Rede caindo constantemente

Iniciado por leandrorodrigosantos, 13 de Maio de 2013, 16:52

tópico anterior - próximo tópico

leandrorodrigosantos

Boa Tarde Pessoal.
Estou com o seguinte problema:
Tenho o Ubuntu 10.04 instalado em um cliente, ele funcionava bem, de uns tempos para cá ele vem mostrando instabilidade na rede, ele é o servidor de um software, ele fica la bunitinho no canto dele, ninguem mexe, o problema é que o pessoal fica logado no sistema direto e geralmente a conexão com o sistema cai gerando erro no sistema. Ja troquei, Switch's, cabos e não resolveu o problema.
Pode ser algum problema no linux? Alguma falha na placa de rede? Algum problema no Kernel? Atualizando o Kernel pode resolver? Atualizar o driver da placa de rede pode resolver?
Não consigo mais pensar em alguma solução, antes era windows XP e acontece a mesma coisa, fica na tela a mensagem de que o servidor não pode ser acessado, e logo depois de alguns minutos voltava, com o Linux começou a acontecer o mesmo.
Preciso de uma Luz urgente.
Obrigado
Leandro Santos

kalix

faz o teste com outra placa de rede, testou o cabo de rede?

Arthur Bernardes

Como o amigo, disse, faz teste com outra placa de rede.

Você citou que o mesmo problema ocorre no Window$, então, não se pode descartar a hipótese de um problema físico.

Eliseu Carvalho

Se isso acontece em qualquer sistema operacional, então é claro que é problema físico. Considere uma nova placa de rede.

leandrorodrigosantos

Entendi, irei fazer isso hoje, um outra pergunta, é fácil instalar uma placa de rede externa? Não tive problemas como esse, então não precisei instalar hardware externo no linux.
Existe algum segredo? Ou alguma macete?
Leandro Santos

Arthur Bernardes

Segredo.? Nenhum..

Desligue a máquina, abra o gabinete, identifique um Slot PCI e conecte sua placa de rede (firme bem para fixar), parafuse-a, feche o gabinete, ligue a máquina, e veja se ela funciona ou ao menos é reconhecida.

digogarcia

Já verificou se não é conflito de IP?

Arthur Bernardes

Acho difícil, porque se fosse o mesmo IP, o próprio sistema, inclusive o Window$ acusaria essa informação.

NOOB Saibot

Complementando

Para ver se uma nova placa de rede foi reconhecida rode o comando
lspci -C network

Provavelmente será reconhecida com eth1,
após isso é só config. um IP pra nova interface

Arthur Bernardes

Amigo, acho que confundiu os comandos.

Os 2 possíveis.

sudo lshw -C network e lspci | grep Ethernet

NOOB Saibot

Obrigado,
Fail mesmo.
lshw -C network

leandrorodrigosantos

Boa Tarde Pessoal.
Como sugerido, troquei a placa de rede, não precisei mexer em nada, coloquei ela no slot, liguei e ele reconheceu, e a placa ainda é uma 100/1000 da tplink, só coloquei o ip e pronto, deixei 2 maquinas em casa ligas ao servidor, executando ping a noite inteira e com o programa aberto, resultado. Funcionou perfeitamente.
Voltei para o Local Original na empresa do meu cliente, o problema continuou, e ela é a unica maquina que está caindo da rede.
Lembrando que ja efetuei a troca dos Switch's que era 3 de 8 portas, para 1 de 16 portas e outro de 8, agora só sobrou o roteador que foi o unico que não troquei ainda.
Alguma maquina da rede pode estar ocasionando a queda do servidor? Problema no linux?
Alguém tem alguma luz?
Existe alguma ferramenta no linux que eu consiga, identificar se está havendo alguma sobre carga nele que está derrubando ele da rede?

NOOB Saibot

Olha amigo,
pode ser que o próprio servidor
não suporte a quantidade de acessos,
limitação física mesmo.

Se se sua rede cresceu,
o sevidor também precisa de up grade para suportar
a carga de trabalho.

leandrorodrigosantos

São 10 Pc's na rede.
O estranho é que antes tinha o windows xp instalado no server, ai começou esse problema.
Coloquei o Linux Ubuntu 10.04 Desktop, resolveu o problema, tem pelo menos 2 anos que essa maquina foi instalada e não tinha mais apresentado esse tipo de problema.
Agora começou novamente.

zekkerj

CitarAlguma maquina da rede pode estar ocasionando a queda do servidor?
Sim, é o mais provável. Considere a possibilidade de haver outra máquina com o mesmo IP na rede.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D