Acelerando o seu sistema Linux sem compilações em computadores e Notebooks

Iniciado por galactus, 11 de Maio de 2013, 17:51

tópico anterior - próximo tópico

Arthur Bernardes

Galactus, como instalo o Low-Latency do Kernel 3.5, porque quando usei o apt-get, veio do Kernel 3.2

jkmsjq

@galactus

A utilização do apt-build não promoverá alguma melhora no seu tutorial? Principalmente nos aplicativos mais  utilizados pelo usuário...?!?!?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

jkmsjq

@galactus

Insirá no seu tutorial o endereço do arquivo soffice no caso do usuário ter instalado o LibreOffice manualmente (como eu sempre faço em versões LTS):

nano /etc/libreoffice4.0/program/sofficerc

O caminho que você cita é para o LibreOffice instalado nativamente pelo Ubuntu... ;D

galactus

Citação de: Arthur Bernardes online 18 de Maio de 2013, 08:50
Galactus, como instalo o Low-Latency do Kernel 3.5, porque quando usei o apt-get, veio do Kernel 3.2

Você usa o 12.04 não é isso?

Usando o apt-get sem alterar os repositórios dele, vai baixar a versão oficial do LowLatency para sua versão em questão. Se quiser usar uma versão do kenel diferente da sua versão oficial do Ubuntu, tem que baixar do Ubuntu packages.

Kubuntu e Windows em Dual Boot PC e Notebook!

galactus

Citação de: jkmsjq online 19 de Maio de 2013, 10:59
@galactus

A utilização do apt-build não promoverá alguma melhora no seu tutorial? Principalmente nos aplicativos mais  utilizados pelo usuário...?!?!?

Mas rapaz, olha só o título: ... sem compilações .....!!!   ::) ::) ::)

Quer deixar o pessoal maluco é?  ;D

galactus

Citação de: jkmsjq online 19 de Maio de 2013, 11:16
@galactus

Insirá no seu tutorial o endereço do arquivo soffice no caso do usuário ter instalado o LibreOffice manualmente (como eu sempre faço em versões LTS):

nano /etc/libreoffice4.0/program/sofficerc

O caminho que você cita é para o LibreOffice instalado nativamente pelo Ubuntu... ;D

Exatamente! Como disse no começo do Tuto, eu assumo que você está fazendo as coisas após uma instalação limpa de alguma versão da família Ubuntu.
Mas vou colocar no tuto.

galactus

Citação de: neltonrsouza online 16 de Maio de 2013, 15:06
Galactus

Não me recordo onde vi esse dica inicialmente, mas que melhora bastante a inicialização do Libre Office é a seguinte:

1 - Menu Ferramentas

2 - Opções

3 - Memória (terceira opção do menu da esquerda da tela de opções)

4 - Onde tem Cache de figuras --> Utilizar para Libre Office diminua de 20 para 10

5 - Depois logo abaixo tem "Remover da memória após" tem o valor 00:10 --> reduza para 00:01

Isto melhora consideravelmente a inicialização do Libre Office

Eu sei. Mas isso muda o LibreOffice em si. E não são todas as pessoas que gostam de modificar esses passos da memória. Pra alguns ajuda, pra outros não. Já li tutos que mandam aumentar o uso da memória. Depende do que o cara usa o Libreoffice. Achei melhor não tocar neste assunto.

jkmsjq

Citação de: galactus online 11 de Maio de 2013, 17:52

[...]

2) Usando o Preload

Essa é a terceira coisa que instalo em meus sistemas novos. O uso do preload não é novo, é uma mão na roda e talvez seja a modificação em que você vai mais sentir diferença na velocidade do sistema, com exceção de uma troca para kernel turbinado!
O Preload é um programa que verifica as aplicações mais utilizadas pelo usuário e as carrega na memória antecipadamente acelerando a inicialização da mesma. Portanto, o uso do Preload acarreta num aumento do consumo de RAM. Então, para aqueles que não querem aumentar o consumo de RAM, não devem fazer uso do Preload. Para aqueles como eu, que tem 8GB de RAM sobrando, sem fazer nada, digamos assim, faça uso do preload e seja muito feliz! O Preload não aumenta o risco de travamentos ou perda de dados. Ele não consome toda a sua RAM até não poder mais! No terminal faça:

apt-get install preload

Ele começara a agir instantes depois de sua instalação. Você vai notar maior diferença no sistema a medida que ele for fazendo a análise do que você mais usa e ele joga esses programas pra RAM. Agora vem o pulo do gato!  Poucos usam o Preload, mas muito menos sabem que ele pode ser turbinado! É isso mesmo, suas configurações de fábrica são bastante conservadoras! :) Afinal, se pode ser mais rápido, pra que deixar devagar? Rsrsrsrsrs

No terminal como root, use o seu editor em modo texto preferido, eu gosto do nano, abra o arquivo de configuração do preload:

#nano /etc/preload.conf

Se tiver paciência e curiosidade leia tudo o que ele faz em detalhes. Vamos aos pontos que nos interessam, essas modificações já foram exaustivamente testadas por mim e por outros usuários.  Altere sem medo.

Procure as seguintes linhas:

memfree = 50  - mude para 100

memcahed =  0mude para 30

processes = 30 mude para 60

Deu pra perceber alguma coisa né! Vai deixar ele interagir com   100% da memória livre, não confunda com consumir, fazer cache de até 30% da memória utilizada e jogar 60 processos para a RAM. É evidente que você pode alterar esses valores como quiser, mas deixo pra você fazer os testes de como isso vai afetar o seu sistema! Com essas modificações a diferença na resposta do sistema é enorme, muito melhor que a padrão do Preload. E o principal, não detona com toda a sua RAM, aumenta o consumo sim, mas não consome tudo de maneira alguma. Contudo, não recomendo seu uso com valores muito agressivos principalmente em máquinas que fazem muita transferência de arquivos,  e menos ainda em conjunto com as modificações que faremos no sysctl a seguir! Depois não diga que eu não avisei. Mas esteja livre para fazer as suas loucuras, se puder! Só assim você aprende e verifica os limites do seu sistema.

Para voltar ao original, desinstale o preload com a remoção completa dos arquivos de configuração:

apt-get purge preload

[...]

Ao compartilhar esse tutorial seu galactus, Tota fez a seguinte observação que repasso ao seu post:

Citação de: Tota online 24 de Julho de 2013, 15:31
Citação de: xxxking online 24 de Julho de 2013, 15:05

No GNU/Linux você pode instalar/habiliatar opção de preload que faz a mesma função.

Para saber mais, dá uma lida nesse tópico do membra galactus, daqui do fórum.

Atenção que no Ubuntu já vem instalado o uheadahead, mais testado que o preload.

Deve ser desinstalado o uheadahead antes de se tentar o preload!!!

[]'s

pylm69

Rolling Release é o máximo \o/

galactus

Citação de: jkmsjq online 24 de Julho de 2013, 17:16
Ao compartilhar esse tutorial seu galactus, Tota fez a seguinte observação que repasso ao seu post:

Citação de: Tota online 24 de Julho de 2013, 15:31
Citação de: xxxking online 24 de Julho de 2013, 15:05

No GNU/Linux você pode instalar/habiliatar opção de preload que faz a mesma função.

Para saber mais, dá uma lida nesse tópico do membra galactus, daqui do fórum.

Atenção que no Ubuntu já vem instalado o uheadahead, mais testado que o preload.

Deve ser desinstalado o uheadahead antes de se tentar o preload!!!

[]'s

Caro jkmsjq, se o nosso estimado Tota quis dizer Ureadahead, há um pequeno equívoco. O Ureadahead serve para acelerar o boot, procurando agrupar os arquivos necessários ao boot assim diminuindo o seu tempo de carregamento.

O Preload carrega na memória os programas mais utilizados pelo usuário. Não envolve o boot.

Agora, existe uma alternativa ao Ureadahead, que seria o Readahead-fedora! Ele inclusive está nos repositórios do Ubuntu e você pode instalar o mesmo e testar. O Readahead-fedora não precisa de um patch no kernel para funcionar como o Ureadahead do Ubuntu. Por isso quando eu usava o kernel tunado do HQxRiven, que não utilizava o Ureadahead do Ubuntu, eu removia o Ureadahead e instalava o Readahead-fedora. Isso ainda no saudoso kernel 2.6.39!

Acho que deu para explicar mais que complicar né! Qualquer dúvida, tamos aí!

galactus

Citação de: pylm69 online 24 de Julho de 2013, 17:41
cara, vem cá, me da um abraço

Qué isso irmão! Sempre tenha aqui um ombro amigo!  ;)

Parece que ficou feliz com as dicas do tuto!  ;D

jkmsjq

@galactus

Não tenho a mínima competência técnica para questionar nenhum de vocês dois (você e Tota).

Apenas trouxe um comentário que ele, Tota, fez em um post meu que cito o seu tutorial...

jkmsjq

pylm69

Citação de: galactus online 24 de Julho de 2013, 18:44
Citação de: pylm69 online 24 de Julho de 2013, 17:41
cara, vem cá, me da um abraço

Qué isso irmão! Sempre tenha aqui um ombro amigo!  ;)

Parece que ficou feliz com as dicas do tuto!  ;D
gosto das coisas otimizadas, e tu juntou tudo que eu queria em um artigo  ;D
Rolling Release é o máximo \o/

Xterminator

Fala titio quais destas otimizações você utiliza no CentOS?
Estou experimentando distros RPM novamente, e estou me decidindo entre o Fedora e o ALT
sendo que o ALT traz o apt-rpm por padrão e por isto ganha um ponto extra.