Como criar partições para instalar o XP no ubuntu

Iniciado por Alann, 30 de Abril de 2013, 10:22

tópico anterior - próximo tópico

Alann

Bom dia pessoal,
Primeiramente sou novo aqui, queria agradescer pois o fórum de vocês é 10 e porisso fiz questão de me cadastrar.
Estou com um enorme problema, tinha o windows 7 no pc e resolvir formatar usando um live cd do ubuntu para instalar o XP, pois não estou conseguindo de jeito nenhum dar boot pela bios, já configurei tudo certo mais na hora de iniciar o boot ele segue o HD e não o CD. Já tentei dar boot pelo pendrive e nada também.
Pois bem, instalei o ubuntu no HD inteiro pensando que depois iria conseguir instalar o XP por cima, até que tentei instalar o XP e chegou a mensagem de erro informando que não foi encontrada nenhuma partição do sistema, isso sem contar que tive que instalar o WINE para tentar instalar o .EXE do windows.

Bom preciso saber como criar as partições meu hd para instalar o XP e o Ubuntu, lembrando que no nomento tenho o ubuntu 12.04 instalado. Consigo dar boot pelo Ubuntu mas na hora de criar as partiçoes no HD não tem a opção de criar uma partição com formato NTFS. Se alguem poder passar o passo-a-passo de como formatar o ubuntu e como configurar as partições para instalar o XP e o ubuntu ficarei agradescido.

Pessoal por favor me ajudem, estou quebrando a cabeça já faz 1 semana e ainda não consegui nada.

Eliseu Carvalho

O mais prático aí é instalar o VirtualBox, depois instalar o Windows XP dentro dele. Aí não precisa particionar nada.

Alann

Eliseu bom dia

Obrigado pelo retorno imediato, o problema é o seguinte este PC é de um amigo meu e ele não entende muito de PC quanto mais de Linux.

Os programas que ele tem a maioria são de Windows, porisso queria deixar o Windows e o ubuntu instalado. Cara eu to de cabeça quente pois o PC a esposa dele usa para trabalhar e faz quase 1 semana que to com o PC parado.

Eliseu Carvalho

Então o melhor aí é um dual boot, mas primeiro instalando o Windows, depois o Ubuntu, assim fica mais fácil escolher qual SO iniciar quando o computador for ligado.

Alann

Então este é o problema o PC não esta aceitando eu dar boot, nem do CD nem do pendrive. Porisso não consigo instalar o Windows, o unico boot que ele aceita é do ubuntu.

Com Ubuntu instalado eu consigo redimensionar uma partição e criar uma partição para o Windows ? Com a maquina virtual eu consigo fazer alguma coisa ?

Obrigado pelo atenção

Eliseu Carvalho

Citação de: Alann online 30 de Abril de 2013, 11:02Com Ubuntu instalado eu consigo redimensionar uma partição e criar uma partição para o Windows ? Com a maquina virtual eu consigo fazer alguma coisa ?

Tem um programa chamado GParted, que não vem instalado por padrão, mas pode ser encontrado na Central de Programas. Ele serve pra criar, redimensionar e excluir partições no HD e outros dispositivos que aceitem gravação, tais como pen drive, cartão SD, etc.
Com uma máquina virtual é possível, literalmente, instalar um SO dentro do outro. Útil quando se usa praticamente tudo num sistema, mas algumas coisas em outro, e não se quer ter que fazer outro boot pra acessar esse SO extra. Em outras palavras: é possível instalar o Windows dentro do Ubuntu, usando o VirtualBox e uma licença do Windows, e vice-versa.

Alann

Eliseu então irei instalar o GParted, o HD é de 80 gb
Vou deixar uns 40 GB pro windows e o resto pro ubuntu, quanto a questão de criar a partição, para o Windows tem que ser a primeira e em formato NTFS e para o ubuntu tem que ser ext4?

Eliseu Carvalho

Citação de: Alann online 30 de Abril de 2013, 11:17Eliseu então irei instalar o GParted, o HD é de 80 gb
Vou deixar uns 40 GB pro windows e o resto pro ubuntu, quanto a questão de criar a partição, para o Windows tem que ser a primeira e em formato NTFS e para o ubuntu tem que ser ext4?

Exatamente. Mas se o Ubuntu já tá instalado, não precisa criar uma partição ext4, basta criar a NTFS pro Windows.