Ubuntu 13.04 + Inspiron 15r Especial Edition

Iniciado por guemael, 07 de Maio de 2013, 14:15

tópico anterior - próximo tópico

guemael

Olá pessoal, possuo um Inspiron 15r Especial Edition com as seguintes configurações:

3ª Geração do Processador Intel® Core™ i7-3632QM (2.2GHz até 3.2GHz com Intel® Turbo Boost 2.0, 8 Threads, 6Mb Cache)
8 GB de SDRAM DDR3 a 1600 MHz
Disco Rígido 1TB SATA (5400 RPM) com 32GB mSATA SSD (para Intel® Smart Response)
Tela LED Full HD (1080p) de 15.6 polegadas, Widescreen
Placa de Vídeo AMD Radeon™ HD 7730M, 128-bit, 2GB
Gravador de DVD/CD Dual Layer e Leitor de Blu-Ray (BD Combo).

O problema é que em vários tópicos, a instalação do ubuntu em dual boot com o win8 é feito desabilitando o uso do ssd por parte do windows, como a intel não dá suporte de driver para eu
utilizar o intel rapid start no Ubuntu pensei em instalar o ubuntu no SSD e deixar o win8 sem o intel rapid start.
Quando tento fazer isso, não consigo instalar o ubuntu no SSD, até consigo criar as partições mas não é possível seleciona-las para o boot.
Além disso quando entro na BIOS eu não vejo a opção de boot pelo SSD.
Alguém possui alguma sugestão para instalar o ubuntu e não deixar o SSD a toa, nem que para isso eu precise deixar instalado apenas o Ubuntu (desde que ele use o SSD para iniciar rápdo)

Obrigado desde já!!

faabiin

Tive o mesmo problema, porem desabilitei o intel rapid start e instalei o windows 8 no ssd e o ubuntu 13.04 no hd.
Até agora esta funcionando normal.

guemael

Como vc fez para instalar no SSD, pois eu gostaria de fazer o oposto do que vc fez, instalar o ubuntu no SSD e o windows no HD.
Outra coisa, vc consegue acessar o HD facilmente através do SSD, e com que velocidade inicia seu windows 8?

Obrigado!

vonmecheln

Citação de: guemael online 07 de Maio de 2013, 14:15
Olá pessoal, possuo um Inspiron 15r Especial Edition com as seguintes configurações:

3ª Geração do Processador Intel® Core™ i7-3632QM (2.2GHz até 3.2GHz com Intel® Turbo Boost 2.0, 8 Threads, 6Mb Cache)
8 GB de SDRAM DDR3 a 1600 MHz
Disco Rígido 1TB SATA (5400 RPM) com 32GB mSATA SSD (para Intel® Smart Response)
Tela LED Full HD (1080p) de 15.6 polegadas, Widescreen
Placa de Vídeo AMD Radeon™ HD 7730M, 128-bit, 2GB
Gravador de DVD/CD Dual Layer e Leitor de Blu-Ray (BD Combo).

Tenho um notebook exatamente igual a este e pretendo usar o HD de 1TB para instalar os sistemas operacionais que preciso.
e gostaria de usar o de 32GB mSATA SSD para fazer o journaling do ext4 .
Acredito que o desempenho ficaria muito bom.

tenho a seguinte necessidade de OS:
Ubuntu 12.04.2 para dar aula ( 1 usuário )
Ubuntu 13.04 para uso pessoal (2 usuários )
BackTrack 5 r3 para dar aula ( 1 usuário )
windows 7 basic que veio instalado pela dell e já paguei a licença embutida, mas é bom pq tem alguns programas que preciso rodar no win (1 usuario )

Não guardo um quantidade de arquivos muito grande por usuário, mas em alguns casos seria interessante compartilhar a pasta home entre duas instalações ( se isso é possível).

gostaria de algumas sugestões sobre esta estrutura e qual a melhor maneira de organizar as partições nos 2 HDs.
Obrigado

guemael

Bom, consegui instalar o ubuntu 13.04 no SSD, desabilitei o uso do IRST via terminal, desta forma o ubuntu reconheceu o hd e o ssd.
Estou fazendo os testes por aqui e já notei algumas coisas.

- O pc esquenta demais, fica uma barulheira de cooler!! (No win8 não acontecia)
- Travamentos sem explicações alguma (alguns programas abertos, mas com um hardware desses, não era pra acontecer!)
- Brilho da tela não aumenta e nem diminui (mas deu pra consertar via terminal)

Eu havia lido em alguns lugares q esse pc não se dá bem com linux, mas como acredito que sempre é possível arrumar o sistema de acordo com o hardware,
vou manter o linux na máquina (lembrando que não está em dual-boot, apenas o ubuntu instalado).
Conforme conseguir ajeitar as coisas vou postando!!!

Abraço a todos!

guemael

Existe alguma maneira de fazer o ubuntu utilizar o ssd como o windows utiliza?
O win8 usa o IRST para utilizar o ssd como cache, alguem conseguiu fazer para o ubuntu?

Abraço a todos!!

Eliseu Carvalho

Citação de: guemael online 25 de Maio de 2013, 11:15- O pc esquenta demais, fica uma barulheira de cooler!! (No win8 não acontecia)
- Travamentos sem explicações alguma (alguns programas abertos, mas com um hardware desses, não era pra acontecer!)

Experimenta o Ubuntu 12.04 LTS, que tem suporte de atualizações até abril de 2017. O 13.04 tem uns bugs com certos items de hardware.
Quanto à temperatura, eu conheço um programa chamado TLP, que ajuda a controlá-la. Eu uso no meu notebook MSI e a diferença é muito grande. Instala assim:

sudo add-apt-repository ppa:linrunner/tlp
sudo apt-get update
sudo apt-get install tlp

Depois disso, reinicia o computador.

Citação de: guemael online 25 de Maio de 2013, 11:15Eu havia lido em alguns lugares q esse pc não se dá bem com linux

Não existe computador algum que não funcione com Linux. Até os MacBook funcionam. Tem é que conseguir configurar o hardware direito.
A propósito, esse notebook tem gráficos híbridos, não? Se sim, tem uma ferramenta chamada VGASwticheroo e aqui no fórum mesmo tem um tópico sobre ela:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84528.0.html

fritter

Citação de: guemael online 25 de Maio de 2013, 11:15
Bom, consegui instalar o ubuntu 13.04 no SSD, desabilitei o uso do IRST via terminal, desta forma o ubuntu reconheceu o hd e o ssd.
Estou fazendo os testes por aqui e já notei algumas coisas.

- O pc esquenta demais, fica uma barulheira de cooler!! (No win8 não acontecia)

Eu havia lido em alguns lugares q esse pc não se dá bem com linux, mas como acredito que sempre é possível arrumar o sistema de acordo com o hardware,
vou manter o linux na máquina (lembrando que não está em dual-boot, apenas o ubuntu instalado).
Conforme conseguir ajeitar as coisas vou postando!!!

Abraço a todos!

No link abaixo tem o passo a passo: (não testei ainda)
https://lists.launchpad.net/ubuntu-br-sp/msg02051.html