Uso do Kernel Pae.

Iniciado por Francis Ricardo, 09 de Maio de 2013, 20:18

tópico anterior - próximo tópico

Francis Ricardo

Ola pessoal gostaria de tirar uma duvida, eu instalei o Ubuntu 13.04 32 bits e instalei o Kernel Pae no synaptic mostra que ele estar instalado mas quando eu reinicio o sistema e vejo o kernel não mostra ele instalado.

Olha só o procedimento que eu fiz.

Primeiro verifiquei si tinha suporte ao kernel PAE. Com o comando cat /proc/cpuinfo | grep -i pae.

Citarubuntu@francis:~$ cat /proc/cpuinfo | grep -i pae
flags      : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe nx rdtscp lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts xtopology nonstop_tsc aperfmperf eagerfpu pni pclmulqdq dtes64 monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm pcid sse4_1 sse4_2 popcnt tsc_deadline_timer xsave avx lahf_lm arat epb xsaveopt pln pts dtherm tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid
flags      : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe nx rdtscp lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts xtopology nonstop_tsc aperfmperf eagerfpu pni pclmulqdq dtes64 monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm pcid sse4_1 sse4_2 popcnt tsc_deadline_timer xsave avx lahf_lm arat epb xsaveopt pln pts dtherm tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid
ubuntu@francis:~$

Com isso eu vi que tenho na resposta do sistema.

Quando eu fui instaler ele com esse comando aqui

sudo apt-get install linux-generic-pae linux-headers-generic-pae

Diz que já estar instalado.

Citarubuntu@francis:~$ sudo apt-get install linux-generic-pae linux-headers-generic-pae
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
linux-generic-pae já é a versão mais nova.
linux-headers-generic-pae já é a versão mais nova.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.

Como o Ubuntu 13.04 não mostra essa janela aqui.

http://www.ubuntero.com.br/wp-content/uploads/2011/01/Captura_de_tela5.png

Não sei si estar instalado ou não.

Olha só.

Citarubuntu@francis:~$ uname -r
3.8.0-20-generic

Tem como saber si estar realmente instalado e como usa-lo?

Desde já muito obrigado.
Seja livre use Linux

irtigor

Desde do 12.04 o kernel pae é o padrão, no 12.10 pra frente nem mesmo existe imagem sem pae, e os pacotes "*-pae" só existem pra facilitar a transição (estão como links simbólicos, para os pacotes padrão, para por ex. evitar a quebra de scripts que ainda usam esses nomes).

Francis Ricardo

Citação de: irtigor online 09 de Maio de 2013, 22:42
Desde do 12.04 o kernel pae é o padrão, no 12.10 pra frente nem mesmo existe imagem sem pae, e os pacotes "*-pae" só existem pra facilitar a transição (estão como links simbólicos, para os pacotes padrão, para por ex. evitar a quebra de scripts que ainda usam esses nomes).

Então não preciso me esquentar por que já estar instalado independentemente si ta mostrando ou não?
Seja livre use Linux

irtigor

Sim, o kernel padrão vem com pae ativado (antes aparecia "-pae" porque existia a versão sem, era pra destacar a diferença, agora é desnecessário).

Francis Ricardo

Citação de: irtigor online 11 de Maio de 2013, 12:51
Sim, o kernel padrão vem com pae ativado (antes aparecia "-pae" porque existia a versão sem, era pra destacar a diferença, agora é desnecessário).

Ok então eu instalei o Ubuntu 32 bits por que tem o consumo de memoria menor que o 64 bits.

Obrigado por tirar minha duvida.

Ate mais....
Seja livre use Linux