativar 1 núcleo do processador?

Iniciado por eduardonovaes, 14 de Maio de 2013, 13:38

tópico anterior - próximo tópico

eduardonovaes

Olá.
Sempre utilizei dois sistemas em dual boot (win7 e ubuntu).
Meu notebook apresentou um problema de hardware (reiniciava constantemente qdo ligado a energia) e consegui contornar o problema com o windows 7, porém não sei fazer o mesmo procedimento no Ubuntu 12.04LTS.

Como contornei o erro de inicialização no win 7:
Meu notebook é Core2Duo.

• Executei o msconfig e na aba "inicialização do sistema"> avançado> desabilitei 1 núcleo do processador e a maquina começou a iniciar normalmente.
Assim, passei a usar apenas 1 núcleo.

Alguém sabe o procedimento similar no Ubuntu?

Obs: Desabilitar 1 core a nível de Bios não funcionou. (reinicia constantemente tanto no win como no Ubuntu)

Eliseu Carvalho

Tenta isso:

http://www.upubuntu.com/2011/09/how-to-disable-cpu-core-on-ubuntudebian.html

Mas se você disse que desabilitou pelo BIOS e o problema continua nos dois sistemas operacionais... então já era. Teu processador foi pro saco  :(

eduardonovaes

Eliseu, meu note ainda não foi pro saco.
Consegui resolver o problema no win 7, resta o Ubuntu para voltar a ficar 100%, digo 50% já que estou usando apenas 1 core de 2.
Vou tentar os comandos, por vc indicados.
Postarei assim que obter os resultados.

Obrigado.

garfo

CitarComo contornei o erro de inicialização no win 7:
Meu notebook é Core2Duo.

Executei o msconfig e na aba "inicialização do sistema"> avançado> desabilitei 1 núcleo do processador e a maquina começou a iniciar normalmente.

Assim, passei a usar apenas 1 núcleo.

Interessante essa opção no Windows 7. Não sabia que podia fazer isso.  :o
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

eduardonovaes

Vou explicar o que aconteceu: O Nec/Tokin da placa, responsável por filtrar os ruídos do processador queimou e foi substituida por outros filtros que funcionaram, mas precisei reduzir o ruido do processador desabilitando 1 core do processador (a nível de software - msconfig win7).

E, Estou fadado a utilizar o win7.
O comando no Ubuntu não funcionou (via terminal).

Alguém sugere alguma outra solução? (não vale: lixo, parede, fogo, etc. rsrsr)
Pessoal, é sério, quero dar uma sobrevida à esta maquina.
Obrigado.

Renan Rischiotto

Existe esse comando:

$ sudo echo 0 >> /sys/devices/system/cpu/cpu1/online

Mas nesse caso creio que irá desativar o núcleo não somente da inicialização, mas no uso normal do sistema, tente fazer isso...para habilitar novamente troque o 0 por 1.

Veja mais em: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Economizando-energia-de-laptop-com-processador-multicore

Denis Ferraz

Boa Tarde a Todos!

Caro eduardonovaes;

Citação de: eduardonovaes online 14 de Maio de 2013, 15:04
Vou explicar o que aconteceu: O Nec/Tokin da placa, responsável por filtrar os ruídos do processador queimou e foi substituida por outros filtros que funcionaram, mas precisei reduzir o ruido do processador desabilitando 1 core do processador (a nível de software - msconfig win7).

E, Estou fadado a utilizar o win7.
O comando no Ubuntu não funcionou (via terminal).

Alguém sugere alguma outra solução? (não vale: lixo, parede, fogo, etc. rsrsr)
Pessoal, é sério, quero dar uma sobrevida à esta maquina.
Obrigado.

Não sei o porquê de não ter funcionado, porém, no meu notebook funcionou!
Veja essa dica desse link: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Economizando-energia-de-laptop-com-processador-multicore
O que destaco da dica é o seguinte: "Não recomendo que desliguem o core1 (/sys/devices/system/cpu/cpu0/online), não fiz testes ainda. Por @firebitsbr"

Fique com Deus e obrigado!
São Mateus 6,31.33-34

eduardonovaes

CitarNão sei o porquê de não ter funcionado, porém, no meu notebook funcionou!

Disse que não funcionou pq reinicia a todo momento quando ligado a energia eletrica, já com a bateria vai de boa.
A unica forma que encontrei e que funcionou com bateria e com a fonte ligada foi com o Win7 via msconfig.

Uma pena, gosto muito do Ubuntu.
Este notebook entrará para a "reserva".

Eliseu Carvalho

Bom... O que posso dizer? Que pra esse notebook aí funcionar, do jeito que está, infelizmente só com o Windows 7 mesmo. Se quiser usar o Ubuntu, terá que comprar uma nova máquina ou, pelo menos, ver se há como trocar o processador.

rcmurakami

Alguma solução? Estou com o mesmo problema...meu notebook  dualCore trava constantemente quando ligado na fonte e pra completar a bateria não carrega mais. Desativei um dos núcleos e o no Windows 7 não trava mais, porém no Linux não resolveu, trava constantemente...

rcmurakami

Encontrei uma solução para esse problema! No Windows é possível desativar um dos núcleos permanentemente via sistema operacional, no Ubuntu não havia encontrado outra solução que não fosse a cada inicialização abrir o terminal e antes que o Note pudesse travar desativar um dos núcleos pela linha de comando. Infelizmente apenas isso não resolveu, porém não contente com a possibilidade de não poder concertar esse aparente defeito de hardware por agora e não poder usar o Linux insisti até que fiz o seguinte:

1) Desativei um dos núcleos pelo setup do notebook
2) Executei o seguinte comando para limitar a frequência de clock do processador que restou ativo:

sudo cpufreq-selector -c 0 -g powersave -f 1400000

O número apos o parametro -c indica o núcleo a ser modificado, powersave é o modo de operação, e 140000 a frequencia ( a do meu processador eh 1.6Ghz)

Digitando cat /proc/cpuinfo no terminal é possivel visualizar as novas configuracoes do processador...

Tenho que executar este comando a cada inicialização, pois não fica salvo a modificação. Porém a mais de uma semana tenho utilizado o notebook sem ter travado uma única vez, e a velocidade não tem comprometido as minhas atividades, inclusive tenho conseguido executar algoritmos de analise de videos com opencv tranquilamente...

Deixo a dica, porque não encontrei nenhuma solução explícita para esse problema que não fosse a troca de algum componente!

Arthur Bernardes

Seria boa ideia se colocar esse comando no /etc/rc.local, ou criar um script em Bash e colocar pra iniciar durante o boot.