quantas interface gráficas existem para o ubuntu.

Iniciado por megajo4, 13 de Maio de 2013, 16:58

tópico anterior - próximo tópico

megajo4

eu estava querendo saber quantas interface gráficas se tem no ubuntu e como eu posso instalar elas. e ser isso não vai prejudica o meu sistema. eu uso o  ubuntu 12.04.

kalix

exitem bastante interafaces gráficas as de melhor suporte são da intel e nvidia

NBPX

Se for fazer faça um backup dos seus dados antes, por garantia. Não é para dar errado mas se der a culpa não é minha.
:-p

Você pode fazer por linha de comando (note que alguns exemplos podem estar desatualizados):

http://alinuxblog.com/ubuntu/change-desktop-environment-ubuntu.htm

Ou pelo modo gráfico através da Central de programas:

http://www.guiadopc.com.br/dicas/27945/dicas-linux-instale-outros-ambientes-graficos-ubuntu.html

Neste último caso você pode buscar por xubuntu-desktop, lubuntu-desktop, kubuntu-desktop, cinnamon, etc.

Na hora de fazer o login tem a opção de selecionar o ambiente gráfico.

Eliseu Carvalho

Citação de: megajo4 online 13 de Maio de 2013, 16:58eu estava querendo saber quantas interface gráficas se tem no ubuntu e como eu posso instalar elas. e ser isso não vai prejudica o meu sistema. eu uso o  ubuntu 12.04.

GNOME, KDE, LXDE, XFCE, WindowMaker, FluxBox, OpenBox, MATE, Cinnamon, Cream, Trinity... Algumas precisam de PPA pra instalar, mas a grande maioria tá nos repositórios oficiais.

Citação de: kalix online 13 de Maio de 2013, 17:00exitem bastante interafaces gráficas as de melhor suporte são da intel e nvidia

Isso não é interface gráfica, é placa de vídeo. E antes que me pergunte: não é a mesma coisa.

irtigor

Nos repositórios oficiais? Temos ~50 gerenciadores de janelas e ~10 ambientes de trabalho (esse é mais subjetivo, tomei uma certa liberdade).

kalix

Citação de: Eliseu Carvalho online 13 de Maio de 2013, 17:08
Citação de: megajo4 online 13 de Maio de 2013, 16:58eu estava querendo saber quantas interface gráficas se tem no ubuntu e como eu posso instalar elas. e ser isso não vai prejudica o meu sistema. eu uso o  ubuntu 12.04.

GNOME, KDE, LXDE, XFCE, WindowMaker, FluxBox, OpenBox, MATE, Cinnamon, Cream, Trinity... Algumas precisam de PPA pra instalar, mas a grande maioria tá nos repositórios oficiais.

Citação de: kalix online 13 de Maio de 2013, 17:00exitem bastante interafaces gráficas as de melhor suporte são da intel e nvidia

Isso não é interface gráfica, é placa de vídeo. E antes que me pergunte: não é a mesma coisa.

houve uma confusão então,  ele quer saber então quais ambientes gráficos e não interfaces gráficas.

NBPX

Tota

Citação de: NBPX online 14 de Maio de 2013, 15:36
Qual a diferença?

Interface grafica : proporcionada pelo X, controlada e desenvolvida pelo XConsortium, conhecida popularmente como X11.

Ele faz a ligação entre os dados interpretados pelo console e os envia ao ambiente gráfico (Gnome, KDE,etc)

A diferença existe e é fundamental

Renan Rischiotto

Citação de: Tota online 14 de Maio de 2013, 15:45
Citação de: NBPX online 14 de Maio de 2013, 15:36
Qual a diferença?

Interface grafica : proporcionada pelo X, controlada e desenvolvida pelo XConsortium, conhecida popularmente como X11.

Ele faz a ligação entre os dados interpretados pelo console e os envia ao ambiente gráfico (Gnome, KDE,etc)

A diferença existe e é fundamental

:o Pensei que só existia CLI e GUI  :o

Tota

Algo tem que ligar a CLI ( Command line interface)  à GUI (Graphics user interface)

Que no caso, é o Xfree86, ou X11. É ele quem permite o uso de mouse, copiar, colar, area de transferencia, etc.

É uma camada de abstração que permite o desenvolvimento de um ambiente grafico.

megajo4

bom eu quero é o gnome KDE e as outras mais usados se possível. não sei se é ambiente gráfico ou interface gráfica. peço desculpa sou leigo. olha se possível quero o modo de instalação delas se possível. e obrigado.

NBPX

Citação de: megajo4 online 14 de Maio de 2013, 16:40
bom eu quero é o gnome KDE essas não sei se é ambiente gráfico ou interface gráfica. peço desculpa sou leigo. olha se possível quero o modo de instalação delas se possível. e obrigado.

Para instalar o KDE entre na Central de aplicativos e procure por kubuntu-desktop.

irtigor

Procure por "desktop environment" ou "window manager" no gerenciador de pacotes, para ver e instalar as opções.